Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Decadência Social.

Frio de zero grau faz casal se aquecer com cães.
*Fotos de Itamar Santos


*Casal dorme na rua em Viamão com temperatura de zero grau


Fotos a zero grau em Viamão.

Estas imagens (as 7:00 de 5/8/2011 e com zero grau) até podem ser consideradas comuns nas grandes cidades e já estão ficando visíveis em Viamão.

Como tudo que sai do controle individual classifico como sendo de responsabilidade Estatal, neste caso a responsabilidade é da Prefeitura de Viamão que tem uma Secretaria de Cidadania e Assistência Social capacitada para prevenir esta situação deprimente e desumana na qual se encontra este casal que dividem com sua matilha o chão duro da calçada de um prédio comercial na parada 41, a beira da RS 40 que leva o nome de Tapir Rocha importante político destas terras.

Será que a Secretaria e a sua Secretária sabem quantos moradores de rua existem em Viamão?

Sabe-se, qual o programa que esta em curso para retirar estes seres humano desta decadência, tratá-los e reinceri-los na sociedade, devolvendo-lhe a cidadania e a dignidade?

Acredito que são poucos os que estão nestas condições, portanto cabe ao nosso Prefeito Alex agir rápido e garantir dignidade para estas pessoas.

*Area coberta de uma Casa de Carnes na pda 41 de Viamão
serve de abrigo para um casal de moradores de rua.
O senhor pode. Companheiro Prefeito!!!!

Sei que esta é uma realidade em todas as cidades brasileiras, mas entendo que é dever do Estado (Município) proteger as pessoas que atingem estes níveis de decadência. Há quem diga que “essas pessoas optaram por "viver" assim”.

Todo aquele que regride a esse ponto teve em sua existência algo muito grave para que permitisse atingir tão baixo nível social.

Estas pessoas passaram por situações clinicas ou emocionais que os levaram a isso. Ninguém opta por viver na miséria e na mendicância!


Tanto uma como a outra causa gerou a conseqüência que esta materializada no abandono, na doença e no vicio.

Portanto deve ser tratado e para isso defendo uma tese de que nestes casos o tratamento deve ser Estatal e compulsório.

Ou seja, o Estado através de equipes especializadas para este fim deve convencer estas pessoas para tratá-las e após oportunizar-lhes uma vida cidadã.

*As 7:10 do dia 5/8/2011, zero grau, casal dorme na rua em Viamão.
Não basta apenas recolher-lhes nas noites de frio intenso e abrigá-los, alimentar-lhes e ao amanhecer ou mesmo após o comer uma sopa devolvê-los a rua.

Estas pessoas necessitam de tudo; é um recomeço como um “nascer de novo” e ao identificar cada caso deve-se tratar, curar e preparar a pessoa para viver em sociedade outra vez com trabalho, casa e educação ou em casos que falta a sanidade mental caberá ao Estado manter com dignidade a pessoa em abrigos Estatais ou os seus familiares para que estes possam zelar pela vida deste.

Enquanto isso não for feito, infelizmente, por muitos invernos e verões veremos seres humanos vegetando a própria sorte ou azar.






Publicado em 8/08/2011 zh.com leitor reporter.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fora Ricardão!!!!

A taça é nossa!!!
Tira a mão da Taça Ricardão

Reprodução do cartaz que convocou militantes a
protestar contra Ricardo Teixeira, no Rio







 



O João e a Legalidade.


24º Presidente do Brasil, João Goulart.

Em meio a Guerra fria, disputa política e bélica entre EUA e a então URSS quando o mundo era dividido entre capitalistas e comunistas, entre direita e esquerda, o 24º Presidente do Brasil,( http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Goulart  ) João Goulart, gaúcho de São Borja, inicia as Reformas de Base.

Com certeza as reformas mais radicais já aprovadas no Brasil e só foram impedidas de serem transformadas em realidade pelo covarde golpe militar de 1964 que torturou e assassinou milhares de trabalhadores e trabalharas por 20 anos.

Em 1963 o então Deputado Federal Fernando Ferrari viu aprovado o Estatuto do Trabalhador Rural pelo Congresso Nacional que determinava a Reforma agrária de fato no Brasil que garantia a sindicalização, organização e os direitos dos trabalhadores rurais que ate então viviam em estado de semi-escravidão.

Na industria, no comércio e para as multinacionais foi aprovada no Congresso Nacional a lei 4.131, de 3 de setembro de 1963 dizia:

"(sic)... fica restringida a remessa de lucros do capital estrangeiro à (sic) uma taxa máxima de dez por cento ao ano sobre o capital investido, excluindo-se os lucros dos re-investimentos (sic) e capitalizados dentro do país pelo Congresso Nacional".

Esta lei alterou profundamente toda a estrutura de contabilidade das grandes empresas estrangeiras, tornando-lhes impossível maquiar os lucros, que chegavam até a casa de 5.000% sobre o capital investido.

A partir da aprovação das duas leis, iniciou-se no país um debate muito forte entre forças conservadoras e progressistas.

As Reformas de Base foram anunciadas em um gigantesco Comício no dia 13 de março de 1964, na Central do Brasil no qual Jango divulgou o decreto da Supra, que submetia à desapropriação:


"(sic)... propriedades rurais superiores a quinhentos hectares, marginais às estradas federais numa faixa de dez quilômetros”.


"(sic)... seriam desapropriadas para fins de reforma agrária as áreas superiores a trinta hectares, marginais dos açudes e obras de irrigação financiadas pelo Governo."


"(sic)... eram sujeitas a desapropriação e encampação das refinarias privadas em favor da Petrobrás".

