Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quarta-feira, 21 de março de 2007

Reduzir a maioridade?

Pra que?
São tantas as mortes estúpidas e tantos são estúpidos aqueles meios de comunicação que através de programas conduzidos por apresentadores sensacionalistas. Estes estão preocupados apenas nos índices do ibope e no estrelismo individual sem um pingo de pensamento lógico que utilizam as mortes praticadas por adolescentes para difundirem a idéia de pena de morte e diminuição da idade penal.
Aproveitam-se do momento de fragilidade dos familiares das vitimas envolvendo-as em “campanhas” de defesa desse tipo de propostas incentivando sentimentos de vingança em toda a população como se fosse à solução para estes crimes. Com a morte do João Helio, no Rio de Janeiro, a proposta era reduzir a maioridade penal para 16 anos e agora após o também brutal assassinato de uma criança de 3 anos praticado por outra criança de apenas 8 anos. O que eles vão propor?
Devemos nos ater ao que diz o ECA quando determina que toda a criança que tenha 12 anos e cometa um ato infracional (crime) devera ser internado e julgado pelo Juizado da Criança e da Juventude onde receberá uma medida sócio educativa (Pena), sendo encaminhada para uma instituição publica de resocialização (presídio).
É ai que começa o problema, há visões técnicas que para serem politicamente corretas ou para não serem “ofensivas” aos direitos humanos acham que o “guri” já foi punido o suficiente e não exigem responsabilidade desse adolescente que se sente cada vez mais castigado ao invés de se sentir útil e recuperável.
As medidas sócio educativas ou de proteção não estão meramente aplicada quando do oferecimento de um local para abrigagem. As medidas estabelecidas pelo ECA devem ser cumpridas efetivamente sob pena de se estar só fazendo de conta, mascarando o grande problema pelo qual passa esse tipo de programa no Estado.
Toda criança tem o direito a educação e é responsabilidade do Estado em garantir o acesso a ela, mas também é responsabilidade da família fazer com que os seus filhos freqüentem a escola. Certo. Mas quando esta família não consegue cumprir um isso entre outras coisa entra o Estado, autorizado pela justiça, para fazer cumprir este direito. Até ai tudo certo.
O problema não esta solucionado, pois é no abrigo que as divergências continuam e as crianças acabam tendo mais “direitos” do que “deveres”. Muito disso é por deficiência do Estado que não tem numero suficiente de pessoal para atender mais de 800 abrigados (as) atualmente em seus estabelecimentos, alem da baixa remuneração dos funcionários existentes e também pela falta de um projeto comum a todos do quadro funcional que permita um manejo mais uniforme frente aos sérios problemas enfrentados no dia-dia.
Problemas como a falta de referencia familiar que deixa as crianças desprovidas de valores morais e éticos, problemas de drogadição e de ociosidade no turno inverso ao da escola, entre tantos outros produzidos pela própria sociedade e reproduzidos indiscriminadamente pela TV. Entre esses destaco a questão da drogadição que permanece mesmo após a criança ou o adolescente estar “abrigado” tendo em vista que a “tese” (optativa) defendida por alguns técnicos é aquela que deixa a critério do adolescente a opção de ir fazer um tratamento de desintoxicação ou não.
Nestes casos os abrigos que não estão amparados legalmente pelo ECA não podem conter esse adolescente, impedindo-o de circular livremente na comunidade ou ainda pela inexistência de um pratica comum que possibilitaria um convencimento mais rápido desse jovem a se tratar. Portanto fica-se impossibilitado de tratar e ou recuperar os jovens que ainda não cometeram um ato infracional, mas que logo o fará e hipocritamente institui-se a pena de morte uma vez que se permite a um doente optar em ser tratado ou não ser curado.
Por isso e muito mais, reduzir a maioridade penal não é a solução. Para iniciar a solucionar esse grave problema social da humanidade temos que exigir dos governantes que todas as crianças tenham escola de qualidade e com professores bem pagos (hoje quase três milhões de crianças estão fora da escola) e outras tantas sem saúde por omissão do Estado.
E quantas outras abandonadas, abusadas sexualmente dentro do próprio lar, exploradas no trabalho na cidade e no campo (mais ou menos 7. 5 milhões) por omissão da família e da sociedade que não exige do Estado à solução dos seus problemas sendo tolerante como toda a sociedade que fica inerte frente a toda essa problemática.
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão, 21 de março de 2007.

