Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Saúde: Um Direito visto como despesa.

No Artigo 196 da Constituição Federal está consagrado: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”

Por ser um Direito a saúde pública está garantido para ricos e pobres independente de raça, crédulo ou paixões clubisticas, tendo que sermos atendidos em hospitais e nos postos de saúde sem desembolsar nada.

Ao mesmo tempo em que não pagamos nada no ato do atendimento isso não significa que este serviço seja grátis ou algo filantrópico, mera caridade daqueles auto intitulados de filantropos apesar da hipocrisia que os denuncia.

A Saúde grafada na Constituição Federal está longe de existir na sua plenitude aja vista a fenomenal crise porque passa o SUS em todo o país. Mesmo com esse quadro desalentador é este sistema que sustenta a maioria dos tratamentos de baixa a alta complexidade estando por detrás de todos aqueles chamados de “filantrópicos” com os repasses de cada procedimento realizados, de cada esparadrapo gasto.

Isto sem contabilizar os milhões de reais em isenções de tributos dados para que estes estabelecimentos ofereçam um serviço digno aos seus usuários, os verdadeiros pagadores desses custos bem como do lucro advindo desse serviço.

A saúde brasileira sempre foi relegada a sua própria sorte e graças aos trabalhadores e trabalhadoras que apesar de tudo são os verdadeiros militantes desta causa fazendo verdadeiros milagres para manter um serviço digno.

Dinheiro todos nós sabemos que há, sabemos também que falta é vontade política de nossos governantes para aplicar estes recursos na saúde pública, pois a Emenda 29 da C.F garante a origem destes recursos.

Mas, infelizmente há uma prática vigente onde inclui a Saúde como sendo um pesado custo para a sociedade.

Por isso sempre é bom lembrar que se há dinheiro; esse dinheiro tem que chegar até os serviços de saúde desvinculados de qualquer artifício como os colocados pela Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF que limitam os gastos como os servidores públicos em 54% dos orçamentos municipais empurrando os serviços de saúde para as mãos gananciosas da terceirização extremamente desqualificada.

Se há problemas orçamentários, principalmente, nos governos federais e estaduais é na saúde que vem o maior corte.

Isto acontece para pagar os juros de uma divida que já foi paga varias vezes, dando para essa desfaçatez o nome de “superávit primário”.

Por causa desta prática nada caridosa vemos no Brasil o retorno de doenças a mais de 50 anos erradicadas, como a febre amarela e a dengue alem das filas intermináveis dos postos de saúde até para as cirurgias hospitalares que na maioria dos casos causa a morte prematura dos pacientes.

A partir deste quadro podemos perceber qual é o grau de importância que os governos dão a saúde do povo.

Cabe ao Município através de seu Secretário de Saúde e de seu Prefeito em conjunto a população adotarem uma ampla campanha em defesa da saúde publica que inclua:

# a imediata correção imediata da tabela de procedimentos do SUS;
# pela aplicação efetiva da Emenda 29 pela União e pelo Estado e pelo fim da vinculação dos gastos com os salários dos servidores da saúde impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


Somente com a desvinculação dos gastos com os salários dos servidores da saúde o Município de Viamão, por exemplo, poderia contratar via concurso publico todos os servidores para as 52 equipes do Programa de Saúde da Família-PSF, no mínimo, e os agentes de combate ao mosquito da dengue entre tantos outros que atualmente só podem ser contratados temporariamente ou por terceirizadas.

Imposição típica da LRF que oculta uma conhecida pratica liberal que direciona o dinheiro publico para os bolsos capitalistas.

Infelizmente num mundo globalizado pela exploração do homem pelo homem em nada nos favorecem termos no Brasil 118 faculdades de medicina, pois a maioria destas fábricas de “doutores”, entre elas estão às públicas, forma profissionais interessados em adquirir sua renda pessoal e status social sem nenhum compromisso ético de servir a saúde do povo.

Esta triste realidade será transformada no momento em que o povo perceber que a transformação faz parte da sua ação, da sua luta por mais saneamento básico, por água potável, pelo respeito ao meio ambiente e pela exigência de cumprimento de seus direitos.

