Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sábado, 21 de setembro de 2013

Os Trabalhadores e as suas responsabilidades.


Toda a profissão tem o seu grau de responsabilidade e aparentemente o censo comum imputa aos serviços públicos, bem como aos seus trabalhadores(as), acusações de irresponsáveis, relapsos, incompetente entre muitos impropérios.

Este mesmo censo comum absolve os serviços privados destas inverdades embora sabendo que a grande maioria destes serviços ditam suas verdades frente ao monopólio que controlam.

Quero deter-me nas praticas dos trabalhadores públicos perante e dentro desses serviços, especialmente dos trabalhadores(as) da saúde pública de acordo com suas realidades estruturais.

As condições de trabalho ofertadas no Brasil aos usuários e aos seus trabalhadores do sistema de saúde estão a quem das reais necessidades clinicas e profissionais adequadas a realidade de cada localidade brasileira.

É sob estas condições adversas que os trabalhadores acolhem aos usuários do maior sistema de saúde publica existente no mundo que é o SUS.

O SUS funciona porque no seu interior há um conjunto de trabalhadores que enfrentam estas precariedades com extrema responsabilidade e força militante a fim de garantir a atuação deste serviço dentro das especificidades de cada território adscrito.

Entre os princípios que garantem o funcionamento com responsabilidade profissional esta a acolhida dos usuários como acesso universal e continuo caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede local de saúde.

Outro principio valoroso é o vinculo construído entre os trabalhadores e os usuários do sistema que constroem a responsabilização de ambos garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade de cada cuidado.

A acolhida e o vinculo são princípios que tornaram-se instrumentos terapêuticos graças a garantia do trabalho deste conjunto de trabalhadores que devem ter a segurança de uma carreira profissional estável sem ameaças e imposições dos gerentes de plantão.

Dizendo isto afirmo a defesa do concurso publico como forma de contratação dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde publica no Brasil, bem como a sua estabilidade no emprego e aponto a terceirização nas suas mais varias facetas como sendo o desrespeito destes princípios e ao SUS.

A continuidade com longitudinalidade só serão garantidas por uma equipe que tenha permanência nos territórios adscritos sendo imperativo ao vinculo humanizado com o seu usuário indispensável para o conhecimento da realidade em vive esta pessoa, podendo ai prestar-lhe o atendimento preconizado pelo SUS que é a integralidade de cada individuo.

A fixidez da mesma equipe profissional em um mesmo território é importante não só para o conhecimento de cada indivíduo, mas de toda a localidade, tendo assim sua visão ampliada da realidade local podendo interferir na real mudança desta localidade atingindo a saúde coletiva reduzindo os agravantes sanitários e por consequência proporcionando a melhora da qualidade de viva das pessoas.

A partir da aplicação desta proposta de saúde pública que esta inclusa no SUS desencadeia-se uma infinidade de outras possibilidades como a melhora do saneamento básico, do transporte coletivo e empodera o conjunto social de boas condições de viva que lhes permite se qualificar cada vez mais ao mercado de trabalho.

Cada um de nós somos responsáveis por proporcionar a nós e aos usuários do SUS esta possibilidade com aquilo que já temos em mãos, sem nunca deixar de exigir dos plantonista da gestão a disponibilização das estruturas ideais para que o SUS funcione muito melhor.





sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Decadência do Legislativo Brasileiro.


É notório que os poderes legislativos no Brasil esgotaram-se devido a histórica pratica corruptiva desenvolvida pela maioria de seus componentes desde o menor município ate aos palacetes de Brasília.

Atualizado esta pratica passo a chamar a atenção para os regimentos internos de cada casa legislativa. Instrumento Legal este, mas muito anti democrático, por ser restrito aos parlamentares que por dentro dele garantem as suas benesses e com elas a sua hereditariedade nos mandatos que se repetem por décadas e gerações.

Na Câmara Federal e no Senado cada um dos 513 Deputados e Deputadas tem direito a 12 milhões de reais por ano para “investirem” em suas bases eleitorais que nada mais é do que verdadeiros currais eleitorais onde o povo é manipulado pelo próprio dinheiro que ele paga diariamente ao governo através dos impostos. O mesmo se repete aos 81 Senadores e Senadoras.

Somente nesta babilônia cada eleito tem ao seu dispor 48 milhões por mandato para garantir a sua reeleição por décadas ou ate quando assim desejar sem que o povo possa interferir ou questionar o sua pratica.

Só neste item já pode-se perceber a fragorosa deslealdade de cada processo eleitoral, pois aqueles que não são eleitos não podem usufruir destes milhões de reais nas suas campanhas.

Com estas emendas a sua disposição os nobres edis verdadeiramente compram os Prefeitos em troca de votos e assim se mantem, ambos, nos seus cargos.

Aqueles que se propõe a concorrer com estes atuais legisladores vão a busca de investidores que por sua vez querem, caso eleitos, “facilitem” as futuras licitações no governo que vira, dando sequencia a ciranda da corrupção porque a Lei Eleitoral Brasileira autoriza e legaliza o financiamento privado das campanhas.

Com o despertar dos que dormiam em berço esplendido, neste junho de 2013, a Presidenta Dilma enviou ao Congresso Nacional a proposta de Reforma Eleitoral por meio de Plebiscito que foi abafado por todos os partidos no parlamento, inclusive a maioria do PT, e pela Mídia Golpista que nada quer, a não ser retornar aos governos no Brasil.