Água, um bem insubstituível.

A semana da água teve seu inicio em 20 de março e vai ate o dia 26 e o no dia 22 de março também é comemorado o dia mundial da água. Portando sempre é bom lembrar que o planeta terra possui aproximadamente 1,36 bilhões de metros cúbicos de volume desses liquido, dos quais 97,2% são salgadas e 2,8% são doces.
Sendo deste total de água doce 2,15% em geleiras e 0,65% disponíveis como água subterrânea, deste total subdividido em 0,31% de águas subterrâneas profundas, ou seja, fora do alcance da crosta terrestre e de 0,34% de águas subterrâneas acessíveis e superficiais.
Os padrões internacionais de distribuição de água consideram que a escassez deste elemento, para uma determinada coletividade, se dá a partir do momento que a disponibilidade chega a uma média de um mil m³ por habitante /ano.
Apesar da média planetária de disponibilidade hídrica ser de 7,4 m³ habitante/ano a distribuição desigual de água doce no globo nos leva a uma realidade preocupante.
Do percentual de água doce disponível no mundo o Brasil possui 16% entretanto, devido á sua dimensão continental, esta água esta distribuída de maneira desigual, o que leva a encontrarmos regiões do Brasil com disponibilidade hídrica inferior a 1,7 mil m³ por habitante/ano, ou seja, em estado de alerta ou em muitos casos já em estado de seca.
O Aqüífero Guarani é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do globo terrestre. Sua área é de 1.250,00 km², dos quais 850.000 se situam no território brasileiro (VIAMÃO FAZ PARTE DESSE TERRITÓRIO) e o restante no Paraguai, Uruguai e Argentina.
O Iraque vendia um barril de petróleo por U$ 28 e compra o barril de água por U$ 80. Isso significa o quanto é preciso este líquido. Podemos substituir o petróleo por outros produtos e até viver sem ele; no entanto, não podemos viver sem água.
Segundo a ONU, no fim do século XX um bilhão de seres humanos não dispõe de água potável de qualidade; desde 2005 um terço da humanidade está sem este liquido.
Esses dados aumentam a responsabilidade sobre o uso correto da água, a preservação da natureza é a necessidade de fazer com que ela seja mantida como um bem público, acessível a toda população.
A importância da água é ressaltada na própria Bíblia, na qual aparecem mais de 90 citações sobre este precioso líquido. Uma de suas primeiras manifestações da ação criadora de Deus foi quando ele fez a água. E só a partir daí a vida começou a existir em nosso planeta.
Ainda hoje todas as religiões cristãs continuam batizando com água. Isso significa que a água além de ser fonte de vida natural, também tem uma simbologia de vida espiritual.
Todo o ser humano tem direito, independente de classe social, de ter acesso à água e de qualidade. E para ter este direito o saneamento Público deve continuar Público.
É através dos serviços de saneamento que as populações têm acesso à água e ao serviço de esgoto, portanto estes serviços devem permanecer sendo prestados por empresas Públicas que não visam lucro.
Não podemos admitir que um bem tão essencial seja transformado em mercadoria e em objeto de lucro para empresas particulares.
Aqui em Viamão temos algo parecido com isso, visto que a cervejaria BRAHMA produz milhares de litros de cerveja e refrigerante utilizando a água do nosso subsolo e não paga nada por isto, não informa a ninguém o quanto gasta desta reserva natural que é insubstituível.
Portanto é fundamental que assumamos publicamente a defesa da água como um bem universal, a defesa de nossas reservas hídricas, a defesa da Titularidade dos municípios na prestação dos serviços de água e esgoto.
A pressão popular, num passado recente, já surtiu efeito, impedindo a privatização do saneamento público, mais uma vez é chegada à hora das forças democráticas e populares, contrárias à entrega destes serviços à iniciativa privada, unirem-se em defesa da água e do saneamento público.
O Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Perez Esquivel, denuncia o interesse dos Estados Unidos, em dispor do Aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce da América do Sul, está por trás da intenção de instalar forças militares na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. ”Neste momento, estamos muito próximos de um totalitarismo globalizado, que deverá agudezar os conflitos mundiais”, frisou o pacifista. (matéria C. Povo-14/01/05). Este alerta comprova que, além das disputas por petróleo os EUA estão de olho em outros recursos naturais como a água, a biodiversidade contida em nossas matas, etc....
E para que isso se concretize utiliza as armas mais sórdidas inimagináveis como as noticias do Jornal “O Globo” que a partir de 04 de março fez uma serie de reportagens SOBRE A TRIPLICE FRONTEIRA DE, TODOS OS DIAS CAPAS E PAGINAS INTEIRAS, sobre o que eles chamam de terrorismo.
A REVISTA ÉPOCA, DO MESMO GRUPO EMPRESARIAL DE O GLOBO, NA SUA EDIÇÃO DE 12 DE MARÇO, TEM COMO CAPA
“TERRORISTAS ISLAMICOS ESTÃO ESCONDIDOS NO BRASIL?"
Essas ofensivas das organizações Globo não são mera coincidência, tendo em vista a investida dos EUA na América do Sul representada pela recente visita de Bush ao continente. Agora a desculpa para invadir a região é os árabes e muçulmanos de Voz do Iguaçu que são os terroristas, mais uma mentira racista desse presidente insano aplaudida pela imprensa brasileira que faz coro com mais essa aberração.
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão 20/01/2005, e atualizado em 20/03/07.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Governo de Coalizão.

