Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quarta-feira, 21 de março de 2007

Água, um bem insubstituível.

A semana da água teve seu inicio em 20 de março e vai ate o dia 26 e o no dia 22 de março também é comemorado o dia mundial da água. Portando sempre é bom lembrar que o planeta terra possui aproximadamente 1,36 bilhões de metros cúbicos de volume desses liquido, dos quais 97,2% são salgadas e 2,8% são doces.
Sendo deste total de água doce 2,15% em geleiras e 0,65% disponíveis como água subterrânea, deste total subdividido em 0,31% de águas subterrâneas profundas, ou seja, fora do alcance da crosta terrestre e de 0,34% de águas subterrâneas acessíveis e superficiais.
Os padrões internacionais de distribuição de água consideram que a escassez deste elemento, para uma determinada coletividade, se dá a partir do momento que a disponibilidade chega a uma média de um mil m³ por habitante /ano.
Apesar da média planetária de disponibilidade hídrica ser de 7,4 m³ habitante/ano a distribuição desigual de água doce no globo nos leva a uma realidade preocupante.
Do percentual de água doce disponível no mundo o Brasil possui 16% entretanto, devido á sua dimensão continental, esta água esta distribuída de maneira desigual, o que leva a encontrarmos regiões do Brasil com disponibilidade hídrica inferior a 1,7 mil m³ por habitante/ano, ou seja, em estado de alerta ou em muitos casos já em estado de seca.
O Aqüífero Guarani é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do globo terrestre. Sua área é de 1.250,00 km², dos quais 850.000 se situam no território brasileiro (VIAMÃO FAZ PARTE DESSE TERRITÓRIO) e o restante no Paraguai, Uruguai e Argentina.
O Iraque vendia um barril de petróleo por U$ 28 e compra o barril de água por U$ 80. Isso significa o quanto é preciso este líquido. Podemos substituir o petróleo por outros produtos e até viver sem ele; no entanto, não podemos viver sem água.
Segundo a ONU, no fim do século XX um bilhão de seres humanos não dispõe de água potável de qualidade; desde 2005 um terço da humanidade está sem este liquido.
Esses dados aumentam a responsabilidade sobre o uso correto da água, a preservação da natureza é a necessidade de fazer com que ela seja mantida como um bem público, acessível a toda população.
A importância da água é ressaltada na própria Bíblia, na qual aparecem mais de 90 citações sobre este precioso líquido. Uma de suas primeiras manifestações da ação criadora de Deus foi quando ele fez a água. E só a partir daí a vida começou a existir em nosso planeta.
Ainda hoje todas as religiões cristãs continuam batizando com água. Isso significa que a água além de ser fonte de vida natural, também tem uma simbologia de vida espiritual.
Todo o ser humano tem direito, independente de classe social, de ter acesso à água e de qualidade. E para ter este direito o saneamento Público deve continuar Público.
É através dos serviços de saneamento que as populações têm acesso à água e ao serviço de esgoto, portanto estes serviços devem permanecer sendo prestados por empresas Públicas que não visam lucro.
Não podemos admitir que um bem tão essencial seja transformado em mercadoria e em objeto de lucro para empresas particulares.
Aqui em Viamão temos algo parecido com isso, visto que a cervejaria BRAHMA produz milhares de litros de cerveja e refrigerante utilizando a água do nosso subsolo e não paga nada por isto, não informa a ninguém o quanto gasta desta reserva natural que é insubstituível.
Portanto é fundamental que assumamos publicamente a defesa da água como um bem universal, a defesa de nossas reservas hídricas, a defesa da Titularidade dos municípios na prestação dos serviços de água e esgoto.
A pressão popular, num passado recente, já surtiu efeito, impedindo a privatização do saneamento público, mais uma vez é chegada à hora das forças democráticas e populares, contrárias à entrega destes serviços à iniciativa privada, unirem-se em defesa da água e do saneamento público.
O Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Perez Esquivel, denuncia o interesse dos Estados Unidos, em dispor do Aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce da América do Sul, está por trás da intenção de instalar forças militares na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. ”Neste momento, estamos muito próximos de um totalitarismo globalizado, que deverá agudezar os conflitos mundiais”, frisou o pacifista. (matéria C. Povo-14/01/05). Este alerta comprova que, além das disputas por petróleo os EUA estão de olho em outros recursos naturais como a água, a biodiversidade contida em nossas matas, etc....
E para que isso se concretize utiliza as armas mais sórdidas inimagináveis como as noticias do Jornal “O Globo” que a partir de 04 de março fez uma serie de reportagens SOBRE A TRIPLICE FRONTEIRA DE, TODOS OS DIAS CAPAS E PAGINAS INTEIRAS, sobre o que eles chamam de terrorismo.
A REVISTA ÉPOCA, DO MESMO GRUPO EMPRESARIAL DE O GLOBO, NA SUA EDIÇÃO DE 12 DE MARÇO, TEM COMO CAPA
“TERRORISTAS ISLAMICOS ESTÃO ESCONDIDOS NO BRASIL?"
Essas ofensivas das organizações Globo não são mera coincidência, tendo em vista a investida dos EUA na América do Sul representada pela recente visita de Bush ao continente. Agora a desculpa para invadir a região é os árabes e muçulmanos de Voz do Iguaçu que são os terroristas, mais uma mentira racista desse presidente insano aplaudida pela imprensa brasileira que faz coro com mais essa aberração.
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão 20/01/2005, e atualizado em 20/03/07.

Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.