Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A Juventude e o Movimento Estudantil.

A juventude é uma das melhores fases de nossas vidas, já falamos sobre isso por essas páginas. Mas também é a fase em somos mais alienados sobre os problemas que ocorrem na sociedade em que vivemos, deve ser porque nossos objetivos sejam, naquele momento, mais direcionados a assaração da gatinha de pele morena, para os guris, ou daquele gato da casa da esquina, para as gurias.
Dizem os entendidos na matéria que “a juventude é o futuro do Brasil”, pois é, entendo que não é bem assim: a juventude será os futuros adultos sim, portanto, ela é também o presente, se pensarmos assim termos um país de alienados ou pessoas sem limites e sem valores. Será que os adultos de hoje não foram jovens alienados e sem compromisso no passado?
Essa alienação toda atrapalha a formação do futuro adulto, são poucos os jovens que na minha juventude e na atual se interessavam em participar da vida mais ativa do seu meio social e o movimento estudantil foi para mim como para muitos jovens de hoje a oportunidade de se abrir para atuação política. As décadas de 70 e 80 foram os anos em que os estudantes mais atuaram através de passeatas, na luta pelas “Diretas já!!”, eu e meus colegas de “Julinho” realizamos uma greve para manter a porta da escola aberta durante todo o período, tamanha era a politização da gurizada.
Dia 11 de agosto, próximo, será comemorado o Dia do Estudante e os 70 anos da UNE, e os estudantes de Viamão estarão em praça pública marcando essa data no dia 10 no centro da cidade.
Nos anos 90 os estudantes do Brasil foram às ruas de cara pintadas e derrubaram o Presidente da Republica, agora em 2007, no século XXI, os estudantes ocuparam por mais de 40 dias a reitoria e os prédios da universidade de São Paulo-USP contrários aos decretos do tucano Jose Serra que pretendia acabar com a autonomia e com o financiamento da universidade. Nessa ação ressurge no cenário nacional, mais uma vez o Movimento Estudantil pipocando por todas as universidades paulistas e se espraiando por todo o país, em especial na nossa UFRGS numa bela atuação na defesa da instituição das cotas social e raciais naquele centro de conhecimento.
O Movimento Estudantil se viu encurralado devido à sistemática recusa de serem ouvidas as suas reivindicações, sobretudo, daqueles de baixa renda e as suas necessidades de moradia e bolsas para custear os seus estudos e o único modo de enfrentamento foi ir ao extremo de ocupar as universidades paulistas.
A maioria desses estudantes é de origem humilde que estão lutando para a ampliação de vagas, criação de novos cursos noturnos para que mais jovens tenham a chance de ingressar, por mérito, nas universidades públicas. Eles (as) são desempregados, filho de desempregados, em fim, pobres ou em processo de empobrecimento que estão dentro e fora das faculdades lutando contra os efeitos nocivos e subservientes do capital estrangeiro, a precarização do trabalho via reforma trabalhista e previdenciária e contra a reforma universitária.
A luta do Movimento Estudantil é forjada na rebeldia que ameaça, sim, porque traz para a vida real a verdadeira dimensão da cruel e tão negada luta de classes em vivemos.
Encerro com uma frase de Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE em 1970, que em 10 de outubro de 1973 foi preso pelo regime militar e nunca mais apareceu: “Sempre podem nos prender, podem nos bater, mas quando voltarmos seremos milhões”.
Viva o Movimento Estudantil!!!
Por uma classe trabalhadora unida!!!
ver.itamarsantos@terra.com.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O PAN visto por outro foco.

