Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Luta e o Movimento Antimanicomial...


            O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário brasileiro. 

Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

            Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

            Toda esta luta esta ligada a uma pratica que não leva em consideração a pessoa, mas sim a sua capacidade produtiva que diminuíra por estar com algum sofrimento mental ou em casos mais criminosos como a opção sexual, a gravidez indesejada pelo pai, senhor do engenho, ou pelo uso de drogas. Então estes “loucos” eram levados aos hospícios e assim, distantes dos olhos da sociedade, não envergonhavam suas renomadas famílias.

                No Brasil os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial) foram instituídos juntamente através da Portaria/SNAS Nº 224 - 29 de Janeiro de 1992, sendo considerados como unidades de saúde locais/regionalizadas que contam com uma população adscrita definida pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional, constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

            Em Viamão o primeiro serviço deste modelo foi inaugurado em 1999 e era chamado inicialmente de CAIS Mental ( Centro de Atenção Interdisciplinar de Saúde Mental) que desempenhou suas atividades ate meados de 2004 que a partir de então passou a ser denominado por CAPS.

            Atualmente Viamão disponibiliza quatro serviços que segue este modelo de atenção que se divide por área territorial e por população. A população adulta é atendida nos Caps Casa Azul, na Viamópolis e no Caps Renascer, no Centro de Viamão, o Caps I (infantil e adolescente),  esta também na região central de Viamão e o Caps III que atende, em horário estendido ate as 21 hs, na São Lucas, pessoas que usam álcool e outras drogas. Alem dos atendimentos realizados pelos Caps, Viamão dispõe de 18 leitos psiquiátricos no HCV, os quais são regulados pelos Caps.

            Com a adoção deste modelo houve uma redução considerável de internações hospitalares o que provam a cada dia que se pode cuidar da saúde mental fora dos muros da instituições totalitárias. Instituições  totais como a antiga Febem e o próprio Hospital Psiquiátrico São Pedro não tem mais em suas unidades pessoas e crianças na quantidade que detinham a 20 ou 30 anos atras, mas tem muitas pessoas que ainda vivem nestas instituições de forma digna e necessária.

Politicas articuladas de Assistência Social e de Saúde possibilitaram que pessoas abandonadas por suas famílias por vários anos tivessem seus vínculos familiares reconstruídos e assim deixaram os muros institucionais para trás, outras tantas, sem família ou sem possibilidade e reconstrução vincular permacem no próprio São Pedro, no morada São Pedro, no morada Viamão e na FPE (ex-Febem) encontram-se crianças com sofrimento mental que por força de maus tratos estão nesta instituição e nem por isso devem ser chamadas de manicômio ou hospício. 

Com esta realidade é, no minimo, prematuro propostas como “Morador Zero” , pois estamos falando de pessoas que cresceram e viveram na “casa São Pedro” porque nunca tiveram alguém para reivindicar a sua filiação, maternidade ou paternidade e o mesmo serve para as unidades que abrigam crianças em situação de risco que são moradoras na Fundação de Proteção Especial do RS.

            Sectarismos que somente servem para justificar currículos devem ser interrompidos e o cuidado protegido é necessário e deve ser melhor estudado tendo em vista que as famílias e a própria sociedade ainda não dão conta de seus de seus diferentes.

            Se falando de Hospital São Pedro, entendo e defendo a sua manutenção e a ampliação da oferta dos serviços existentes, por necessidade de demanda, por ser referência na rede estadual de saúde tendo comprovadas suas praticas como resolutivas na atenção integral à saúde mental em conformidade com o modelo atual que tem como centralidade a pessoa. 

Seguindo esta politica no HPSP funcionam serviços que atendem uma demanda de consultas mensais com alto nível de resolutividade terapêutica que dialogam com usuários psiquiátricos em crise esquizofrênica a usuários\dependentes de crack e outras drogas. O HPSP disponibiliza 120 leitos para internação, das quais 10 são destinadas a crianças(único serviço no estado) e 10 para adolescentes.

            Tendo a demanda que tem o Hospital São Pedro não deve servir mais de simbolo para uma Luta que não há mais sentido ser, pois seu fechamento pura e simplesmente não será uma condição para a efetivação da reforma psiquiátrica. 

A Luta Antimanicomial tem sentido de ser na vigilância das condições de atendimento dispensado aos usuários da Saúde mental e aos seus familiares que devem ter o suporte necessário para dar condições de cuidado aos seus que merecem e necessitam.

            Outra tarefa que os lutadores antimanicomiais deve ter na sua agenda são aquelas que versão sobre as condições dos trabalhadores em saúde mental que na maioria dos municípios gaúchos e brasileiros tem suas relações de trabalho precarizadas pela terceirização dos serviços ou pelo baixo salário disponibilizados pelas prefeituras em seus quadros de cargos e salários aos seus servidores.

            Após séculos de maus tratos estamos criando tecnologias nunca antes usadas e entre estas estão os cuidados dispensados pelos familiares aos seus portadores de sofrimento mental e ou usuários de drogas por isso serviços como o HPSP e a FPE , no momento são necessários como forma de proteção a estas pessoas  desprotegidas de tudo e de todos.

            Com certeza este tema não esta encerrado!!!



6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.