Governo de coalizão é aquele em que o governo é composto por partidos que não fazem oposição ao partido do Chefe de Governo. Ou seja, para que um Governo tenha maioria consistente no legislativo, é preciso compor uma coalizão (aliança) com homogeneidade ideológica e uma agenda de convergência. O Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), por exemplo, tinha condições propícias à formação e operação de uma maioria governamental consistente, pois apresentava essas condições descritas.
FHC tinha esses ingredientes que nos oito anos de governo privatizou tudo no Brasil, mas o governo Lula, aparentemente, não tem nenhuma destas afinidades ideológicas, muito menos uma agenda política que lhe obrigue a formar uma coalizão com partidos e políticos afetos ao clientelismo, ao beneficio próprio como o PMDB, PP, PTB e outros de menor expressão com o mesmo apetite.
Lula na sua primeira eleição, em 2002, obteve 53 milhões de votos sob o álibi da “Carta aos Brasileiros” documento que flexibilizava as propostas radicais que deram origem ao PT e o elevaram a condição de maior liderança operaria do século XX.
Nas ultimas eleições a estratégia utilizada pela direção nacional fez com que Lula não se reelegesse no 1º turno, exigindo que essa prática do “Lulinha paz e amor” agregada com praticas antiéticas praticadas por integrantes das forças até então majoritárias no partido e do governo obrigou que o então candidato Lula recuperasse o discurso original do PT.
Com o discurso popular e de esquerda Lula, carismático, empolga novamente o povo elegendo-se pela 2ª vez Presidente da Republica. Mas, 2007 nem tinha gozado o carnaval e o Presidente já “trabalhava” para formar o seu “governo de coalizão” tendo como principal parceiro o PMDB e mais uma vez Lula, não houve os seus verdadeiros companheiros convidando para o seu ministério indivíduos ligados ao latifúndio, envolvidos com ilicitudes (roubo).
O governo de coalizão permanece recheado de “más companhias” como dissera o ex-governador Olívio Dutra e retira do PT o papel que por direito teria, de ser o principal partido desse governo. O PT tem no seu III Congresso Nacional, de agosto próximo, o momento de reverter este quadro aterrador de distanciamento do governo do partido e das propostas que fizeram com que esse partido seja o maior partido da esquerda da América Latina, quem sabe do mundo.
É preciso construir políticas de longo prazo. Para isto, o Congresso deve ser um momento de diálogo do PT consigo mesmo, com sua experiência e tradição, erros e acertos, com sua base social e eleitoral, com seus aliados, com a militância política e social de esquerda, no Brasil e no mundo.
Recuperar a capacidade de elaboração teórica, pois nos anos 1990 o mundo, o Brasil e a esquerda sofreram enormes transformações, que ainda não foram adequadamente interpretadas. Este é o caso do debate acerca do capitalismo, do socialismo, do internacionalismo e da “teoria sobre o Brasil”. A defesa do socialismo baseia-se, exatamente, na crítica ao capitalismo, aos seus efeitos destruidores sobre a natureza e sobre a humanidade. A destruição ambiental, a barbárie social, as guerras, a incompatibilidade cada vez maior entre o capitalismo e as liberdades democráticas são alguns dos motivos que tornam urgente a luta e a construção do socialismo.
O socialismo é a alternativa tanto aos grandes problemas da humanidade, quanto aos grandes dilemas do Brasil. Num mundo organizado pela busca do lucro e dominado por meia dúzia de nações e algumas centenas de empresas, é imprescindível reafirmar a necessidade da socialização do poder político e da propriedade dos grandes meios de produção, cabendo distinguir “socialização” de “estatização”. Viamão 19 de março de 2007.
veritamarsantos@brturbo.com.br