Quem é que não gosta de ganhar? Todos nós gostamos de ganhar e que os nossos atletas ou que o nosso time do coração ganhe, principalmente porque foi essa a cultura que nos passaram desde quando nascemos e infelizmente até hoje vem se reproduzindo. Atualmente muito por conta da grande publicidade midiática que nos impõe diariamente essa cultura competitiva e consumista.
Se você não estiver vestindo uma calça ou um tênis de marca, você não é bem recebido no seu grupo social, se você não é bom em um esporte ou no seu emprego, você esta fora, esta desempregada, portanto a cultura vigente é de uma competição desleal e muitas vezes danosa.
No esporte não é muito diferente tendo em vista que o modelo adotado no mundo inteiro é o esporte de alto rendimento onde nos paises capitalistas os atletas são mantidos com altos patrocínios das multinacionais aos que nasceram com talento, verdadeiros gênios. E assim são vendidos ao mercado consumidor como marca de tênis, calças, chuteiras ou qualquer outra bugiganga que caia no agrado do inconsciente popular proporcionando retorno financeiro a marca que patrocinou.
Nos paises como a Rússia e Cuba esses atletas são preparados desde criança pelo Estado para no futuro ganharem muitas medalhas e assim fazer a boa propaganda do regime.
A bem da verdade nos dois sistema os atletas são agentes de propaganda que dão sustentação política a qualquer regime ideológico, isto pode ser assistido pelas empresas oficiais que fizeram a cobertura do PAN. Alguns repórteres mencionaram que “a boa colocação dos nossos atletas servirá para amenizar o sofrimento do povo pobre”, se isso você dito por Lula, Fidel ou por Chaves, os incautos baluartes da democracia esbravejariam como sendo mais uma demagogia populista desses esquerdistas, mas como veio da parte deles esta certo. Propaganda capitalista pode!!! Socialista, não.
Em tudo que fizemos de certo modo está esta conotação ideológica, notamos mais fortemente isso na excussão das obras do PAM onde o dinheiro público serviu, mais uma vez, para garantir lucros fáceis aos já ricos senhores da elite carioca.
As maiores empresas, controladoras de toda a imprensa brasileira, não informaram o que de fato aconteceu com os quase 4 bilhões de reais gastos para fazer o PAN acontecer. Não noticiou, por exemplo:
_____ Que para organizar o PAN, foi criado uma empresa chamada de CO-Rio tendo como Presidente o Senhor Carlos Arthur Nuzman, por coincidência também é Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Empresa esta que gastou a bagatela de aproximadamente 4 bilhões de reais advindos dos cofres públicos da Prefeitura Municipal do RJ, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério dos Esportes.
Para que serve o COB?
_____ Que a senhora Mônica Conceição, figurinista da equipe olímpica brasileira é cunhada de Carlos Arthur Nuzman, Presidente do COB. Neste caso não é nepotismo? Ah! Cunhada não é parente. Já dizia um velho político.
______ Que 22 milhões foram gastos para bancar as passagens aéreas de todos os cartolas que vieram ao Rio para assistir os jogos.
_______ Que a empresa que somente idealizou (pensou/desenhou) as medalhas do PAN recebeu para isso R$ 720 mil e através de carta-convite, ou seja, sem licitação.
E essa montanha de dinheiro público é só a ponta do iceberg, pois por de trás desse angu tem caroço.
ATÉ A PROXIMA CPI (Comitê de Pizzas Indigestas).
ver.itamarsantos@bol.com.br

terça-feira, 31 de julho de 2007

Entre o Público do SUS e o privado dos Planos de Saúde.

