Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

domingo, 21 de junho de 2015

Uma Grande História


*De Leandro Fanti.

            Esta história se confunde com a minha desde quando trabalhava no Frigorifico Líder, na Vila São Tomé, em Viamão, a onde me criei e vivi.
            Hoje esse jovem senhor chamado Leandro Fanti de uma memória invejável, porque nunca se esqueceu destes fatos e de seus autores e atores, entre os quais me incluo. Ele me conta uma parte de sua infância para fundamentar a sua opinião sobre um importante debate que a sociedade brasileira deveria fazer com a responsabilidade que este jovem o faz.
            Então vejamos a sua história argumentativa....
  Este é o Leandro quando trabalhava no
frigorifico Líder, na São Tomé

“Quando conheci o Itamar Santos eu tinha 10 anos, eu morava na rua: Frei caneca n:545 a quase 2 km do frigorífico, eu ia caminhado todos os dias até o frigorífico para vender rapadura, cocada e suco, eu lembro de muita gente que falava para meu pai que aquilo era errado. 

Mas pelo jeito meu pai estava certo. Fora vender rapadura etc.. Eu levava os ranchos dos funcionários até suas casas de carroça, pegava esterco e vendia para os moradores da são tome. 

Tive meu primeiro emprego de carteira assinada com 13 anos, paleteava com 15 anos, dianteiro, traseiro, costelas. meu pai sentia orgulho de mim! Nuca fui forçado a nada, só tenho a agradecer! 

Aprendi se quero algo vou trabalhar. Agora muitas pessoas acham absurdo uma criança trabalhar com 13 anos. Só quero que fique bem claro sou contra trabalho escravo! Mais sou a favor da redução da maior idade. Obrigado meu falecido pai: Alveri Oliveira de Freitas.
Este é o meu Amigo e Colega de Trabalho,
 no Líder, o Alveri (in Memoria) e pai do Leandro Fanti.
 

Hoje sou um homem  e todos aqueles que te criticaram um dia, hoje ver que teus filhos são trabalhadores e nuca tiveram uma passagem na polícia . Lugar de ladrão,assassino e na cadeia.

Eu ficava sentado nos bacos que tinha na frente dos vestiários do frigorifico, vendendo rapadura era começo dos anos 90. 
Lembro de alguns nomes ainda, velho elmo seus filhos Guilherme, Beto, Daniel. Tinha sr: Ivo, Telmo, Guinter , Sadi da mecânica, Alcei da kombi, Ernâni, Dona Eva, Bastião, Jorginho, Cabeça, Faquinha, Pelezinho, etc... relembro de todos só não recordo os nomes.

 Isso já faz 25 anos eu tinha 10 anos. Só tem uma recordação que não gosto muito foi em 95 jogo do Grêmio x Ajax que eu assisti la no frigorífico numa tv  que botaram no refeitório...”

Este é o Leandro devidamente uniformizado.
            É desse jogo do Grêmio eu não gosto de lembrar também!!!

            Pois é neste período que foi aprovado a Lei 8069 de 13 de julho de 1990, que neste ano completará 25 anos, justamente porque as crianças eram impedidas de Estudar e muitas não tinham a família que o meu amigo Leandro teve e eram obrigadas a trabalhar por muitas horas sem nenhuma garantia.
            As Leis são criadas para que absurdos não aconteçam e há 25 anos atrás as famílias eram outras, os costumes eram outros e os valores éticos e morais também eram outros.

            Neste período muitas coisas evoluíram, tv, jornais,rádios e internet toram uma proporção absurda e que em muitas famílias ditam as regras e os costumes.

            Quero dizer com isso que neste período avanços e conquistas foram alcançadas, mas as desigualdades não foram abolidas ocorrendo o seu aprofundamento promovido por uma propaganda mercantilista que impõe ao conjunto social, que permanece distante desse avanços tecnológicos, uma vontade de ter para si o que ate então não teve como adquirir porque não há trabalho para todos.

            A desigualdade social promovida pela falta de trabalho para todos provoca a violência que tanto nos mostram nas TV’s, muito por culpa desde meio de comunicação de massa que faz crer ser necessário ter o Tênis de Marca para ser o “bom”, o “bacana”...

            Sem grana e pressionado pelos seus pares, os jovens sem trabalho e sem escola são presas fáceis aos traficantes e bandidos que utilizam essa mão de obra, barata, para lucrarem no seus negócios que alimentam o restante da engrenagem ate chegarmos nas sonegações das grandes e legalizadas empresas que abastecem os “caixas 2” da corrupção.

            Assim podemos ver que tudo faz parte de uma engrenagem maior que visa somente o “ter o poder”...

            E nesta engrenagem monstruosa estão os Jovens das periferias do imenso Brasil que geralmente são Pobres e miseráveis, Pretos e Pardos os quais, se for Reduzida a Maioridade  serão os primeiros a engrossarem os índices, também, absurdos dos Presídios do País.

            Leis como o ECA não proíbem os adolescentes de trabalharem, dos pais educarem seus filhos e muito menos deixa de punir caso algum jovem faça algum erro.

            O que estamos presenciando é um Bando de Deputados, Deputadas, Senadores e Senadoras querendo que retornemos aos tempos das cavernas onde não haviam Leis e as crianças não eram consideras como pessoas, portanto Reduzir a idade para Prender e fazer Trabalhar como se adulto fossem não esta correto e só satisfaz aqueles que querem lucrar com isso.

            Eu e teu pai como você também iniciamos a trabalhar aos 15 anos de idade, mas não é por isso que os nossos filhos ou netos terão que faze-lo só porque nós fizemos, pois hoje é outra época é outra história que ainda contaremos.

            Caro Leandro Fanti muito obrigado por me permitir contar essa história com você e com certeza o meu amigo Alveri tem muito orgulho de ti por seres um homem de caráter forte!!!


Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

A Verdade por Serra.

Loading...

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.