Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 26 de abril de 2007

As Máfias.

No mês de abril de 2007 as atividades de caça aos mafiosos renderam prisões de gente graúda, principalmente aquelas efetuadas pela policia federal na chamada “operação furacão” a onde foram presos renomados juizes até então livres de qualquer suspeita. A lógica nos diz que juízes deveriam ser pessoas de conduta altamente ilibada e acima de qualquer suspeita, mas a realidade é outra onde nos deparamos com mais outros tantos que freqüentaram a cadeira de corrupção na mesma faculdade do ex-juiz Nicolau, o famoso “juiz lalau”.
Notícias veiculadas na RBS TV e no jornal Zero Hora entre os dias 05 e 13 de março de 2007 revelaram um esquema de “fura filas” na marcação ou agendamento de consultas pelo SUS. As matérias davam conta de que assessores de deputados estaduais estariam obtendo vantagens nos agendamentos de consultas especializadas e internações em grandes hospitais da capital privilegiando assim os seus indicados em detrimento daqueles que esperam longo tempo nas listas de espera da central de marcação de consultas.
As informações que se tem são de que esse golpe vem sendo praticado desde 2003, o que provocou o encaminhamento de representação ao Ministério Público Estadual pelas bancadas do PT, do PSB e do PC do B(os últimos que tentam ficar na esquerda e ao lado do povo) em conjunto com o Sindisepe, o Conselho Estadual de Saúde, o Sindisaúde, a Federação dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde, o Sindicato dos Médicos e o Grupo Hospitalar Conceição, solicitando investigação das denuncias de fraude no SUS.
Outra denuncia gravíssima, mas que não teve a mesma repercussão é referente ao lobby dos laboratórios farmacêuticos que pressiona o governo, pagam viagens para médicos e utilizam armadilhas para enrolar o SUS. A enrolação começa pela política de reajuste dos preços de medicamentos que deveriam ser controlados pelo governo que em março deste ano autorizou uma majoração de 3,02% de acordo com o índice definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED).
Até que seria ótimo se fosse só esse o reajuste, mas não é bem assim. Segundo pesquisa do Instituto de defesa dos Usuários de Medicamentos (Idum) demonstra que os 400 medicamentos que deveriam ser controlados pelo governo federal sofreram aumentos de até 49,44% entre abril de 2006 e março de 2007, enquanto a inflação oficial do período foi de 3%.
Esses números comprovam que a indústria farmacêutica não está sob controle do governo federal e os seus lucros permanecem os mesmo inclusive nos medicamentos ditos como essenciais, como é o caso dos medicamentos genéricos.
O lobby das indústrias farmacêuticas exerce grande pressão não só dentro dos governos, mas também dentro das faculdades de medicina e sobre os médicos patrocinando eventos ou custeando viagens aos médicos; o mesmo exercido pelos fabricantes de agrotóxicos dentro das faculdades de agronomia. Essa promiscuidade se dá por incapacidade e falta de investimento do governo nesses estabelecimentos de ensino que deveria qualificar nossos futuros médicos, mas acabam é colaborando para o aumento das vendas e dos lucros dessas verdadeiras sanguessugas do SUS.
Essa estratégia dos laboratórios é econômica, pois pressiona os médicos a prescreverem seus remédios ao invés de receitarem os medicamentos genéricos ou nos casos dos atendimentos pelo SUS os pacientes que são medicados por médicos que indicam medicamentos que não estão nas listagens do Sistema entram na justiça para obrigar que o governo adquira a marca prescrita encerrando assim a armadilha.
Os laboratórios que são todos estrangeiros praticam livremente o que bem entendem sem serem molestados por quem quer que seja ao passo que os governantes se fazem de cegos e surdos para não importunar a sangria das multinacionais. O caminho correto para enfrentar essa situação seria um forte investimento dos governos nas áreas que proporcione as populações condições de se prevenirem, investindo em saneamento básico, educação; trabalho para que as pessoas não adoeçam com freqüência e uma forte investida contra a corrupção conjuntamente com uma política de quebra de patentes de medicamentos com alto custo, os chamados medicamentos especiais.
Outra polemica que chama a atenção é a interminável pendenga entre médicos e enfermeiros, através do COREN-RS versos AMRIGS, CREMERS e SIMERS onde as entidades que “representam” os médicos (as) renegam a todo custo, agora com liminar judicial, o livre exercício da enfermagem. A pendenga encontra-se, a meu ver, na formação recebida nas cadeiras universitárias que ao longo do tempo formou médicos como se fossem unipotentes e estes não querem abrir mão desses “poderes” dividindo as atribuições com os enfermeiros (as) somando assim para a melhoria do atendimento a população.
Essa formação fez com que houvesse um esquecimento; de que ao lado está uma categoria tão capacitada quanto à categoria medica onde os enfermeiros (as) são capacitados para desenvolver atividades multi e interprofissionais elencadas na Portaria 648/GM/2006 e que em hipótese alguma virá a substituir a figura medica.
A conclusão inevitável a que chego é que “as máfias” têm varias facetas podendo ser criminosas ilegais e criminosas legais, portanto cabe a nós usuários dos sistemas públicos em geral estarmos sempre alerta para as armadilhas que todos os dias tentam nos aplicar e dispostos a também pressionar os governantes a serem valentes lutadores dos interesses populares.
E que o branco dos jalecos de enfermeiras (os) e de medicas (os) sirva para decretar a paz na saúde publica, assim sendo os vencedores de qualquer disputa que possa ter será sem duvida alguma os usuários do SUS, o melhor plano de saúde já inventado.
Viamão 26 de abril de 2007.
veritasantos@brturbo.com.br

Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.