Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Realengo, metástase de uma sociedade doente.



            Com a redemocratização, após um longo período ditatorial, o Brasil e os brasileiros vivem um processo de aprendizagem nada fácil.

            Nossa democracia tem somente 23 anos e neste período as verdades antes escondidas agora são descobertas em uma velocidade muito grande onde ficamos perplexos com tanta informação sobre corrupção, roubos, assassinatos e tudo de mal que possa acontecer em uma sociedade onde o melhor advogado é o dinheiro que mantem os ricos impunes.

            Esta grande quantidade de más informações são divulgadas estrategicamente para nos desgostarmos com a democracia em que vivemos, onde a mídia capitalista se alimenta com estes fatos e silenciosamente quer nos fazer comparar com o antes. Só que o antes, tudo isso e muito mais acontecia e nada era informado.

            E mais uma vez a tragédia de Realengo servira para que as páginas dos jornais impressos e eletrônicos deem mais e mais lucros para seus donos e quando o povo já estiver se esquecido de tudo, não se falara mais sobre os inocentes mortos por um sistema doente, demente e corrupto que não cria saídas para suas próprias doenças e muito menos em suas causas.

            Este triste e horripilante dia ficara para todo sempre nas cabeças e nos corações daqueles que perderam seus filhos e filhas que foram assassinadas por um doente mental que nunca foi tratado por essa mesma sociedade que sobrevive de hipócriticos espetáculos midiáticos.

            O horror transmitido mundialmente neste 7 de abril nada mais é do que o câncer social provocado por um sistema que privilegia o capital em detrimento do ser humano.  Aquele animal bípede deveria já ter sido descoberto desde quando aluno da mesma escola, na qual frequentou por anos, em que retornou para assassinar dezenas de crianças.

            Sua doença se diagnosticada na infância seria tecnicamente possível ser tratada se a sociedade permitisse que os governantes aplicassem o necessário em educação e em saúde pública.

            Mas, o que infelizmente assistimos no dia a dia são editoriais de renomados articulistas grifarem em seus artigos que o “déficit vais ás alturas” caso o governo Tarso conceder os míseros 10.9% ao magistério gaúcho, aprovados na assembleia geral do CEPERS sindicato em 08-04-11.

            Professor, médico do SUS e todos os trabalhadores essenciais a estes serviços são considerados pelos “especialistas” econômicos como despesa.

            Ainda esta em tempo desta mesma sociedade se auto tratar: basta promovermos um grande debate sobre quanto custa uma educação e uma saúde  de qualidade e equânime onde todos e tudo seja resolvido.

            Ou a ganancia capitalista não permitirá que todos tenham asa mesmas oportunidades e direitos, onde uns são mais humanos que os outros. Se isto prevalecer estaremos decretando o nosso auto extermínio.


           





           

Um Mandato a serviço dos Trabalhadores do Campo e da Cidade.

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES
Projeto de Edegar Pretto ganha apoio do secretário da Agricultura
No que depender dos secretários ligados à área, o Projeto de Lei 66/2011, do deputado Edegar Pretto (PT), tem o apoio do governo do estado. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, afirmou, nesta quinta-feira (07), que é preciso agilizar o processo de unificação da legislação e dos procedimentos das agroindústrias familiares. Leia mais...

BRASÍLIA
Edegar Pretto comemora liberação de recursos aos municípios
Menos de 60 dias depois da visita do deputado Edegar Pretto (PT) a Brasília, começam a chegar aos municípios gaúchos os recursos empenhados pelo governo federal através das medidas provisórias 473/2009 e 480/2010 que estavam retidos há quase dois anos. Leia mais...

INFRAESTRUTURA
Edegar Pretto defende a ligação asfáltica entre Putinga e Relvado
Dando prosseguimento ao diálogo já estabelecido com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), o deputado Edegar Pretto (PT) acompanhou um grupo de lideranças de Putinga e Relvado, no Vale do Taquari, em audiência com o titular da pasta, Beto Albuquerque, nesta quinta-feira (7). Eles receberam do secretário a garantia de que até o ano que vem estará concluída a ligação asfáltica entre os dois municípios, prometida pelos governos anteriores e não entregue. Leia mais...

FRENTE PARLAMENTAR
Frente Parlamentar lançada por Edegar Pretto ganha o apoio da secretária de Políticas para Mulheres

O deputado Edegar Pretto (PT) foi recebido pela secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, nesta quarta-feira (07), para discutir as ações da Frente Parlamentar de deputados homens pelo fim da violência contra a mulher. Eles acertaram uma parceria entre a frente e a secretaria para uma agenda de ações articulada, puxada pelos parlamentares, mas com apoio do Executivo. Leia mais...

NOTA DE FALECIMENTO
Edegar Pretto lamenta o falecimento do líder comunitário Cláudio da Rosa Camassa
O deputado Edegar Pretto (PT) lamenta o falecimento Cláudio da Rosa Camassa, conhecido como Claudião, nesta quinta-feira (07), em Porto Alegre, vítima de um infarto fulminante. Segundo o deputado, Claudião era uma importante liderança comunitária na Vila Cruzeiro, onde atuava no Projeto Minuano, organizando os catadores no Rio Grande do Sul. Leia mais...

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES
Relator do projeto de Edegar Pretto garante apoio
O deputado Edegar Pretto (PT) tratou, nesta terça-feira (05), sobre o seu Projeto de Lei em benefício às agroindústrias familiares, com o deputado João Fischer (PP). Relator do projeto, Fischer se disse favorável à proposta, ressaltando a importância do tema para os pequenos produtores do estado, e mostrou-se disposto a apresentar contribuições. Leia mais...

