Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Saúde Pública no Mundo


            Todas as pessoas necessitam de algum tipo  de atendimento na área de saúde em algum momento de sua existência.

            É nesse momento que cada um e nós percebe o quanto é importante esse serviço e no Brasil a maioria das pessoas não tem condições de pagar por este atendimento na rede particular que em media cobra R$ 100,00 por uma consulta medica em clinica geral sem a medicação para o tratamento que deve ser comprada pelo paciente.

            No Canadá, o gasto esta em torno de 8% do PIB em saúde e a despesa per capita é de 4,3 mil dólares.Todo os gastos são pagos pelo governo, os médicos não são funcionários públicos e a maioria dos atendimentos financiados pelo sistema é oferecida na iniciativa privada, ou seja, a saúde é privada.

            No Reino Unido, que gasta 8,2% do PIB em saúde, o sistema de saúde foi criado depois da Segunda Guerra Mundial e  há uma ligação maior entre médico e paciente, já que ele tende a estar no mesmo bairro de residência do paciente, sendo a parti dele que se referencia o restante dos níveis de  complexidade do sistema.

            A Espanha  é elogiada pela garantia de que o usuário será atendido e a comunicação com o paciente, que envolve cartas, e-mails e SMS.

            Na França, que gasta 9,3% do PIB na área da saúde, já teve o sistema de saúde eleito o melhor do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O sistema francês é relativamente complexo comparado ao SUS brasileiro, misturando seguro público com contribuições na folha de salários. Em boa parte dos casos, o atendimento não é gratuito, mas o governo reembolsa parte ou toda a despesa,portanto não é universal depois de passar pelo crivo(Glosa) de uma especie de Agencia que avalia os procedimentos realizados.

            Só no Brasil a saúde pública é totalmente gratuita para toda a população, independente de qualquer  condição social ou funcional, melhor somente em Cuba, que por sinal exporta Médicos e Médicas ao mundo e para as nossas vilas também.

            No Brasil os gastos com a saúde são de aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) na saúde, o que representa um gasto per capita de 909 dólares ou 2.100 Reais, aproximadamente.

            Podemos e estamos com muitos problemas nos serviços de saúde, mas o projeto é adequado ao perfil populacional e com grande apelo humanitário tendo em vista que todos devem ser atendidos nestes serviços.

            As discussões de como solucionar os nossos problemas na saúde pública passa pelo trabalho prestado por cada um dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras desde  o potinhos lá dos "cafundó do judas" ate o maior  e melhor hospital público deste país.

            A partir da coquista de um piso salarial nacional que atenda as reais necessidades de cada classe trabalhadora da saúde publica nacional devemos ter a responsabilidade de realizar um atendimento tecnicamente correto e dignamente humanizado onde os usuários não sejam jogados de um lado para o outro por receberem informações incorretas ou esperarem horas e horas por causa de “protocolos” que ao invés de auxiliar no atendimento penalizam os usuários pelas próprias falhas do sistema.

            O semanário midiático bate diariamente nas malezas da saúde pública numa clara campanha privatista que prioriza o acesso populacional seletivo pelo poder financeiro e nunca pela necessidade de garantia da vida humana. Pois bem esse tele jornal bate pesado no SAMU por causa da retenção das macas das ambulâncias nos hospitais.

            Mais uma vez a punição é sobre aquele que deveria receber um atendimento de qualidade e humanizado.

            No momento que um estabelecimento abre sua portas para atender saude publica espera-se que sua preocupação seja a de salvar vidas, mas na realidade não é isso que acontece e os gerentes hospitalares retêm as macas, omitem leitos públicos para prioriza-los nos serviços privados onde o lucro é maior.

            E os gestores de plantão calam-se frente a tamanha chantagem declinando sua incompetência ou conivência com essa pratica desumana, tendo em vista que o SUS não preconiza essa pratica sendo bem claro na sua universalidade e hierarquia de atendimentos.

            Hierarquia esta que vem desde a Atenção Básica que é a porta de entrada do sistema, a qual encaminha os casos aos Serviços Secundários(especialistas) e estes aos Serviços Terciários (Hospitais) que deveriam, apos fazer o seu trabalho, curar o usuário e contra referencia-lo a UBS de origem a qual realizou o primeiro atendimento.

            Cabe aos gestores Municipais realizarem a consolidação deste sistema e de garantirem condições estruturais e técnicas para tal, fato que infelizmente não tem capacidade politica para esta tarefa.

            Alguns desses gestores de plantão manipulam informações chegando a criar programas de saúde incompletos podendo ser chamados de panfletários, tamanha a ineficiência destes.

            O conjunto de omissões de maus prestadores de serviços, gestores e mídia criam uma campanha articulada para desprestigiar o SUS e assim pressionam o Governo Federal para comprar serviços privados de qualidade duvidosa, desta forma a intensão destes é a privatização do dinheiro público.

            Nosso papel como militante e defensor do SUS e da saúde pública é de denunciar mais essa articulação privatista, sob pena de perdermos o poder de fiscalizar os serviços de saúde e de termos acesso irrestritos a saúde.



6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.