Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hospital de Viamão; na Pauta.


Da esq./dir: Dr. Brito, Dr. Beltrame,Pref. Alex, Ver.Sérginho,
Sec. de Saúde Prfª Indianara, Sr. Enio-Pres.do CMS e
Dra Gisele Moreto-Promotora Pública.
Foto de Itamar Santos.


Na noite de 20 de julho de 2011, a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de um grande debate sobre saúde pública. Por proposição do vereador Serginho (PT), ocorreu uma sessão especial para se discutir o Hospital de Caridade de Viamão, atualmente sob gerência do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

A sessão especial foi presidida pelo seu proponente e a mesa composta pelo Prefeito Municipal, Alex Boscaini (PT), pela Secretária Municipal de Saúde, Professora Indianara (PT), pelo Diretor Técnico do HCV, Dr Brito; pelo Superintendente do HCV/IC, Dr. Alberto Beltrame, pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Senhor Enio e pela Promotora Pública, Dra Gisele Moreto, na ocasião representando o Ministério Publico, era para ser mais uma daquelas reuniões só de elogios, devido ser a maioria dos operadores de saúde simpatizantes das políticas do PT. Tendo em vista que tanto o Dr Brito, como o Dr Beltrame são remanescentes do Governo Federal, sendo o primeiro oriundo do GHC e o segundo do próprio Ministério da Saúde, restando para o contra ponto, a representante do MP e do Presidente do CMS.

Mas para a surpresa de todos o que vimos foi um bom debate de pessoas comprometidas com o SUS. Após as considerações dos componentes da mesa foi aberto para as pessoas que estavam na plenária se manifestarem onde falaram Eu (Itamar Santos), o ex-Prefeito Ridi, o Senhor Leocadio (representante do CES), o Ver. Romer (PSOL), o ver. Joãozinho (PMBD), Dr. Oberdan, Dra Lídia, a Ver. Belamar (PP) e o Ver. e Presidente desta Câmara, Ver. Nadim.

Os encaminhamentos finais foram no sentido de todos somarem forças junto da comissão do CMS de contratualização para acompanhar o novo convenio que ira ser assinado pelo HCV e PMV que custará aos cofres públicos R$ 300.000,00, garantir ao CMS local e estrutura para o seu funcionamento e envio dos documentos necessários a Câmara Municipal de Vereadores para que possa analisar o convenio, ora em discussão entre a PMV e o HCV.

Apontei durante a minha intervenção naquele evento e reafirmo aqui que o SUS esta correndo sérios riscos de ser engolido pela ganância daqueles que querem privatizá-lo, ou seja, os grandes grupos de saúde privados nacionais e internacionais e que devemos unir forças em todas as frentes para defendermos o SUS, especialmente durante a Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em setembro próximo e durante a 14ª Conferencia Nacional de Saúde que acontecerá em Brasília de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano.

Chamo a atenção para os defensores do SUS que temos que centrar nossa mobilização desde já junto ao Congresso Nacional que em breve colocará na pauta de votação a Emenda 29.

Emenda Constitucional que regulamenta as verbas orçamentárias para serem aplicadas no SUS definindo as competências das três esferas públicas de governo, onde a União tem que aplicar em saúde 10% do PIB, os Estados tem que aplicar 12% líquidos do seu orçamento em saúde e em especial aqui no RS o Governador Tarso Genro tem a obrigação política de inaugurar a aplicação de 12% orçamentários em saúde porque é uma bandeira histórica partidária e uma promessa peremptória de campanha, e os Municípios tem que aplicarem 15% de seu orçamento em saúde.

Alias! São os Municípios os únicos que aplicam este índice em saúde e é onde há as maiores reclamações autenticas por que há mau atendimento em todas as partes do SISTEMA.

Neste ponto saliento que o SUS esta em permanente construção, portanto não é um sistema acabado e assim há problemas no SISTEMA de Saúde de Viamão, do RS e no Brasil.

Não há um Sistema de Referência e Contra-referência, a Regulação da Urgências-Emergencias do SAMU apresenta falhas, há um corporativismo prejudicial e individualista por parte da maioria da classe médica quando exige remunerações irreais para o sistema necessitando de criar-se com urgência o piso nacional para médicos e todos os demais trabalhadores em saúde públicos, bem como teto máximo de salário.

Além de que no interior desta tão importante classe há um grande sentimento individualista que não permite que o SUS seja humanizado e ainda o sistema educacional brasileiro é excludente e culturalmente individualista/privatista não formando profissionais de saúde para a saúde pública, ficando aí uma outra importante mudança a ser realizada, garantindo que os formados pelas Universidades Públicas tenham que realizar estágio compulsório em próprios públicos no inicio de suas carreiras e após assumir a vaga pública via concurso público.

Finalmente saliento que a Participação Popular é fundamental para que todas as políticas governamentais sejam consolidas e neste sentido o Prefeito Municipal de Viamão tem o dever de proporcionar todas as condições necessárias para que o CMS tenha todas as condições para desempenhar as suas atribuições constitucionais sob pena de ser responsável legal e politicamente por privar a participação popular em Viamão, bem como garantir a liberdade de atuação de seus conselheiros na formulação, fiscalização e execução do Plano Municipal de Viamão.






6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.