Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os Usuários e 14ª Conferencia Nacional de Saúde.






“Os participantes da 14ª CNS, em todas as suas etapas (municipal, estadual e nacional), além de reiterar a postura e atitude em defesa dos princípios e diretrizes constitucionais do SUS. São também detentores do compromisso e da responsabilidade de promover discussões e realizar debates, buscar melhores alternativas e escolher rumos de superação, inovação e sustentabilidade para o crescimento, consolidação e legitimação das políticas públicas de Seguridade Social”. Leia mais em:
http://asaudequetemososusquequeremos.files.wordpress.com/2011/04/questoes_orientadoras.pdf



A citação acima esta inclusa no documento orientador da 14ª Conferencia Nacional de Saúde e é muito pertinente tendo em vista o terrível ataque que vem sofrendo o SUS através dos mais diferentes operadores do Sistema de Saúde, tanto público como privado. Somente através da mobilização e conscientização popular refundaremos o SUS para todos e dever do Estado Brasileiro como garante a constituição Federal.

É no município que acontece ou não acontece o SUS. São os usuários que tem a visão universal em que o SUS esta constituído e por vezes os interesses corporativos não o deixam avançar em direção da universalização plena e verdadeiramente democrática que requer as necessidades populares.

Neste sentido reafirmo a necessidade do Estado Brasileiro garantir os orçamentos necessários para a área da saúde aprovando na integra a emenda constitucional 29 que determina que a União aplique no SUS 10% do PIB (Produto Interno Bruto) de seu orçamento; que os Estados Confederados apliquem 12% liquido de seus orçamentos e que os Municípios continuem aplicando os 15% de seus orçamentos neste grande e humano sistema de saúde pública.

De 1 a 4 de setembro deste ano teremos a realização da 6ª Conferencia Estadual de Saúde, em Tramandaí, onde teremos a oportunidade de aprovar estas e outras propostas que reafirmem o papel do SUS no Brasil preparando as proposições que serão apresentadas na 14ª Conferencia Nacional de Saúde.

São nestes momentos em que a democracia participativa é garantida temos que estarmos conscientes das nossas necessidades e das nossas responsabilidades quanto fiadores do SUS. Dentre os vários e importantes temas que estão sendo discutidos para que o SUS tenha maior resolutividade; quero salientar a humanização do atendimento.

É no primeiro atendimento do usuário que se estabelece a sequência de todos os demais procedimentos. Nesta acolhida estabeleceremos todas as outras fazes dos demais níveis de complexidade.

Atualmente tem-se varias experiências de acolhidas de usuários nas unidades de básicas de saúde e nas Urgências/Emergências que vão desde os atendimentos de livre demanda, classificação de risco até as intermináveis filas por ordem de chegada que tornam os atendimentos aterrorizantes.

Segundo seus defensores a partir da implantação do Acolhimento com Classificação de Risco ou Protocolo de Manchester a expectativa é de que, com a mesma estrutura existente atualmente, os pacientes graves sejam atendidos no tempo exigido pela gravidade da doença e não mais por ordem de chegada.

Os pacientes serão inicialmente atendidos por uma dupla de enfermeiros, que fará uma triagem e avaliação dos sinais vitais do paciente (pressão arterial, freqüência cardíaca, respiração, temperatura axilar, saturação de oxigênio e glicemia capilar).

Esses pacientes serão classificados em quatro categorias, hierarquizando o atendimento.

Vermelho (Emergência) -Condição de agravo da saúde que demanda atenção imediata, com risco de levar o paciente a óbito dentro de uma hora. Exemplo: enfarto agudo do miocárdio, grandes hemorragias, politraumatizados, insuficiência respiratória aguda.

Amarelo (Urgência) -Condição de agravo da saúde, que também demanda atenção rápida, e que pode, se não tratada, levar a óbito em até 12 horas, pela evolução da patologia. Exemplo: uma insuficiência respiratória branda em um paciente asmático, não tratado, pode levar o paciente à exaustão, parada respiratória, cardíaca e óbito.

Verde -Pacientes que serão atendidos no Serviço Médico de Urgência, num prazo máximo de até 4 horas, mas cujas condições gerais não indicam a necessidade de atenção médica imediata. Por exemplo: uma infecção de garganta, uma contusão muscular.

Azul -Aqueles pacientes estáveis que não necessitam de atendimento imediato em estrutura de grande complexidade. Serão orientados a procurar os CEM ou uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua moradia para atendimento ambulatorial.

No sistema até agora adotado, os usuários são atendidos por ordem de chegada.

Alem de ser polêmico a Classificação de Risco vem sendo aplicada somente nas urgências/emergências hospitalares e sem regras claras, pois cada instituição aplica a seu modo deixando os usuários sem o atendimento ou a informação necessária por horas mesmo com os médicos sem pacientes para atender. Em qualquer um desses níveis o importante é que o usuário deve receber um atendimento que lhe dê o mínimo de conforto não ficando relegado somente à espera em um banco duro e gélido de hospital.



MSN: itamarssantos13@hotmail.com



Nenhum comentário:

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.