Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Luta contra a privatização do saneamento‏.

Por Ico Machado PT Viamão

A Gente não quer só emprego,



a gente quer respeito de sul a norte;


A gente não quer só emprego,


a gente quer emprego e Estado forte.



Companheiros e Companheiras:

Nos dias de hoje, temos estampado a notícia, de forma agressiva para os trabalhadores e às trabalhadoras do saneamento público, anunciando a decisão da retirada imediata da CORSAN do município de Uruguaiana.

É histórica a luta em defesa dos serviços públicos de saneamento. O nosso SINDIÁGUA vem especialmente destinando esforços para mobilizar as suas bases e a sociedade gaúcha. Na Assembléia Legislativa, temos a bancada do campo democrático popular (PT, PDT, PSB, PC do B) que busca incluir na Constituição do Estado a garantia da prestação dos serviços sob o controle público. Temos proposta dos quadros do PT para que o Congresso Nacional se posicione pelo controle das águas sob a tutela do Estado. Há um novo ambiente político no Governo, onde Tarso desde a campanha assumiu compromisso em induzir o tratamento de esgoto e a distribuição de água potável através da nossa CORSAN, assim re-qualificada.

Não vamos aqui retomar este debate que é do conhecimento das nossas bases aqui na Empresa, assim como está na razão de ser deste Núcleo. Também não vamos nos debruçar sobre a Lei do Saneamento, o marco regulatório, onde o Congresso Nacional resolveu de certa forma agradar as grandes empresas de engenharia e estabelecer maior espaço de atuação ao mercado privado sobre o setor do saneamento.

O que vamos destacar mais aqui é a forma de atuação das empresas de engenharia, dos políticos (em especial dos prefeitos), da mídia, do TCE e do poder judiciário, assim como a forma de re-ação necessária sobre Uruguaiana e com referência nas outras cidades determinadas pelo poder privado.

Uruguaiana é um exemplo muito claro para tudo isso. O discurso permissivo e irresponsável do Governo Yeda (PSDB) sobre a CORSAN, ao justificar falta de empenho na defesa dos serviços estaduais fornecidos pela CORSAN, tratava de dizer ao povo que a CORSAN deve saber competir com o mercado e preparar-se para ser a melhor opção numa disputa com o setor privado. Pois esse discurso justamente se contrapõe ao que o Prefeito de Uruguaiana (PSDB) e a Odebrechdt fazem em conluio. A população deste município sabe que o Prefeito havia acordado com a Odebrechdt antes de iniciar o processo licitatório, afrontando todo o processo legalmente constituído para uma concorrência. Isso significa dizer que, para obter a concessão dos serviços, serve o acerto com o prefeito para ?repartir o bolo? sem qualquer respeito ao processo licitatório aberto. Lembrem que a lógica é a mesma para outros ataques; Uruguaiana é apenas um exemplo, a Odebrechdt é tão somente uma parte integrante cartel, cartel esse que opera em vários estados do Brasil.

O debate público sobre a concessão dos serviços de saneamento, das opções entre o público e o privado, traz então o componente da denúncia. Do lado de cá, dos defensores da água como um bem público, onde sempre pautamos sobre esse desrespeito às regras legais por parte das empresas de engenharia do País. Notem que por dentro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há conselheiros comprometidos com esse resguardo, sendo que a recente aprovação das contas do Prefeito de Uruguaiana, no dia 08-06-2011, é decisão polêmica que gerou divisão naquela Corte.

Portanto, companheiros e companheiras, não vamos cair na armadilha de ficar lamentando sobre a dívida de serviços não prestados. Sim, é verdade que a CORSAN ainda não recuperou sua capacidade operacional e demora para sair desta ineficiência, é evidente que nos grandes sistemas temos as maiores dificuldades. Mas precisamos de maturidade e de unidade política, de coragem e de foco no Projeto para sair da lógica de desmonte inaugurada por rigotto e por yeda, onde a pauta que se impõe aos trabalhadores e às trabalhadoras do saneamento da CORSAN, ao PT e ao nosso Governo Estadual é:

1. Considerar toda a ação, na eventual decisão judicial, de retirada sumária da CORSAN para a entrega da operação à empresa privada como situação provisória que certamente passará por análise melhor concentrada na justiça estadual e federal;

2. Diferencia nossa prática do modelo neoliberal e corrupto de yeda e de alba, recuperando a capacidade de atuação operacional nos municípios, estabelecendo claramente posição contra a privatização, qualificando o atendimento do cidadão, melhorando a imagem da Companhia, respondendo às recomendações da base sem enrolação, capacitando e integrando o pessoal, atuando junto com a Assembléia Legislativa, na mídia, e no debate com a sociedade sem medo de se expor.

3. Estabelecer entendimento político entre Empresa e Sindicatos para não fazer deste momento de ameaças em Uruguaiana uma veia aberta de exploração das nossas deficiências e dificuldades internas, tratando de evitar que Empresa tenha um descrédito maior perante à população gaúcha e às comunidades locais (tiro no pé).

É hora de unidade e de profissionalismo constante para recuperar nossa CORSAN, para respeitarmos a esperança do povo gaúcho quanto ao Governo da Unidade Popular pelo Rio Grande.



Vamos perseverar na luta, sempre, sem esmorecer!

Saudações socialistas.



NÚCLEO DE SANEAMENTO DA CORSAN PT RS









Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.