Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Sonho que me move!


O despertar pela luta social nasce no início de 1978, quando descubro que o conforto de até então tinha se encerrado quando minha saudosa mãe me atira a realidade de uma família pobre da vila São Tomé de nossa Viamão, dizendo que não teria mais condições de custear os meus estudos.

Como se fosse da noite ao dia, me encontrei na Escola Júlio de Castilhos, uma gigante do ensino público da época, frente a sempre Grandiosa Escola Estadual Barão de Lucena.

O que passa pela cabeça de um adolescente de dezesseis ano até em tão acostumado a uma vida simples em vila quando se depara com a capital do seu Estado e tendo que trabalhar durante o dia e estudar na maior Escola pública é um turbilhão de muita informação, ainda mais que aquela época nada mais era do que o fim da Ditadura Militar que já perdurava por quatorze anos.

Além do compromisso com o trabalho em uma Padaria do Super Mercado Dosul e o estudo propriamente dito, encontrei a Política.

A efervescência política estava no ar porque o futuro nos propiciaria muitas vitórias e muito mais lutas que logo na próxima década iriamos conquistar.

A partir de então tomo conhecimento de que somos seres de direitos, por isso estar no Julinho era um Direito e um dever do Estado e que todos e todas tem esse mesmo direito.

É bem assim! Tomar, como se bebe água. Tomei conhecimento de muita coisa que me servem como “estilo de Vida”. Ao beber do conhecimento e saber que há algo muito diferente de tudo aquilo que sabia ate então é muito gratificante, principalmente, quando se sabe que existe Vida além do capitalismo e que um dia toda a humanidade pode aprender a viver em comunidade onde um não explore o outro para poder viver.

É assim que se passa aperceber a vida quando conhecemos o Socialismo e o Comunismo a onde as pessoas sabem que a sua existência é necessária para que o outro viva e assim sucessivamente.

  Foi durante a ECO-92, no Rio, que Fidel Castro disse: "Esta noite muitas crianças dormirão na rua, nenhuma delas mora em Cuba". “Eu sou socialista. Gostaria que todos os brasileiros tivessem oportunidades iguais nas áreas da saúde e educação.”

Desde então muitos anos passaram, envelheci e nunca desisti de perseguir este sonho. 
O Sonho de ver um Brasil onde as nossas crianças tenham família e casa como comida, roupas, brinquedos e escola como sendo uma normalidade e não um privilégio de poucos.

Pode até ser nostalgialidade de minha parte, mas este Sonho está cada vez mais forte e necessário nos dias de hoje.


Na Luta sempre!

Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.”
Che Guevara


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Uma Guerra em Curso.


Agora, mais que nunca, há uma escalada de mentiras, calúnias, factoides, distorções, manipulações que se sucedem na tentativa, cada vez mais evidente para criminalizar o PT e assim derrubar a Presidenta Dilma.

Riscar o partido do mapa político brasileiro é sonho sempre perseguido pelas classes dominantes que para isso não medira esforço para atingir esse objetivo desde a era Vargas.

 São outros tempos quando Getúlio Vargas tinha como principal inimigo na mídia o Carlos Lacerda e com um poder localizado, mas hoje há uma central golpista comandada pela mídia monopolizada que articula uma campanha de cerco e aniquilamento que conta com a colaboração solerte de políticos de vários partidos, de setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal.

O que diferencia aquela época de hoje é que não há movimentos consistentes de apoio pró golpe no interior dos quarteis, mas o ódio e o rancor de classe existente é em proporção geométrica o que demonstra um risco proporcional em relação a conclusão dessa guerra.

Campanha esta que contamina seguimentos medianos cada vez maiores, mesmo que estes tenham sido contemplados com as Políticas Sociais que incluíram milhares de pessoas que antes não tinha sequer o mínimos legais.

As tarefas frente a estas adversidades são geometricamente proporcional aos riscos que a Democracia Brasileira corre em ser golpeada novamente por alguma modalidade ditatorial política ou econômica tendo em vista esta fissura no meio da classe trabalhadora que ascendeu um degrau na pirâmide social burguesa e a partir disso está se achando pertencente ao clube dos mais ricos, mas que na real não passam de assalariados a mercê da vontade de seus patrões.

Uma dessas tantas tarefas é repensar como se atinge essa Classe Trabalhadora pela consciência já que somente com as conquistas de direitos não foi o suficiente para estes se conscientizassem de que a manutenção dessas conquistas dependem da unidade de classe que deve ser permanente até que o Sistema Capitalista seja substituído por outro Sistema construído democraticamente pelo conjunto dessa mesma Classe Trabalhadora de autônoma.