Itamar Santos.

itamarssantos13@hotmail.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Solidariedade a Santa Catarina.

A Cruz Vermelha Brasileira, em atenção às vítimas da recente tragédia que se abateu sobre as famílias do Estado de Santa Catarina mobiliza Federação Internacional e lança neste momento sua Campanha de Arrecadação para o socorro das populações atingidas nas áreas de risco daquele estado.



A Federação Internacional da Cruz Vermelha e o movimento internacional do Crescente Vermelho já enviaram uma delegada para apoio das ações da Cruz Vermelha Brasileira nesta tragédia ocorrida em Santa Catarina, que despertou um sentimento de solidariedade em todo o País. Diversas organizações, empresas e pessoas físicas estão se mobilizando para assistência às vítimas.



Porém, é necessário que o sentimento de solidariedade se transforme em ações e que as doações se concretizem, não apenas em espécie, mas também em dinheiro que em qualquer quantidade ou valor serão bem vindas.



Necessitamos prioritariamente de kits de higiene/limpeza, água, alimentos não perecíveis a serem encaminhados para às milhares de pessoas desabrigadas. As doações destes materiais podem ser entregues nas Filiais da Cruz Vermelha de sua cidade e nos endereços indicados pela Defesa Civil.



Necessitamos de sua colaboração nesta causa, veiculando as reais necessidades daquela população atingida, bem como direcionando a Cruz Vermelha Brasileira às empresas colaboradoras na área de transporte, suprimento e logística de modo a criarmos uma ação integrada e sinérgica.



Contribua com esta campanha



A Cruz Vermelha possui uma conta bancária específica, sob supervisão do Poder Judiciário, para as doações destinadas ao socorro das vítimas de Santa Catarina.



Doações podem ser feitas por depósito bancário ou DOC (é necessário mencionar o CNPJ da Cruz Vermelha Brasileira - CNPJ: 33.651.803/0001-65).



Efetuado o depósito, pedimos que seja enviado um e-mail à Cruz Vermelha Brasileira, no nome de Antônio Espiñel Moreira - Diretor Tesoureiro (cvbrasileira@terra.com.br) informando o nome do doador e o valor depositado.





CRUZ VERMELHA BRASILEIRA



CNPJ: 33.651.803/0001-65



BANCO DO BRASIL



AGENCIA: 2865-7



CONTA: 400087-0



--
Wesley Fasollo
Communications Manager / Gerente de Comunicação
Cruz Vermelha Brasileira
Bazilian Red Cross
21 2221-0658 - ramal 29
21 7127-1440


itamarssantos13@hotmail.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Novelas...

Ou “merchandising político.”
Durante a ditadura militar a cultura popular e seus produtores militantes se utilizavam de metáforas para burlar a crivo ditatorial da época e assim poderem expressar suas opiniões e denunciar as atrocidades cometidas pelos generais do sistema.

Assim eram nas musicas de Chico Buarque, Milton Nascimento e de tantos outros que por meio de suas musicas passavam mensagens de esperança ao povo torturado e oprimido por longos anos.

Passaram mais de 40 anos deste triste período e este artifício, antes usado por aqueles que lutavam por democracia, agora é utilizado pela grande mídia empresarial que seleciona aspectos da vida social e trata deles de forma apaixonada, visceral, pelas ações e conflitos de um grupo de personagens.

É dessa forma que o Brasil real emerge, com mais clareza, menos traumático ao invés do caos entorpecente do noticiário.

As telenovelas em geral buscam realismo em suas tramas, ainda hoje, como há quase 40 anos, o principal produto da televisão brasileira pelo volume de audiência, faturamento comercial e importância na estrutura da programação.

Amparadas pela imensa audiência as redes de TVs se utilizam deste expediente para atuar sobre a população a fim de alienar um numero maior de tele noveleiros possível, através da busca sonhadora de que um dia poderá ser ou viver como os galãs e as atrizes famosas da TV.

