Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Viamão.

É tudo de bom!!!
Tem pessoas que residente ou até mesmo nasceram em uma cidade, mas costumam menosprezá-la criticando os seus problemas em vez de se unir a outros moradores para tentar resolve-los.
Outro dia li em algum artigo de que “Viamão não é o fim do mundo, mas dá para enxergá-lo daqui.” O texto, me parece versava sobre a falta de educação de algumas pessoas em uma das tantas ruas de nossa cidade, mas não quero me deter sobre esse assunto.
Quero é dar os parabéns ao meu amigo, Geraldo de Oliveira, atual Secretário de Agricultura (SEAGRI) do nosso município que em conjunto com os trabalhadores da Emater-Viamão pelo ótimo trabalho que estão realizando na implementação do projeto de fruticultura o qual já está com mais de 30 produtores engajados cultivando pomares de caqui, goiaba, ameixa e uva, entre outras variedades totalizando mais 30 hectares já plantados.
Foi através deste projeto que tive a oportunidade de conhecer mais um pouco do nosso município que tem dimensões continentais e uma enorme diversidade de solo, vegetação, relevo e, portanto com possibilidades imensas de crescimento econômico e social aos Viamonenses.
Essa diversidade se percebe pelo solo que possibilita a sua exploração mineral, agropecuária, agrícola e industrial. Nosso território comporta todo o tipo de situação, temos e convivemos com duas reservas indígenas e aqui abro um parêntese (o “homem branco” esta jogando lixo dentro da reserva indígena do Canta Galo), temos um grupo de famílias assentadas (375familias) no distrito de Águas Claras a onde produz alem do arroz, o leite e os produtos para a sua subsistência, um Parque de Preservação Ambiental em Itapuã e diversas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) espalhadas por todo o seu território.
Nossa fronteira geográfica em grande parte é privilegiada por ser banhada pelo Lago Guaíba e pela Lagoa dos Patos, além de estarmos na superfície do maior aqüífero de água doce do mundo, o chamado Aqüífero Guarani, motivo pelo qual temos instalado, também em Águas Claras, uma cervejaria multinacional que nos escolheu para desenvolver suas atividades devido à qualidade de nossa água e sem pagar nada a mais por isso.
Viamão por ser como é tem tudo para dar certo e em algumas coisas já está dando certo tem um grande potencial agrícola, pecuário e turístico com vários atrativos para sua coerente exploração. A grande preocupação está justamente como esta sendo explorada toda essa abundante força ecológica que a natureza nos proporcionou, pois numa destas visitas que fizemos juntamente com os demais produtores e produtoras de frutas e com os representantes/técnicos da SEAGRI e da Emater podemos presenciar uma situação desproporcional, para não dizer ilegal, passamos por quatro levantes (meio utilizado para puxar água da Lagoa dos Patos para onde querem através de potentes bombas d’água movidas a óleo diesel) na localidade da Varzinha e sem pagar nada ao Estado ou ao Município por isso e o que é mais grave, cobram 25% da produção de arroz daquele produtor que não tem em suas terras limítrofes com as águas da Lagoa.
O canal por onde essa água é sugada da Lagoa dos Patos está dentro de uma única propriedade, um único dono, por onde percorremos uma distancia de mais de 5 km e segundo informações dos produtores da região isso é uma constante e todo aquele que usa a água paga 25% da produção do outro que não tem acesso. Isso é uma subtração do livre direito de se ter acesso a água e os nossos governantes Estaduais fecham os olhos para isso quando isso é feito por grandes latifundiários.
E o que é muito preocupante é que isto que assistimos ocorre por toda extensão da Lagoa dos Patos e do Guaíba onde também a orla é privada, ou seja, a onde a terra não foi ocupada por arrozeirais, ela foi dividida pela exploração imobiliária transformando-a em “sítios de lazer” e esses “proprietários” detém a sua “praia particular” cobrando ingresso para a população poder ir à água. Tudo isto é feito sem que estes proprietários retribuam ao Município com o pagamento de algum tipo de taxa ou imposto porque continuam pagando Imposto Territorial Rural que cobrado simbolicamente pelo Governo Federal.
Deste lado da região rural de nossa bela Viamão a lei é branda para aqueles que exploram os nossos recursos naturais, ou seja, os latifundiários e os especuladores imobiliários. Mas do outro lado, no assentamento que tem aproximadamente 15 mil hectares como 10 km só de taipa da barragem que poderia irrigar mais 7 mil hectares de arroz, o Governo do Estado delimitou essa área em menos de 3 mil hectares porque segundo esse mesmo Governo a água da represa serve também para abastecer o rio Gravataí que esta poluído pelas grandes empresas e nada lhes acontece permanecendo na impunidade.
Dentro do assentamento das famílias oriundas do MST tem uma APA (área de proteção ambiental) de mais de 2 mil hectares que permanentemente é vigiada por uma equipe de servidores da SEMA (Sec.EST. de Meio Ambiente) e por satélite onde os agricultores não podem usar agrotóxicos, mas os latifundiários do outro lado da RS 40 pulverização suas plantações de avião contaminando todo o manancial de água que serve para aguar as plantações dos assentados. Do lado dos humildes, todo o rigor da lei, mas do lado dos abastados a justiça permanece cega e surda.
Quero uma Viamão por inteira onde as leis sejam aplicadas pelo Estado e cumpridas por todos, mas nem por isso acho que aqui seja o fim do mundo, muito antes pelo contrario; aqui é o começo de um novo mundo, um mundo possível de se viver sem necessitar explorar indiscriminadamente o meio ambiente em beneficio de alguns e sim explorá-lo ecologicamente em beneficio de todos e todas.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão 03 de fevereiro de 2008 (Carnaval).

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.