Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

O que queremos?

O que queremos?

Inicialmente quero afirmar que o debate ora em curso não significa medir quem empiricamente domina os conhecimentos sobre socialismo, comunismo ou outro modo de se viver. Ficando isso claro entre nós quero continuar afirmando que todo o conhecimento teórico que dispomos deve nos servir para incorporá-los a nossa pratica. Se nos reivindicamos socialistas, no mínimo devemos ser solidários e o mesmo serve para a questão da democracia, não a burguesa que está aí, mas a democracia que nasça do debate com a classe trabalhadora e para que isso ocorra requer que as nossas direções partidárias, sindicais e populares estejam imbuídas dessa pratica.

Tendo isso como objetivo, estou claro que já é passado da hora de termos entre nós bem claro a conceituação do que é ser de direita ou de esquerda, que esta intimamente ligado a pratica de cada individuo e a parti desse para a sua entidade. Então companheiros o exemplo de Serra esta colado a direita, pois a sua pratica é de Direita, ou seja, contraria aos interesses da classe trabalhadora (trabalho, distribuição de renda e tantos outros). Não nos é permitido como direção ou como base utilizar dessa dualidade.

Desde que, ainda jovem sem saber muito bem sobre as questões teóricas da política, optei pelo PT sempre compreendi que eu era e sou um individuo de esquerda e isso não significa que não podemos discordar entre nós.

Por sermos uma tendência e estarmos dentro de um partido que mais se a próxima de uma frente política é que me convenço de que em nossas direções devam estar representadas todas as posições filosóficas e ideológicas que formam o conjunto da tendência e/ou do partido.

Nossas diferenças e divergências se concentram explicitamente neste distanciamento entre direção e base, pois também pode ser avaliado como demagógica a simplista definição de que basta se tiver direção ou quadros altamente intelectualizados para que ocorram as transformações que tanto lutamos para que aconteça. As Direções devem estar em permanente contato com a sua base e vice-versa para que o movimento (Partido ou Mov. Popular) esteja em permanente atividade.

Nossa contribuição vai de encontro com a necessidade que temos de realmente refundar o PT e os pensamentos de esquerda nos preceitos revolucionários aproveitando aquilo que de bom que cada um deles apresentou a classe trabalhadora. Um Partido como o PT tem que se recompor proporcionando uma nova estrutura que rompa com essa atual onde os quadros dirigentes e intelectualizados criaram uma classe eletizada que se utiliza do poder para obter privilégios. Um Partido que se reivindica dos trabalhadores tem que romper com essa estrutura verticalizada e se constituir a partir de uma nova organização horizontal e isso não significa ser basista unicamente, isso implica em estar em permanente processo de construção e de organização onde dirigentes e não dirigentes tenha responsabilidades de propor e executar as tarefas que foram decididas por consenso, partindo para um patamar acima daquele representada pela democracia de proporcionalidade.

A partir da refundação de um Partido que realmente tenha interesse em abrigar as massas operarias e como ela fazer as transformações de que a sociedade brasileira precisa, já é passada a hora de propormos as mudanças necessárias para que aconteçam transformações estruturais.

Nossa tarefa deve passar pelo rompimento com essa sociedade em que vivemos onde predomina a economia de acumulação que impede o desenvolvimento de uma sociedade igualitária, na qual as diferenças possam ser reduzidas até o fim das tensões sociais. Um dos caminhos para conquistarmos essas mudanças é fortalecer a educação e entregar a população os instrumentos do conhecimento. È por isso que é fundamental estarmos em partido institucional e com possibilidades concretas de estando no “poder” local direcionar seus esforços para fins coletivos e não individuais os de “grupos de amigos.”

O PT já teve inúmeras experiências administrativas, em especial a Presidência da Republica, portanto devemos dar uma basta aos discursos e iniciar um novo processo de embate com a classe dominante no Brasil é preciso tomar ações concretas, temos que colocar o serviço público realmente a serviço do publico, temos que aprofundar a reforma agrária e a defesa da internacionalização da luta dos povos oprimidos pelo imperialismo norte americano e israelense.

Alem de lutas programáticas, devemos contribuir decisivamente para eliminar a burocracia e a corrupção para se possa construir uma nova institucionalidade. Todas essas lutas devem ser propostas ao povo através das nossas ações enquanto militantes de base, de direções ou como representante do povo a frente das instituições publicas sendo os agentes dessa transformação.

Todos os nossos esforços para avançarmos em nossos governos devem estar intimamente ligados a participação popular na concepção da palavra, onde o povo seja o sujeito das transformações, sendo assim instrumentos como o orçamento participativo deve estar à disposição daqueles que realmente precisam sendo suas demandas sejam realmente executadas.

O PT deve retomar o seu papel dirigente dos governos em que administra e frente ao processo político de transformação da sociedade brasileira em uma sociedade socialista para isso é necessário que trabalhe com afinco na conscientização de seus militantes, dos servidores públicos propondo a mudanças nos valores éticos das pessoas. Todo processo revolucionário requer um partido bem estruturado e para isso nele devemos ter quadros políticos qualificados capazes de dirigir qualquer organização (Foi uma falha quando assumimos os governos, os quadros foram absorvidos e o partido fica a mercê de oportunistas); por isso a necessidade da aproximação entre direção e base.

Um partido realmente revolucionário tem que abdicar das decisões de cúpulas, tudo deve ser discutido com a base (Nós já praticamos isso nos primórdios do PT), tem que ter a participação do povo.

A refundação do PT como partido dirigente passa pelo papel de ser o promotor dos meios de potencializar a democracia e a igualdade na sociedade. E refundar não significa negar o projeto socialista, mas sim reafirmá-lo, aprofundá-lo.

Não se trata aqui de renegar as direções e sim impor uma nova forma de atuação onde a horizontalidade seja pré suposto básico para a sua formação, isto é, outro modo de propor direção e organização onde, repito as bases e suas direções possam deliberar em conjunto.

Quanto a vir assumir um cargo de direção isso deve ser uma preocupação que todo dirigente deve ter em produzir consciência em seus militantes afim de que eles tenham condições de dirigir o partido, a tendência ou o sindicato, criando assim os famosos rodízios coletivos onde todos tenham as mesmas oportunidades e possam assim adquirir experiências. Se isso é fazer o que quiser sem discussão, nós não estamos falando o mesmo idioma, pois a minha tese é justamente o contrario, quanto mais participação, mais democracia e unidade teremos.

E quanto ao subcomandante Marcos, só o fato dele ter esse pensamento já merece a nossa admiração, pois o EZLN teve e tem um papel importante na luta da esquerda da América Latina, bem como Ortega teve durante a revolução Sandinista na Nicarágua, apesar da conciliada que deu após quando foi governo.

Comunismo e anarquismos são estágios superiores ao socialismo, portanto, primeiramente me satisfaço em construir o socialismo sabendo que ele não é o fim, mas o meio de se atingir a perfeição da humanidade em sociedade.

veritasantos@brturbo.com.br

Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.