As novelas se tornaram um instrumento importante de introdução ideológica em horário nobre como se pôde perceber no capitulo que foi exibido no dia 4 de outubro deste ano na novela ‘A Favorita’, da Rede Globo. O diálogo entre as personagens de Claudia Raia e José Mayer foi uma bela metáfora ou ‘merchandising social’, como queiram, a favor das empresas como a Aracruz Celulose e a Stora Enso.

Na cena o personagem de Mayer resiste em vender seu lote de terra para a exploração de eucalipto para uma empresa de celulose de propriedade do personagem do ator Mauro Mendonça o que a personagem de Claudia Raia diz: “Que que tem? Todo mundo precisa de papel” e “pelo que sei, são tudo 100% reflorestado” numa clara omissão por parte do escritor da novela e da Rede Globo de TV em não informar que na vida real empresas como estas são acusadas de corrupção e condenadas por desmatamentos ilegais.

Além dessa clara opção ideológica pelas indústrias papeleiras a indústria de entretenimento introduz por dentro da trama fictícia comerciais de todo o tipo de produtos.

Os quais mecanicamente, as pessoas passam a consumir desnecessariamente somente porque é consumido pelos personagens da novela das seis, sete, nove, e das dez que estrategicamente são os ditos horários nobres que compreende o período em que as famílias retornam as suas casas vindas da escola e do trabalho.

Ao transformarem os enredos em verdadeiras peças publicitárias, agora os escritores introduzem, obedecendo a seus patrões, os quais não satisfeitos em terem seus produtos consumidos por bilhões de telespectadores passam a introduzir aspectos da ideologia dominante, produzindo o chamado “merchandising político”.
Isso fica claro nesta novela e nas anteriores como Duas Caras que teve um perfil de regressão geral no debate democrático e de fortalecimento do "pensamento único", ou do pensamento conservador que a máquina coordenada da mídia quer fazer passar por verdade universal.

A proibição, mesmo que negada,da diversidade no jornalismo é fato notório, desde que os grandes veículos deixaram de ter em seus quadros gente das mais variadas tendências ideológicas, preferindo dar espaço a uma infinidade de vozes que, com raríssimas exceções, apenas ecoam o pensamento liberal e fazem proselitismo de seu ideário, em absoluta sintonia com a perspectiva patronal.

Agora se percebe que os colunistas de política e economia, os editorialistas, os articulistas amigos e demais zeladores do pensamento único ganharam a companhia dos autores de telenovelas. Ou, ao menos de um peso-pesado entre eles, o consagrado Aguinaldo Silva, regente da orquestra de redatores da rede globo.

Mas, a Rede Globo não está mais sozinha neste rendoso mercado.

No mesmo horário a Rede Record estabelece uma forte concorrência com a continuação da novela “Caminhos do Coração - Os Mutantes” que esta carregada de efeitos especiais e de seres quiméricos.

Efeitos estes muito utilizados nas produções norte americanas como X-Men, Heroes, Guerra nas Estrelas entre outras do tipo.

A Rede do “Bispo” trás através desta pesa de ficção temas que devem ser observados na sutileza em que são abordados pelo grupo de escritores.

Nesta faze a novela aborda uma pretensa dominação da terra por seres extraterrestres chamados de “Repitilianos” que para os ufólogos seria possível de acontecer.

Na trama estes seres estão em busca de água e para isso escolhe o Brasil como país base desta invasão por ser um país que está entre os mais ricos deste bem em todo o mundo.

Apesar de ser uma novela deslocada da vida real o seu enredo aborda temas importantes como a questão da escassez da água, a questão da transgenia e da mutação de seres vivos que explorada por pessoas inescrupulosas podem causar sérios males na vida real.

A novela aborda a luta entre os policiais do bem e aqueles que seguem a linha de que “bandido bom é bandido morto”, representados na trama por “vampiro bom é vampiro morto”.

Nossas opções estão monopolizadas nas mãos de algumas famílias que controlam as telecomunicações no país, portanto temos que estar atento aquilo que nos fazem assistir.

Itamar Santos.

Publicado em 03/12/2008 no www.melhordetodos.com.br

itamarssantos13@hotmail.com

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.