Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Defensores de um Sistema Perverso.

Uma primavera nada boa aos auto denominados geradores da riqueza mundial.

No principio do mês de outubro milhares de dólares e euros foram pulverizados da noite para o dia, seguido de anúncios de liberação de “pacotes” para resgatarem a credibilidade dos maiores bancos internacionais.

Na Alemanha a liberação chegou a ser de 470 bilhões de euros; no Reino Unido foram 37 bilhões de libras ou 64 bilhões de dólares; na Áustria 100 bilhões de euros; na França outros 300 bilhões de euros e no Brasil a liberação foi fornecida através da diminuição do compulsório irrigando inicialmente com 100 bilhões de reais o setor financeiro, sem computar os bilhões liberados aos exportadores e ao agronegócio como “capital de giro”.

Mesmo com toda essa moleza e a juros baixíssimos há aqueles que dizem que o capitalismo está sendo “atacado por uma maioria esmagadora de socialistas frustrados pela derrocada fatal dos regimes comunistas e socialistas e pelo triunfo implacável dos regimes democrático/capitalista” (artigo publicado em ZH 30-10-2008 por Rafael Sá - Presidente do Inst.. de Estudos Empresariais – IEE).

O Pós-doutor em Direito e Economia, Cristiano Carvalho, um dia antes publicou, no mesmo diário, um artigo com o titulo hipócrita de “É culpa do “neoliberalismo”?”.

A cega defesa do capitalismo por estes senhores, subordinados ao sistema é tamanha que margeia ao ridículo.

O Doutor Cristiano vai alem e afirma que tanto “crise de 1929 como a atual o maior culpado é o intervencionismo do Estado”. Segue afirmando que “o Fed, ao determinar juros baixíssimo, sinalizou uma situação que não era a de equilíbrio, incentivando os consumidores a gastar e os bancos a conceder financiamentos baratos”.

Mas caro doutor, o mercado não é o ente que sabe tudo?

Como será que caiu nesta armadilha?

Cabe-nos indagar!

Ou os senhores querem nos fazer crer que os culpados por mais esta crise do sistema capitalista são os ultrapassados socialistas ou dos caloteiros trabalhadores norte americanos que creram no sonho da casa própria.

Esquecem-se, os senhores que nos EUA o índice de desemprego é altíssimo para um país que se diz o xerife do mundo e por isso a impossibilidade daqueles trabalhadores em quitar suas dividas e até perderem suas casas engrossando o numero também alto, de sem tetos naquele país.

Esses milhares de bilhões de dólares foram parar no bolso de alguém, pois as casas do povo norte americano foi construído com tijolos, areia e cimento e tudo como manda a lei da “oferta e demanda”, regra basilar do mercado, portanto proporcionando o lucro único objetivo do sistema capitalista.

Esquecem-se os senhores de informar a opinião publica de que o quê houve foi produto da ganância de alguns que transformaram hipotecas em papeis comercializados mundo a fora, pelo preço que o mercado disse valer e nisso não há o “intervencionismo estatal”, tão reclamado pelos senhores.

Esta pratica nos prova que não há transparência nos negócios “regulados pelo mercado” onde ser “esperto” é sinônimo de inteligência e não de mau caratismo.

Enquanto jogam-se bilhões nas “mãos enriquecedora do mercado” e trilhões nas guerras promovidas pelo “satã” dos EUA a “ONU informa que 40% dos africanos vivem na pobreza extrema; “o secretario geral da ONU afirmou que a África precisa de 72 bilhões de dólares para alcançar a meta do milênio”; atualmente, 1 milhão de pessoas perde a vida todos os anos para a malaria e para eliminá-la em nível mundial, seriam necessários 5 bilhões de dólares até o final de 2009; a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) informou que os altos preços dos alimentos levaram mais 75 milhões de pessoas a passar fome no mundo. Em 2007 o numero de famintos foi de 923 milhões.” (Jornal Brasil de Fato n° 294- Artigo de Sandra Quintela- Socioeconomista da Rede Jubileu Sul.)

Ao pegarmos o dado da FAO observaremos que enquanto o numero de famintos aumentam a cada ano, diminuem geometricamente o numero das empresas multinacionais que exploram toda a cadeia produtiva do setor de alimentação gerando uma profunda concentração de poder nas mãos de meia dúzia de S/A controladoras da semente a venda do alimento nas gôndolas dos hiper mercados.

Estes são os números que devem ter uma urgente intervenção do Estado e da mão santa do mercado, o qual, como o rei Midas, onde tudo toca vira ouro.
E se esta é mais uma das crises normais do capitalismo e dela brotaram riquezas imensas, bem que parte deste lucro fosse para socorrer os famintos do mundo, os desabrigados pelas intempéries da natureza, aqueles que sofrem de AIDS nos hospitais espalhados pelo planeta e para tantos outros que estão à margem dessa riqueza.

Ah!!! Se houvesse uma maioria realmente socialista no Brasil, seriamos um país mais solidário, fraterno e menos hipócrita.

ver.itamarsantos@terra.com.br

Publicado no www.melhordetodos.com.br em 30-10-2008,

Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.