Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Reforma do Capitalismo.



Desde 1998, com a queda da URSS, os ditos comunistas/socialistas ficarão sem norte, sem parâmetro e até os dias atuais ainda batem cabeça atrás de referencias que possam provocar rupturas definitivas no Sistema Capitalista.

Os povos pobres do mundo destruídos por este sistema rebelam-se e através de eleições elegem governos tidos como progressistas e até de ideologia socialista.

Mas ao chegarem no governo, especialmente na Europa governantes socialistas ao invés de radicalizarem nas transformações do sistema capitalista, optaram em reformá-lo através do chamado “capitalismo social” e o seu Estado de bem-estar social (em inglês: Welfare State), também conhecido como Estado-providência, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado (nação) como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com a nação em questão.
Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_de_bem-estar_social  ).


Mesmo o capitalismo mundial não enfrentando mais oposições, tendo em vista a cooptação dos neo-socialistas e seu Welfare State, o sistema manteve e aprofundou a exploração dos trabalhadores assalariados através da aceleração das inovações tecnológicas o que lhes permite proliferarem a produção em escala geométrica a fim e criando a volúpia consumista nas pessoas que passam a se sentir parte, equivocadamente, da ideologia dominante ficando imersos na condição de proletários consumidores e reféns do sistema capitalista.

Há uma incapacidade generalizada das pessoas dirigentes ou das pessoas comuns em perceberem que essa crise é de sua responsabilidade e não apenas da falência política dos partidos socialistas.

Percebemos uma miopia ideológica de uma parcela considerável da intelectualidade política, socialista ou não, que renunciaram há tempos uma visão critica e transformadora do mundo, optando por uma única saída possível, ou seja, o capitalismo e a sua Democracia.

Apesar da crise financeira mundial, com recomeço no Brasil, e com isso o aumento da desigualdade social e desmonte do Estado de Bem Estar, antes tão ovacionado, há um proposital abandono da consolidação dos conceitos de Trabalho, Capitalismo, Classes Sociais e a Exploração de uma sobre a outra.

Não basta se discutir a desigualdade social e a cidadania sem radicalizar no seu fim. A Presidenta Dilma tem a tarefa de erradicar a miséria alimentar em que vive milhões de brasileiras e brasileiros, mas também tem de acabar com toda e qualquer desigualdade que ainda possa existir no Brasil. E existe.

E sabemos que existem muitas, sob pena de estar cometendo, repetidamente, os meus erros que seus “colegas” (PSOE ou o PS Português) europeus teimam em repetir.

 
MSN: itamarssantos13@hotmail.com



Maconha! Dê novo...




No dia 15/06/2011, “Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) liberaram por unanimidade a realização da Marcha da Maconha. Com 8 votos, o Supremo decidiu que as manifestações a favor da droga podem ser feitas no país.

Para o Supremo, proibir a marcha é violar a liberdade de expressão e de reunião de pessoas.” Noticiou o site R7 http://noticias.r7.com/brasil/noticias/por-unanimidade-supremo-libera-marcha-da-maconha-20110615.html

A livre manifestação deve ser livre para todas as necessidades das pessoas.
Só acho que esse direito é seletivo, pois quando tem alguma passeata de trabalhadores reivindicando seus justos direitos sonegados pelos patrões, com os trabalhadores lá do Mineirão ou os daqui da arena do grêmio, são reprimidos com violência, seus dias descontados e são demitidos.


Aí pra maconha pode!!! Acho que é mais uma das tantas apologias promovidas por setores da sociedade que tem interesse em lucrar com isso.

É o mesmo que estas acontecendo com a discussão dos direitos dos gays onde as novelas forçam a barra colocando em seus enredos esse tipo de debate, que a meu ver deve ser natural e individual; não necessitando impor estas opções como sendo "comuns”.

A maconha é a droga inicial de uma curta carreira do crime e uma abreviadora da vida dos jovens, alem ser alienante. Deve ser por isso, essa campanha toda para a sua liberação da maconha. Povo alienado é povo fácil de ser manipulado.

“Celso de Mello, relator do caso no Supremo, acrescentou que a polícia não pode agir com força durante uma manifestação pública. - Disso resulta que a polícia não tem o direito de intervir nas reuniões pacíficas, lícitas, em que não haja lesão ou perturbação da ordem pública.
Não pode proibi-las ou limitá-las. Assiste-lhe, apenas, a faculdade de vigiá-las, para, até mesmo, garantir-lhes a sua própria realização. O que exceder a tais atribuições, mais do que ilegal, será inconstitucional”.

Relata o mesmo site.