O PT, por sr o maior partido no Congresso Nacional, tem o dever de unificar o voto de sua bancada, mas não o vez porque há no interior do partido uma maioria que se acovarda por interesses próprios, em avançar neste tipo de transformação, isto que o PT é o único partido do Brasil a garantir em em suas instancias internar paridade entre mulheres e homens, 20% de jovens, bem como institui o limite de 3 reeleições aos seus eleitos para os legislativos garantidos no 4º Congresso Nacional do PT.

As forças verdadeiramente democráticas do PT estão retomando os ideais de sua fundação e já neste PED que acontecera em 10 de novembro de 2013 reduziremos as influencias daqueles que são detentores de mandatos que pelo dinheiro impõe as suas vontades politicas e estão a muito afastadas dos princípios de moralidade, ética e honestidade que alicerção a democracia.

Isto tudo faz parte da disputa politica existentes na sociedade brasileira que em nada tem de honesta ou ética cabendo a nós que temos estes valores como principio lutar para transformar nossos espaços de poder em instrumentos garantidores da democracia e a partir disso impedir a perpetuação daqueles que utilização os seus mandatos para manipularem as vontades populares.

Esta disputa esta em todos os setores da sociedade e para isto devemos nos organizar em grupos de pensamento que trabalhem na ótica da democracia e não daqueles que se utilizam de posições que lhes foram concedidas pelo voto popular para comprarem e corromperem o próximo ao invés de lhes garantirem direitos.

Estou de olho!!!



domingo, 15 de setembro de 2013

Setembrina dos Farrapos.

São 272 anos de história construídas a cada instante por varias mãos de migrantes que veem de todas as partes do mundo e que no passado e atualmente elegeram Viamão como a cidade para ancorar suas vidas e sonhos.


Banda da Escola Municipal Araçá na inauguração do PASocial24Hs
em Viamão.
Nestes dois séculos, quase três, nossa cidade mudou, cresceu e com este crescimento vieram mais migrantes, e dizem que por isto não damos o devido valor por Viamão, com mais pessoas, mais problemas e assim por diante.

Nas ultimas duas décadas Viamão adquiriu varias atribuições perante sua população em todas as áreas de atuação onde há varias criticas quanto ao saneamento básico e o difícil aceso das ruas que são barrentas, esburacadas e ou empoeiradas.

Neste Setembro quente e úmido de 2013 Viamão teve um presente das autoridades constituídas. 

Na quarta (11) juntamente com o Secretário Estadual de Saúde, o Prefeito Municipal fez o lançamento da construção da UPA Porte III, terá entre 13 a 20 leitos de observação necessário para um população na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes dentro das proporções de Viamão.

No dia 14 de Setembro, aniversario de Viamão, o sr. Prefeito Municipal faz a inauguração do Pronto Atendimento Social 24 horas, na RS 40, parada 54, audaciosamente inovando colocando uma enorme porta aberta as demandas de toda a ordem a disposição da população em geral. Neste local vão estar sediados todos os 19 Conselhos Municipal de Direitos, órgãos do controle social que faram criados ao longo de nossa historia como órgãos fiscalizadores e definidores das mais variadas politicas publicas, além de plantão 24 horas para acolhimento de qualquer tipo de demanda, sinistro ou queixa.

Tanto a UPA como o 162, numero possível para acessar PASocial24Hs são serviços de grande importância e responsabilidade social que por incompetência Maquiavélica o ex-prefeito não entregara ao povo viamonense anteriormente.

Mas, a competência político-administrativa são para poucos, então a Presidenta Dilma, o Governador Tarso e o então Prefeito Bonatto estão se propondo a consolidar estes serviços a tanto desejado e necessitado por Viamão, com verbas da União e do Governo do Estado, a Prefeitura de Viamão poderá realizar estes atendimentos.

Agora caberá a Prefeitura agilizar o chamamento de concurso publico para rechear estes presentes com gente competente para melhor atender o povo viamonense.

Neste sábado(14) tive o prazer de participar da cobertura realizada pelas rádios comunitárias de Viamão (radio Santa Isabel radio Itapuã, Radio Alternativa e radio Pampeana, radio web Viamão, entre outras), ação que se consolida a cada dia como uma realidade na radiodifusão da cidade que trara agilidade e confiabilidade na informação local e do mundo, do evento que disponibilizou os serviços PASocial24Hs onde o sr Prefeito Municipal reafirma o seu compromisso de manter e gerir estes recursos e serviços para o bem da população local em entrevista coletiva para esta rede de rádios comunitárias de Viamão.

Igreja Matriz de Viamão.
Agora o povo já tem o prédio e alguns moveis no PASocial24Hs e logo teremos suas salas ocupadas por trabalhadores municipais e conselheiros atendendo as nossas demandas.

 Assim também acontecera com a UPA a ser construída na parada 36 da RS 40 que desde já se inicia as discussões sobre o gerenciamento, manutenção e constituição de equipe técnica para atender os usuários do SUS. Isto será do Estado, do Município, da União ou de ambos???

Estamos de olho!!!

itamarssantos13@yahoo.com.br  

itamarssantos13@twitter.com
  

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.