Lições que vem do povo.

Ano após ano, tem eleições de sindico de condomínio a Presidente da Republica e o povo não vê melhoras em nada, nem no “feijão com arroz” do dia-dia, fica tudo na mesma.
O povo sofrido e descrente com essa democracia implementada pelos “de cima”, onde os “de baixo” ficam cada vez mais pra baixo estão tomando para si os seus próprios destinos.Essa ação é percebida através das várias frentes de lutas travadas pelos Movimentos Populares na atualidade, onde o MST mantém as ocupações de terra denunciando o latifúndio improdutivo e forçando o governo federal a fazer de uma vez por todas a tão necessária reforma agrária.
A CNBB inteligentemente lança a Campanha da Fraternidade com o Lema: Vida e Missão neste chão e como tema: Fraternidade e Amazônia para chamar a atenção de todos, mas em especial a atenção dos católicos para o extermínio da maior e mais rica reserva natural do mundo. Ao mobilizar essa campanha, nós católicos, estamos mostrando aos governantes do Brasil e do mundo que eles estão na contra mão da história, pois só se preocupam em produzir mais energia para produzir mais bens manufaturados ou simplesmente para mover os motores de seus parques industriais.
Estamos mostrando que ao invés de plantarem cana-de-açúcar ou mamona para produzir etanol, o povo quer e precisa de feijão e arroz no campo e na cidade para sacear a sua fome, estamos dizendo que ao invés de plantar eucaliptos para produzir papel higiênico para os gringos, queremos é que não derrubem uma só arvore de nossas matas.
O MNLM ocupa o prédio situado na Rua Caldas Júnior esquina com a Av. Mauá, desde 20 de Novembro de 2006. Este prédio foi construído pelo Banco Nacional de Habitação (BNH) e privatizado pela Caixa Econômica Federal que o vendeu ao dono das relojoarias De Conto que o revendeu pelo dobro do preço para o crime organizado (PCC) que o usou para tentativa de assalto ao Banrisul no ano passado.
A exemplo da lei que garante a expropriação de propriedades rurais usadas para fins ilícitos que as coloca a disposição da reforma agrária, o MNLM propõe uma nova lei nos mesmos moldes para imóveis urbanos e com esse movimento demonstra que a inércia governamental está intimamente ligada aos poderosos, aos capitalistas.
O Movimento dos Atingidos por Barragens, o MST, a Via Campesina, Coordenação dos Movimentos Sociais e outros movimentos urbanos lançaram a CAMPANHA CONTRA OS ALTOS PREÇOS DA ENERGIA ELETRICA para poder dialogar diretamente com a população urbana a fim de mostrar o roubo legalizado que é o preço da nossa conta de luz. Só para se ter uma idéia, as grandes empresas pagam R$ 0, 074 centavos por KW, ou seja, sete vezes mais barato que nós.
Para acabarem com essa farra e contra a inércia dos governos Estadual e Federal os Movimentos Populares estão nas ruas a fim de mobilizar toda a população para dilatar os limites impostos, principalmente, ao Governo do Presidente Lula por ter optado equivocadamente na formação de um “governo de coalizão” que em nada vai beneficiar os pobres desse imenso Brasil.
Tem também a CAMPANHANHA DE CANCELAMENTO DA TAXA DE TELEFONE FIXO que é só ligar para o numero 0800-619619, das 8 às 20 horas e diga para quem atender que quer vota no PL.Nº. 5476 esse telefone é do Congresso Nacional.
Façamos a nossa para, vamos à luta!!!
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão, 19 de março de 2007.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.