Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

terça-feira, 11 de março de 2008

Feijão com Arroz ou Etanol?

Todos nós sabemos que o Brasil foi colônia de Portugal que por conhecidência no dia 08 de março deste ano, marcou os 200 anos da chegada da família real portuguesa no porto do Rio de Janeiro, vinda em fuga da Europa que era dominada por Napoleão Bonaparte.
Mesmo após a proclamação da Republica continuamos dependendo de “ajudas” externas, aí veio à Inglaterra e agora os Estados Unidos e seus aliados do FMI ou do Banco Mundial, instrumentos de dominação e exploração das riquezas brasileiras de igual valor àquelas que os Portugueses saquearam durante séculos.
A corrida mundial pela energia já vem de longa data, guerras são realizadas em nome da conquista de cada vez mais controle de territórios ricos em fontes energéticas como o petróleo, urânio e gás natural. Mas essas fontes são finitas e as grandes potências imperialistas como os EUA e seus aliados da Europa sabem disso.
E para sustentar os seus mecanismos de exploração necessitam de mais energia e desta vez, energia renovável. O ataque se dá nos países mais pobres como a África e as Américas Central e Latina, no México o milho, produto característico daquele país, foi substituído por sementes Transgênicas e seus produtores “incentivados” a produzir milho, transgênico, em larga escala para exportar aos EUA a troco de banana, enquanto o povo mexicano paga muito caro por um produto tradicional, sem contar que toda a cadeia alimentar sofre acréscimos vertiginosos devido ao avanço da monocultura do milho.
No Brasil a situação não diferente da mexicana, por aqui “os investimentos” são nos chamados “agrocombustiveis” que tiveram o seu inicio como o advento do Pró-alcool a mais de 30 anos. O Jornal Brasil de Fato n°259 publicou uma edição especial pautando os agrocombustíveis embasados em dados estatísticos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio-econômico (DIEESE).
Esses estudos mostram que em 2007 a cesta básica aumentou mais que o reajuste dado ao salário mínimo o qual foi majorado em um pouco mais de 8% no mês de abril daquele ano, mas em Aracaju (SE) o aumento foi de aproximadamente 24%, ou seja, três vezes mais. Para se ter uma idéia, o feijão teve um aumento de 150% em 2007 e bateu os 222% de aumento em Natal (RN). Mas, não foi só o feijão o grande vilão dos aumentos, com ele subiram de preço a carne, o leite, o café, e o óleo de soja, sendo esse ultimo um dos produtos que compõe a base dos bioenergéticos que serão os mantenedores dos carros de luxo dos ricos da América do norte e da Europa.
A que se deve esse aumento? A resposta é a mesma dada na experiência mexicana, ou seja, o principal motivo por toda essa carestia é a crescente demanda mundial pela produção de agrocombustíveis, admitida por especialistas do setor e pelo próprio Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, representante do agronegócio no governo de coalizão.
Enquanto a cana-de-açúcar e a soja batem recordes de produção todos os anos os dados oficiais do Instituto de Economia Agrícola, aponta para a diminuição das áreas plantadas de 32 produtos agrícolas cabendo ressaltar a perda de território do arroz em 10%, do feijão em 13%, do milho em 11%, da Batata em 14%, da mandioca em 3%, do algodão em 40%, do tomate em 12% e a redução de 1 milhão de bovinos com a conseqüente queda da produção de carne e leite nos anos de 2006 e 2007.
Isso significa dizer que o Brasil está optando em manter o comercio externo que paga uma ninharia pela nossa soja e pela nossa cana porque é “vendia” inatura não gerando o que os economistas chamam de valor agregado em detrimento de mais de 14 milhões de brasileiros famintos que sobrevivem com R$ 3,00 por tonelada de cana cortada, ou seja, o cortador de cana-de-açúcar tem que cortar duas toneladas por dia para comprar um quilo de feijão e se encontrar o feijão a esse preço.
A situação é alarmante e a grande imprensa colonial permanece calada perante esses fatos que estão matando de fome milhões de pessoas no Brasil e no mundo para sustentar os seus privilégios e de seus imperadores.
Não te cale!!! Não nos calemos perante a esse “genocídio silencioso.”
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão,11-03-2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não fosse o ethanol impulsionando a economia brasileira, tanto no agronegócio como na nossa indústria automobilística, o número de miseráveis no Brasil seria muito maior, simplesmente porque nossa economia estaria debilitada e com poucos investidores. Meu amigo, respeito sua opinião, mas ela baseada no ponto de vista do "copo meio vazio" e o pessimismo só irá secá-lo. O Brasil tem olhar para o "copo meio cheio" e com o otimismo irá sempre enche-lo para o bem de todo o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Itamar Santos:

É ruim falar com "anônimos", pois da a impressão de que é um ser que não existe, mas mesmo assim quero dizer que o agronegócio gera pouquicimos empregos e os que são gerados por este setor é extremamente impróprio chegando a ser um trabalho escravo.

Outro, senão sobre a monucultura da cana de açucar se dá na questão da soberania alimentar onde vastas extenções de terra são apropriadas para só esta cultura, deixando de lado o arroz e feijão, alem do milho, trigo e tantos outros.

E o que é pior os latifundiários nacuonais e internacionais estão invadindo a Amazônia e ainda são protegidos pela Justiça.

E para o povo trabalhor é porrada e cacetada.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.