Quero só ver quando for uma manifestação do MST, uma passeata do CEPRS ou como as manifestações dos Bombeiros Cariocas. Será que a policia não baterá? E se o Governador de plantão ordenar dispersar na paulada?

Quero ver também a próxima passeata da Maconha com os “adeptos” fumando fissuradamente uma “tora” ou “baseado” de maconha. Como deve os policiais se comportar?


Usuário não pode ser preso, mas pode dizer de que comprou e daí se abriria um inquérito policial para apurar quem é ou são os traficantes. Este usuário vai ser locomovido ao DP mais próximo ou vão se drogarem sob a tutela do Estado?

Se o Estado vai tutelar, vamos falar sério sobre saúde pública e política de redução de danos.

Este é o bom debate.

Quem se habilita?


MSN: itamarssantos13@hotmail.com

Resposta aos PTfóbicos.







Com todos os ataques sofridos pelo Partido dos Trabalhadores após ter assumido varias gestões do Estado burguês esta muito difícil construir diferenças entre a população entres os vários partidos políticos quer sempre se apresentam como sendo a melhor proposta para “salvar” o povo brasileiro da miséria absoluta.

Referentes aos ataques sofridos pelo PT querem salientar que o mesmo vem de todos os lados, tanto interno como externamente.

Internamente grupos construíram maiorias para comandar a estrutura partidária e se perpetuarem no poder e externamente os representantes, disfarçados de democráticos, do capitalismo atacam ao PT pelas suas contradições programáticas e pelos atos nebulosos praticados por seus filiados que ocupam altos cargos na maquina estatal e partidária que até o momento estão sem explicações convincentes.

Estas praticas individuais são o álibi burguês para nivelar por baixo dos os partidos e assim terem um terreno fértil para as suas disputas intraclasse para ver quem entre eles serão o sindico do grande condomínio chamado Brasil.

Outro dia recebi por e-mail um destes ataques. Li e pedi uma sugestão ao meu amigo Dirk para escrevermos este apanhado de idéias.

Chegamos à conclusão que tendo em vista esta grande disputa em que se encontra o PT essas pessoas ultrareacionárias se empoderam de algumas “verdades” para atacarem através do PT uma alternativa social que privilegie o humano e a solidariedade possando para o povo como os arautos da boa ética e de ilibada moral.

Ficamos indignados demais com as posições de um intelectual tão fanaticamente ANTIPT e o cara ainda consegue dizer com muita elegância que nunca agrediu, nunca vaiou, nunca caluniou ninguém.....! O que é uma grande heresia.

Este e tantos outros intelectuais vão ficar do lado do PODER sempre... Quando Leonardo Boff diz algumas verdades, ele prefere ficar do lado do Papa Bento XVI, que também é um ultrareacionário, pois sem ouvi-lo, condenou o Leonardo Boff.





Posições ultrareacionárias criam raízes frente às praticas de certos socialistas, comunistas, petistas etc... que estão realmente do lado errado (ironicamente é o lado de intectuais!!!), pois não defendem a MUDANÇA RADICAL DO SISTEMA DO MODELO ECONÔMICO - POLÍTICO e não CONDENAM com palavras e atos o SISTEMA CAPITALISTA.....

___ Temos que ter esperança: UM DIA - e espero que não demore demais....- há de nascer um novo mundo, governado por um sistema de solidariedade que vai dar espaço ao VERDADEIRO AMOR que é o único caminho capaz de MUDAR este mundo.....Hoje nem podemos usar a palavra AMOR neste contexto político. Etc.etc.

____ Claro que por e-mail não vamos ficar ao um consenso, isto é, a uma idéia mais clara sobre este mundo que está sendo acobertado por tantas cinzas de inúmeros vulcões de egoísmo, de ódio e de ignorância......!!!! Não adianta vomitar em cima desses vulcões.......

Abraço!

Despe-se o meu amigo Dirk Hesseling.

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Luta contra a privatização do saneamento‏.

Por Ico Machado PT Viamão

A Gente não quer só emprego,



a gente quer respeito de sul a norte;


A gente não quer só emprego,


a gente quer emprego e Estado forte.



Companheiros e Companheiras:

Nos dias de hoje, temos estampado a notícia, de forma agressiva para os trabalhadores e às trabalhadoras do saneamento público, anunciando a decisão da retirada imediata da CORSAN do município de Uruguaiana.