Direção Partidária e Militância política devem ter claro que a defesa do Governo Dilma anda paralelo com a disputa de nossa base social que está abalada por esta campanha orquestrada nacional e internacionalmente podendo pender pra direita, tanto no apoio de um possível golpe como em processos eleitorais no futuro.

Os críticos e aos adversários do PT dirão que essa é sua tarefa porque, segundo eles cabe a Ele “consertar” o estrago. Essa é uma visão mais sectária do que os erros praticados pelo PT.

Ou a esquerda assume essa tarefa em conjunto ou não herdará eleitoralmente o legado petista consolidado ao longo de sua história e este ficará espalhado entre os partidos de direita porque esta tem claro que o fim do PT é somente uma parte dessa luta que tem como objetivo maior o extermínio da Esquerda Brasileira.

Ao PT cabe fazer sua auto crítica e reconstruir as bases necessárias para a reorganização da Frente Popular que aglutine toda a Esquerda Brasileira que seja ideologicamente comprometida com uma sociedade socialista.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Doenças ou Crimes?




Venho questionando esses fundamentalismos como o machismo que nada mais é do que o agente do femininístico, por isso defendo que seja tipificado como crime assim como o racismo e tantos crimes ato justificados como "Culturais".

            O Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino. O machista é o indivíduo que exerce o machismo.

            A Xenofobia é outra endemia criminosa que poder ser considerada ou comparada como sendo uma doença. Como uma Doença poderia ser tratada como medicação ou através de muita terapia caso suas causas fossem meramente psicológicas ou físicas.

            O Conceito usual para Xenofobia é aquele que corresponde à fobia ou medo de um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa).

            No sentido social, a xenofobia tem seu uso difundido para designar formas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais).

            Vou um pouco alem quando esse Sintoma nasce no meio politico sendo utilizado para justificar o ponto de vista daqueles que defendem posição contra um grupo ,  por causa de sus raça,  por ser uma minorias, por ter uma cultura diferente ou por ser de outros credo  religioso, pois nesses casos as pessoas que praticam essa ideologia tem total conhecimento do que essa pratica fara contra aqueles que são atacados ate com violência física ou moral, portando é um Crime e como tal de ser combatido.

            Se o fundamentalismo pode ser definido como qualquer corrente, movimento ou atitude, de cunho conservador e integrista, que enfatiza a obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios básicos; integrismo, me atrevo a incluir neste conjunto todo aquele que pratique atos derivados do Machismo, Xenofóbicos, Religiosos, Bullying, Racismo, Homofobia, entre outros.

            Quando crianças se negam a fazerem trabalhos escolares que versam sobre “Religiões Afro brasileiras” porque não é aprovado pela sua Fé, o Problema não é só dar a nota zero e sim devemos questionar  o como nossos filhos tem acesso a sua Crença?

            Se essa forma de praticar as religiões perseverar em breve leis serão aprovadas porque  DEUS disse ser bom ou ruim.

            Esse é o risco do Fundamentalismo. Pra mim Fundamentalismos como os Religiosos,Machismo, Racismo, Xenofobia, Homofobia e Bullying devem ser tipificados como crime e assim julgados.

            A Doutrinação Fundamentalista trabalha nas famílias para alem da religiosidade perpassando uma ideologia carregada dos mais diversos preconceitos que formaram em breve uma sociedade intolerante e nada democrática que possa aceitar as diversidades.

            O Problema não esta nas religiões e sim no "mau uso" que fazem disso, por isso entendo que o Fundamentalismo é Crime porque é premeditado, planejado e aplicado no meio social.

            É hora de encararmos a verdade: todas as religiões são inventadas por homens. Na verdade todas as religiões estão na contra-mão do Criador Universal porque em vez de unirem os seus filhos terrestres em uma só raça: (os humanos da Terra), acabam por dividi-los, cerceá-los e limitá-los na evolução de suas individualidades. A opção religiosa é um direito individualíssimo de cada um, mas ao menos devem conhecer a verdade antes de se deixarem fanatizar por uma ou outra crença.

            Isso seria o ideal ou se ao menos as pessoas fossem livres de qualquer fundamentalismo religioso ou ideológico e respeitassem o outro em sua fé ou opção ideológica e sexual, por exemplo.

            Mas enquanto não atingirmos a sensatez plena da humanidade teremos que possuir meios legais de controle desse tipo de individuo que atentam contra a democracia e consequentemente contra as minorias identificando entre esses quem são realmente doentes e aqueles que são criminosos aplicando a Legislação pertinente.


6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.