Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

Postagem em destaque

programa dabate&opiniões 03 06 17 Ao Vivo

Fortalecimento dos CMS

Fortalecimento dos CMS
IX Encontro dos CMS do RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Contradições!???

Minha casa, Minha Vida     A sociedade e, portanto a humanidade é contraditória. Temos exemplos disso diariamente.

E na política esta contradição transparece tanto que nos choca, principalmente aqueles que ainda sonham em alcançar uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.

Nos últimos oito anos, período em que o Presidente Lula governou o Brasil nossas esperanças foram renovadas geometricamente frente aos avanços em que o País proporcionou as classes menos privilegiada (os pobres). É inegável que neste período no Brasil tivemos mais crescimento econômico que faz rodar e porque não, socializar, mais o dinheiro.

Aquele que anteriormente não tinham acesso aos mais simples bens de consumo, agora tem. As pessoas atualmente compram mais comida, roupas e tudo mais graças a uma política desenvolvimentista que apóia a geração de trabalho e para aqueles que ainda não tem trabalho o Governo Federal tem políticas sociais compensatórias (pode-se até criticar) que proporcionam estas pessoas à minimamente sobreviverem como um pouco mais de dignidade.

Destes programas sociais patrocinados pelo governo federal destaca-se o “Bolsa Família” e o “Minha casa, Minha vida”. O segundo é o maior programa de habitação já criado no Brasil, além de beneficiar milhares de famílias a adquirir a sua casa própria põe a rodar a roda da economia gerando mais e mais empregos.

Tu já esta a se perguntar. A onde há contradição nesta conjuntura?

A contradição esta é na aplicação e na fiscalização de um belo e importante projeto como este. O Governo dispõe de milhões de reais para financiar as casas e apartamentos em todo o Brasil encaminhando o cadastramento a CEF e a construção as empresas da construção civil com a responsabilidade das Prefeituras em liberar os lotes em que irão ser construídos os conjuntos habitacionais. É nesta faze em que o projeto começa a ter problemas : ou as Prefeituras não tem capacidade técnica para executar os projetos habitacionais ou estão compactuados com a especulação imobiliária como tem-se noticias de São Paulo e Rio de Janeiro ( ver matéria: “Copa e Olimpíadas já estão violando direitos humanos, diz agente.”- www.brasildefato.com.br/node/5737 ).

Os fatos ocorridos nestes locais não são únicos e entre nós esta ocorrendo algo semelhante.

Com o advento da copa mundial de futebol em 2014 e as olimpíadas de 2016 que aconteceram no Brasil à sociedade brasileira,leia-se Burguesia, estão lucrando muito com a elevação das demandas provocadas por estes dois importantes eventos mundiais e para isso se utilizam projetos como o “Minha casa, Minha vida” para executarem uma posição política de classe a seu favor.

O “Minha casa, Minha vida” esta sendo utilizado pela burguesia para esconder os pobres e para isso, como esta sendo feito em SP e RJ, direciona as construções referentes a este projeto as localidades periféricas da nossa capital.

O bairro Restinga mais uma vez é o escolhido para abrigar unidades populares do “Minha casa,Minha vida” como aqueles construídos nos anos verdes oliva.

Conforme dados do fórum de habitação da região oito (Restinga e Extremo Sul) existem na Restinga 580 famílias em comunidades que necessitam de infraestrutura, outras 445 famílias que necessitam de reassentamento por morem em áreas de riso e 1430 famílias necessitam de regularização fundiária, perfazendo um total de 2455 famílias que estão desassistidas pelo poder publico local e com uma conta simples e multiplicarmos este numero por três teremos 7.365 que necessitam de um teto para morar, convenhamos que este número é baixo devido às famílias serem muito mais numerosas.

Novamente vem a pergunta. E o que tem haver o Programa Minha casa, Minha vida (PMCMV) com isso?

Tem tudo haver sim. O PMCMV tem para este bairro projetados 23.357 unidades e em fase de construção, sendo que 15.445 são direcionados aos inscritos na CEF que tem renda ate 03 salários mínimos nacional e 7.912 unidades aos inscritos com renda entre 03 e 06 salários mínimos.

Estes números nos mostram que estas unidades são direcionadas as classes sociais de menor poder aquisitivo e sem levar em consideração àquelas pessoas que já estão morando no bairro em condições precárias, ou seja , a intenção da Prefeitura é de esconder os pobres de outras regiões centrais da cidade juntamente com os já pobres daquela região e sem lhes oferecer nada em troca tendo em vista que não há a construção em paralelo de unidade de saúde e de novas escolas para a Restinga e região, sem contar os outros serviços públicos com transporte coletivo, recolhimento de lixo, entre outros tantos.

Aí esta uma , das tantas contradições que a vida em sociedade nos apronta e por isso devemos estar atentos porque cidades como a nossa Viamão esta na mira da especulação imobiliária e das industrias da construção civil para abocanhar as terra improdutivas típicas deste pago. Se o nosso Prefeito não se preparar para solicitar a contra partida necessária teremos novos loteamentos precários como o localizada na antiga Rua do Aração,rua ao lado da UBS da Vila São Tomé,pda 42 e com certeza seremos a Restinga de hoje, amanhã.

Finalmente o PMCMV do Governo Federal subsidia o comprador, pagando diretamente ao construtor, com R$ 17.000.00 e parcelando o saldo em longas prestações a juros baixos.

É só com verba publica que se faz um Programa deste nível, mas é necessário fiscalização do Governo Federal na execução deste projeto.


MSN: itamarssantos13@hotmail.com



Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

A Verdade por Serra.

Loading...

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.