É histórica a luta em defesa dos serviços públicos de saneamento. O nosso SINDIÁGUA vem especialmente destinando esforços para mobilizar as suas bases e a sociedade gaúcha. Na Assembléia Legislativa, temos a bancada do campo democrático popular (PT, PDT, PSB, PC do B) que busca incluir na Constituição do Estado a garantia da prestação dos serviços sob o controle público. Temos proposta dos quadros do PT para que o Congresso Nacional se posicione pelo controle das águas sob a tutela do Estado. Há um novo ambiente político no Governo, onde Tarso desde a campanha assumiu compromisso em induzir o tratamento de esgoto e a distribuição de água potável através da nossa CORSAN, assim re-qualificada.

Não vamos aqui retomar este debate que é do conhecimento das nossas bases aqui na Empresa, assim como está na razão de ser deste Núcleo. Também não vamos nos debruçar sobre a Lei do Saneamento, o marco regulatório, onde o Congresso Nacional resolveu de certa forma agradar as grandes empresas de engenharia e estabelecer maior espaço de atuação ao mercado privado sobre o setor do saneamento.

O que vamos destacar mais aqui é a forma de atuação das empresas de engenharia, dos políticos (em especial dos prefeitos), da mídia, do TCE e do poder judiciário, assim como a forma de re-ação necessária sobre Uruguaiana e com referência nas outras cidades determinadas pelo poder privado.

Uruguaiana é um exemplo muito claro para tudo isso. O discurso permissivo e irresponsável do Governo Yeda (PSDB) sobre a CORSAN, ao justificar falta de empenho na defesa dos serviços estaduais fornecidos pela CORSAN, tratava de dizer ao povo que a CORSAN deve saber competir com o mercado e preparar-se para ser a melhor opção numa disputa com o setor privado. Pois esse discurso justamente se contrapõe ao que o Prefeito de Uruguaiana (PSDB) e a Odebrechdt fazem em conluio. A população deste município sabe que o Prefeito havia acordado com a Odebrechdt antes de iniciar o processo licitatório, afrontando todo o processo legalmente constituído para uma concorrência. Isso significa dizer que, para obter a concessão dos serviços, serve o acerto com o prefeito para ?repartir o bolo? sem qualquer respeito ao processo licitatório aberto. Lembrem que a lógica é a mesma para outros ataques; Uruguaiana é apenas um exemplo, a Odebrechdt é tão somente uma parte integrante cartel, cartel esse que opera em vários estados do Brasil.

O debate público sobre a concessão dos serviços de saneamento, das opções entre o público e o privado, traz então o componente da denúncia. Do lado de cá, dos defensores da água como um bem público, onde sempre pautamos sobre esse desrespeito às regras legais por parte das empresas de engenharia do País. Notem que por dentro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há conselheiros comprometidos com esse resguardo, sendo que a recente aprovação das contas do Prefeito de Uruguaiana, no dia 08-06-2011, é decisão polêmica que gerou divisão naquela Corte.

Portanto, companheiros e companheiras, não vamos cair na armadilha de ficar lamentando sobre a dívida de serviços não prestados. Sim, é verdade que a CORSAN ainda não recuperou sua capacidade operacional e demora para sair desta ineficiência, é evidente que nos grandes sistemas temos as maiores dificuldades. Mas precisamos de maturidade e de unidade política, de coragem e de foco no Projeto para sair da lógica de desmonte inaugurada por rigotto e por yeda, onde a pauta que se impõe aos trabalhadores e às trabalhadoras do saneamento da CORSAN, ao PT e ao nosso Governo Estadual é:

1. Considerar toda a ação, na eventual decisão judicial, de retirada sumária da CORSAN para a entrega da operação à empresa privada como situação provisória que certamente passará por análise melhor concentrada na justiça estadual e federal;

2. Diferencia nossa prática do modelo neoliberal e corrupto de yeda e de alba, recuperando a capacidade de atuação operacional nos municípios, estabelecendo claramente posição contra a privatização, qualificando o atendimento do cidadão, melhorando a imagem da Companhia, respondendo às recomendações da base sem enrolação, capacitando e integrando o pessoal, atuando junto com a Assembléia Legislativa, na mídia, e no debate com a sociedade sem medo de se expor.

3. Estabelecer entendimento político entre Empresa e Sindicatos para não fazer deste momento de ameaças em Uruguaiana uma veia aberta de exploração das nossas deficiências e dificuldades internas, tratando de evitar que Empresa tenha um descrédito maior perante à população gaúcha e às comunidades locais (tiro no pé).

É hora de unidade e de profissionalismo constante para recuperar nossa CORSAN, para respeitarmos a esperança do povo gaúcho quanto ao Governo da Unidade Popular pelo Rio Grande.



Vamos perseverar na luta, sempre, sem esmorecer!

Saudações socialistas.



NÚCLEO DE SANEAMENTO DA CORSAN PT RS









6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.