ROTEIRO
Do Norte ao Sul do estado, Edegar Pretto coloca seu mandato à disposição da classe trabalhadora
Oito municípios estiveram no roteiro do deputado Edegar Pretto (PT) neste fim de semana. As atividades começaram em Liberato Salzano, na quinta-feira (31), em uma assembleia do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Crehnor, com a presença de cerca de 800 pessoas. O deputado falou aos associados sobre a necessidade de incentivo aos pequenos agricultores: “são vocês que fazem a força e garantem o sucesso das cooperativas”. Leia mais...
 
 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro 101 - Sala 1201 - Cep: 90-010-300 - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3210-2450 edegar.pretto@al.rs.gov.br - www.twitter.com/edegarpretto - www.facebook.com/edegarpretto

O Articulista do Jornal Sexta-feira questiona-me sobre o PT Viamão



Vilson Antonio Arruda 08 de abril às 13:35 Denunciar

Ola Itamar. Fiquei sabendo da reunião polêmica do PT na segunda-feira. Já to com material que voces enviaram para o Raul Pont. Estou fazendo uma matéria no Jornal sexta feira que hoje é o unico que faz um trabalho de vanguarda em Viamão.
Pergunta. Qual a tua opinião sobre as contratações dos Patidos Políticos que estão ingressando na base do governo em troca de cargos e enquanto isso os verdadeiros PTs como tu, Ridi, Estar e outros hiostóricos estão ficam a margem do projeto politico? Conta-me com detalhes a tua discussão com o prefeito Alex na reunião. (Esta parte eu guardo confidencia)
Grande avbraço
Arruda filho
Responda breve.



Esta discussão aconteceu no calor do debate já esta sanada, pelo menos da minha parte. O saldo deste debate é que o Prefeito percebeu que o PT é maior que tudo e já na próxima segunda feira (11-04-110 as 19 hs na sede do PT municipal teremos  primeira reunião ampliada da executiva que ira prepara um grande recadastramento de filiados, analise financeira partidária e a convocação de um grande seminário de avaliação do atual governo. Após estes acontecimentos nós poderemos dizer oficialmente o que o PT vai fazer e como vai agir. O que sempre pode ser dito é que o PT esta cada vez mais vivo e atuante que convive ativamente com os históricos e como os novos filiados que querem lutar em defesa do povo humilde. E tudo isso acontecerá muito rapidamente porque estamos as vésperas de reelegermos o projeto popular e democrático que mudou Viamão e o Brasil por mais quatro anos, a partir de 2012. Obrigado meu amigo, abraços.

domingo, 3 de abril de 2011

Educação com Cidadania.


O tema para debate proposto por ZH, neste domingo, 03-04-11, nos aponta para um debate surdo onde o objetivo esta em depreciar um projeto de educação em relação a outro. Um projeto chamado de tradicional e outro chamado de progressista, como se o segundo não atingisse o objetivo central de educar.

            Entendo que estes projetos não são antagônicos e todo “progressista” que se preze não quer ver seus alunos serem aprovados sem saber os ensinamentos recebidos.

            O que esta em discussão é como os conhecimentos são repassados aos alunos. Paulo Freire nunca disse ou escreveu que um aluno não poderia repetir o ano por não ter assimilado o conteúdo. A discussão esta em como se diz a este aluno o “porque” dele ter “rodado”.

            A sua proposta é a de ensinar a partir da realidade do aluno, onde este tenha participação ativa em todo o processo e Paulo Freire é muito mais que um “progressista”, é um revolucionário para o seu tempo, por isso foi perseguido.

            Atualmente não se persegue mais como antes, mas a disputa politica esta cada vez mais ferrenha e desleal. Na atualidade evidencia-se um conjunto de trabalhadores em Educação que ainda defendem um ensino “robotizado”, ou seja, onde o aluno não tem o direito do pensar, do ser critico, tem que somente aprender para reproduzir mecanicamente o que lhe passaram.

            O mesmo diário reproduz uma reportagem, em sua pagina 34, onde entrevista o Mexicano, Guillermo Alonso Ângulo e o Espanhol, Cesar Muñoz Jiménez que desmistificam esta estória que a Educação Cidadã tem deixar lugar para a decoreba acrítica.

            Ambos apontam para participação de todos os atores do processo educativo onde estejam abertos a apreender uns com os outros. Não basta ser professor e ter um ótimo salario, tem que ser militante da causa e estar a fim de repassar os seus conhecimentos de forma participativa e critica, sempre trazendo para o centro do debate a possibilidade dele, professor, aprender também tanto em conteúdo como em novas tecnologias, fato amplamente dominado pela nova geração.

            Enquanto sociedade temos condições de ter uma Educação de qualidade e que privilegie um aprender consciente. Mas para vencermos isto, o processo é longo e demorado aja visto que esta mesma sociedade é composta por seres políticos em permanente disputa onde os “tradicionais” defendem a mera reprodução de conteúdos mecânicos que visam à produção e o lucro e os “progressistas” que primam por uma educação cidadã onde a participação é fundamental para a formação de adultos conscientes e inteligentes.

            Ser um progressista militante é muito difícil porque há muitos infiltrados que se reivindicam, mas na verdade se utilizam do discurso para não terem trabalho com os alunos e assim justificam a sua incapacidade técnica e a sua opção ideológica disfarçando-se de avançados. Além de terem de se defender dos ataques dos ditos “tradicionais”.



6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.