O cinismo midiático insiste em propagandear de que tudo aquilo vindo da iniciativa privada é o melhor e se for importado, fica melhor ainda.
Por duas oportunidades presenciei e participei diretamente dos dois atendimentos e pude comprovar que o SUS remunera muito para o mau serviço prestado aos usuários disponibilizados pelos prestadores de serviços. No outro extremo a recíproca também é verdadeira, com um agravante: o usuário paga muito bem para as empresas que vendem saúde, estas pagam mal os prestadores de serviços (hospitais) e estes atendem muito mal a nós, os usuários, sem contar que a remuneração dos profissionais é baixíssima e em certos hospitais são obrigados a atender no SUS e no privado.
Estive na sexta-feira, 06 de junho, p.p, no Hospital da PUC, acompanhando um bebe de aproximadamente um mês de idade, juntamente de sua mãe de 17 anos, ambos abrigados em um dos abrigos da FPERGS (antiga FEBEM), onde trabalho como monitor. O bebe estava com problemas respiratórios e por estar em estado grave teve que ficar hospitalizado.
Eram aproximadamente 19h30min min quando chegamos à emergência do SUS, imediatamente o bebe foi atendido no setor de enfermagem onde foi prescrito pela única médica que estava de plantão naquela noite, nebolizar de hora em hora devido o menininho estar com broqueolite. Permanecemos por mais de duas horas ali, até que a dita médica conseguisse fazer um exame mais detalhado no bebe e solicitasse um raio x do pulmão. Ao retornar-mos a emergência a única médica do setor informo-nos que o pequenino paciente teria que ficar hospitalizado na enfermaria, uma sala junto da emergência com mais 12 crianças de zero até 06 anos de idade tão doentes ou mais do que o bebezinho.
Indaguei para a médica e para as 03 técnicas em enfermagem que se revezava em atender as crianças já internadas e aquelas que chegavam urgência/ emergência: quantas crianças elas atendiam por plantão de 12 horas? Informaram-me que no inferno eram atendidas entre 70 e 100 crianças por plantão. Os valores reembolsados pelo SUS todo mundo já sabe que é uma vergonha, a começar pelos R$ 2,55 referentes à consulta medica o qual não é reajustado a mais de 15 anos.
Mas, o bebe foi atendido e salvo apesar do estado deplorável do local onde ficaram baixados, em uma enfermaria que se espremiam os 13 berços com os bebes, 13 cadeiras onde eu e as outras 12 mães extenuadas de sonho cochilávamos entre um choro e outro.
Mas, desrespeito maior aconteceu como minha esposa na emergência de convênios do Hospital de Viamão, em 23 p.p, quando ingressou naquele serviço onde permaneceu por aproximadamente 08 horas com suspeita de vesícula saturada. Somente na espera da ecografia deixaram-na esperando por mais de 02 horas sendo que o custo de um exame destes vale mais de R$ 80,00 e a mensalidade paga para uma pessoa com mais de quarenta anos de idade custa em torno de R$ 220,00, valores estes muitas vezes mais elevado do que os pagos pelo SUS.
A igualdade nos dois atendimentos se dá no mesmo tratamento dado aos profissionais da saúde publica, pois tanto no publico como no privado só tinha um médico para fazer todos os atendimentos, chegando ao absurdo de ter somente um médico cirurgião para atender o SUS e os convênios, ou seja, só tinha um médico cirurgião no hospital de Viamão neste dia.
Mais uma vez afirmo que, também o setor privado trata mal os seus usuários e os seus trabalhadores.E é de extrema urgência que a tabela de procedimentos do SUS seja reajustada a preços honestos e os ditos hospitais filantrópicos fiscalizados.
ver.itamarsantos@terra.com.br