Nascia ali o mais próximo que se chegou da verdadeira Reforma Agrária no Brasil.

Apesar de ter exercido o poder Presidencial por pouquíssimo tempo o Presidente João Goulart provocou grandes mudanças. Se estas mudanças foram interrompidas na pratica, mas da cabeça das pessoas e na História da luta das classes pobres por um Brasil melhor e outra reforma apresentada aos brasileiros foi à urbana e contra a especulação imobiliária.

O projeto de lei de Reforma Urbana com medidas para a modernização da economia e do país foi enviado a apreciação do Congresso Nacional em 15 de março daquele 1964 que apresentava muitas sugestões, previa:

"(sic)... concessão aos inquilinos que assim desejassem, o direito de comprar o imóvel ocupado, no caso sua residência, resguardando-se o direito do proprietário de manter sua própria residência excluída de qualquer concessão”.


"(sic)... ao Estado competia avaliar essa compra dentro de preços médios praticados pelo mercado, garantindo o pagamento do imóvel ao seu proprietário nos prazos ajustados entre as partes, com base em uma prestação mensal mínima correspondente a 1% sobre o preço total do imóvel, em valores médios do mercado”.


As medidas da reforma urbana afetariam a economia e atingiriam os grandes investidores particulares e grandes companhias imobiliárias.Que gerou muitas disputas políticas do meio urbano da época!

Cerca de 13,5 milhões de famílias brasileiras (30% da população) moravam em imóveis alugados na época.

Se somados as duas edições do Programa Minha casa, Minha Vida, (Veja como funciona http://www1.caixa.gov.br/popup/Home/popup_home_9.asp  ) chega 4,6 milhões de unidades a serem construídas para aqueles que tenham alguma renda, portanto os 16,2 milhões apontados pelo IBGE que estão abaixo da linha da miséria não encontram-se incluídos neste projeto.

Neste caso justificam-se as criticas e as pressões para que o governo da Presidenta Dilma seja mais radical no sentido de apresentar Reformas que transformem a vida daqueles que realmente necessitam.

Por enquanto falta muito para que a era Lula tome o lugar de destaque na Historia Brasileira que ocupa o Presidente Jango.



MSN: itamarssantos13@hotmail.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desenvolvimentismo.

Vamos dar um basta a estas comparações julas.

Wikipédia, a enciclopédia livre nos diz que se dá o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.

O desenvolvimentismo é uma política de resultados, e foi aplicado essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil (governo JK) e no governo militar, quando ocorreu o "milagre econômico brasileiro", bem como na Espanha (franquismo).

Vou mais longe, na era Vargas se utilizou controversamente recursos Estatais (o chamado desenvolvimentismo-nacionalista) para desenvolver a industria brasileira, principalmente a petroleira-a Petrobrás nasceu ai, para definir o desenvolvimentismo como antagônico a um sistema solidário que se propõe a acabar com as desigualdades sociais e desde de lá não houve um crescimento sustentável com distribuição justa da renda adquirida.

Mais uma vez se vê a utilização desse modelo e acompanhado de um discurso nacionalista, propicio para a conjuntura atual, para justificar a sua utilização.

Na contra mão da lógica transformadora o Governo Federal prefere aliançar-se com os poderosos nacionais ao invés de aproveitar a maior crise de sistema nunca ocorrida no capitalismo mundial para atacá-lo e pedagogicamente apresentar a população brasileira saídas alheias ao ideário neoliberal.

Foto do Blog do Planauto.
Na terça,2/8/11 a Presidenta Dilma lança o Projeto Brasil Maior http://blog.planalto.gov.br/brasil-maior-desonera-folha-de-confeccoes-calcados-moveis-e-softwares/  , que retira 20 % que incidia no valor total da folha de pagamento dos trabalhadores das empresas, sendo que imposto era verba da Previdência Social por optar a não enfrentar por exemplo, os lucros exorbitantes adquiridos pelos banqueiros e mesmo aqueles alcançados por especuladores, agronegocio e todo o conjunto empresarial nacional e multinacional.

Necessitamos de mais ousadia governamental colocando-se na vanguarda de enfrentamento desta crise de Sistema no Capitalismo propondo a defesa Nacional, sim, mas voltada para as classes menos desfavorecidas onde valorize o emprego garantindo a sua estabilidade e remuneração, bem como a criação de novas tecnologias a fim de disputar com os produtos importados maior valor agregado e menor custo interno.

Veja aqui outras opiniões:






MSN: itamarssantos13@hotmail.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Solidariedade!!! Tem gente que faz.

No ultimo dia 25 de julho de 2011, fui convidado a almoçar com o meu irmão de fé, Almenon Longaray, no Centro Espirita  Bezerra de Meneses, na parada 2 da Vila Cecilia, aqui em Viamão.


Entrada da fundação Espirita Bezerra de Menezes.

Replica do Crito Redentor.
O almoço era para comemorar o aniversario daquela cas de fé, mas quem ganhou o presente foram os necessitados, adultos e crianças que são atendidos por aqueles irmãos anonimos que semanalmente trabalham com o unico objetivo de doar ao proximo amor solidario. 

A sede da Fundação



O time da solidariedade.

O time solidario
Fotos de Itamar Santos.

Almoço servido para, aproximadamente uma centena de adultos e de crianças.





Por que a população não sai às ruas contra a corrupção?

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em recente entrevista à Revista Piauí, disse abertamente: “em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. Sabe por quê? Por que eu saio em 2015. E aí, acabou.(...) Só vou ficar preocupado, meu amor, quando sair no Jornal Nacional.”

 


6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.