domingo, 29 de julho de 2007

De:brasil105

Para: ver.itamarsantos@bol.com.br

___ brasil105: deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Quem tem direito de vaiar Lula?”
___ brasil105: Li esta postagem no Viamão Hoje e fiquei me perguntando: 50 milhões de pessoas saindo da miséria absoluta? Só se for fora do RS, afinal aqui, não vemos nada de diferente em relação à pobreza. Os moradores das vilas continuam se alimentando de poeira e de água de esgoto. Os ratos se proliferam. Nos mercados, os preços aumentam a cada dia, e a qualidade dos produtos oferecidos cresce em razão inversa aos preços.
Basta ter boa vontade de ver. Deixar a visão polí¬tica de lado e tentar, observar.
Não tenho que fazer nada pelo povo, não sou polí¬tico. Tenho que fazer por mim e pela minha família. Agora os "políticos" que façam polí¬ticas sociais de verdade.
É fácil falar do "companheiro LULA" como se ele fosse o senhor da verdade e da honestidade.
___ ver.itamarsantos@bol.com.br: que bom que você lê um dos mais democráticos sitos da rede, o www.viamaohoje.com.br, mas se achas que não há 50 milhões de pessoas que saíram da miséria no Brasil é porque nuca passou necessidades e há sim milhares delas aqui no sul. A miséria é o pior mal do sistema capitalista e infelizmente pra quem nuca teve nada para comer, quando recebe do Governo Lula o bolsa família de R$ 90,00 isso significa poder comer uma alimentação saudável ou pelo menos que não seja resto. Pode até dizer que esse é mais um programa assistencialista, pois o é, mas em uma sociedade capitalista igual a nossa temos que iniciar por algum lado e o lado escolhido por Lula foi o de matar a fome das pessoas e a partir daí prepará-las para iniciar o seu auto-sustento. Você não vê nada disso aqui no RS deve ser porque o Rigotto e a Yeda não investe no social, pelo contrario, o imposto que você paga quando saboreia a sua cervejinha eles transferem em forma de subsidio para as grandes empresas como a Gerdau e a RBS. Quando você diz que não é político, você está se enganando a si próprio ou está sendo hipócrita, pois você acaba de ser e fazer política; no momento em que você usou o seu tempo para ler e após digitar o seu comentário carregado de preconceito contra o que está na minha crônica você fez política, portanto essa estória de que você não é politípico é mentira, é balela. Você é político e daqueles de extrema direita e enrustido, pois utiliza pseudônimo. Mostre a sua cara tchê!!!!
No momento em que você só faz por sua família você demonstra que optou por uma posição política que prima pelo individualismo e pelo corporativismo onde o outro não vale nada e muito menos se esse for um pobre.
Você é dessas pessoas que vaiam o Lula porque ele é de origem pobre, um metalúrgico, ou seja, Ele é um operário que evoluiu tanto que chegou a Presidência da Republica por duas vezes com votação maciça do povo humilde que são a maioria dos brasileiros, onde gente como você não está incluída. Por isso é que você não votou no Lula.
___ brasil105: EU VAIO O LULINHA PAZ E AMOR. EU VAIO A POLíTICA CORRUPTA DELE (aqui uma ressalva, não só dele, como a da grande maioria dos políticos).O Lula trabalha para o nordeste e pelo nordeste (igualzinho ao Sarney).
___ver.itamarsantos@bol.com.br: o Lulinha paz e amor eu também vaio, porque eu quero que o Lula faça a reforma agrária, construa casa para os sem-teto, acabe com os pedágios e desaproprie as empresas sonegadoras de impostos. E transforme-as em cooperativas para os trabalhadores crescerem com autonomia e discordo de que o Lula seja corrupto, corrupto são aqueles que se aproximam dele para se beneficiar da corrupção que campeã esse país desde Cabral. Que isso!!! Só falta você dizer que os nordestinos são uma raça inferior; não, isso é racismo caro brasil105.
__ brasil105: Pra fechar, falavam da polí¬tica neoliberal do FHC. E o que o Lula tá fazendo? Socialismo. Quer fazer do Brasil uma nova Cuba? Basta ver no PAN do RJ quantos cubanos abandonaram a delegação. BRASIL AME-O OU DEIXE-O é coisa de militar, mas com o Lula no poder, ta dando vontade de revolucionar tudo. CRESCIMENTO AO RS JÁ. QUANDO ESTE PRESIDENTE (ANALFABETO) CUIDAR DO SUL E FAZER ESTE ESTADO CRESCER EU PÁRO DE VAIÁ-LO.
___ veritamarsantos@bol.com.br: Puxa! Caprichaste no grã finale, vem carregado de regionalismo que me faz acreditar que você possa descender de Hitler e também me convencestes de que você não é um ser político e sim um analfabeto político.
Até a próxima!!!!
Novo endereço: ver.itamarsantos@terra.com.br

Criança Esperança 2007.

Será que é verdade?

Mais um ano mais e mais uma milionária campanha das organizações Globo intitulada de “Criança Esperança”.
As informações que circulam são de que a Rede Globo utiliza as arrecadações do programa criança esperança para não pagar imposto de renda. Coisas assim têm muito mais peso que um mês de Jornal Nacional falando das quedas dos aviões da TAM e da Gol.
Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira.
Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com um seguinte desconto: Doação feita à UNICEF no valor de aproximadamente 600 milhões de reais em 2006. Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças aos babácas que fazem as doações.
Agora vai você quer colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro criança esperança?
NÃO PODE!
Sabe por que você não pode? Porque Criança Esperança é uma marca e não uma entidade beneficente. Já a doação feita COM O SEU DINHEIRO para o Unicef é aceito.
E não há crime nenhum aí, você doou a Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém é descontado na Receita Federal como doação da Rede Globo e não sua!
PERGUNTA: Você pagando imposto da Rede Globo Criança Esperança?
Você pagando o imposto da Rede Globo!!!
Se a Rede Globo não desembolsa os 20 e tantos milhões para pagar o imposto de renda que deve ao Leão, para quem então é a doação do programa anual, Criança Esperança?
Se isso for verdade? Pergunto, eu. É mais uma trapaça legalizada da burguesia nacional agregada a todas as outras benesses que a grande mídia já tem dos governantes federais. Isso é uma aberração, é um absurdo!!!
Assim é uma maravilha ser empresário neste país, só ganha e ainda posa de bonzinho e filantropo.
É uma palhaçada. Você vai fazer uma doaçãozinha este ano para a rede globo?

Em 28 de julho de 2007.
ver.itamarsantos@bol.com.br

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.