
Sob o manto sagrado da “liberdade de expressão”, desde que esta liberdade esteja de acordo com os seus interesses, as duas maiores redes de TV aberta do país travam mais um capitulo da disputa pelo controle da atenção popular para o seu programa de acumulação financeira.
Graças à acusação do Ministério Público contra os dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) de estes terem aplicado os dízimos arrecadados dos fiéis na compra de bens em seus nomes, inclusive uma rede de nacional de TV, veio relembrar a memória curta dos telespectadores de que esta lavação de roupa suja não é nenhuma novidade.
Desde 1995, quando um pastor desta seita religiosa foi pego desferindo pontapés em uma estatua de Nossa Senhora Aparecida se questiona o uso da fé das pessoas como um meio de usufruir benefícios privados, mas a época os pastores choraram ao vivo alegando perseguição religiosa e ficou o dito pelo não dito.
É com perplexidade que indago como nós/sociedade permitimos que as organizações Globo e Universal, prepotentes até nos nomes, influencie decisivamente em nossas vidas todos os dias?
A Rede Globo interfere através de seus produtos em tudo que fizemos, do que comemos, vestimos e pensamos.
Tudo que passa na telinha tem 100% de chance de ser consumida pela população sem questionamentos e é ai que entrou a Universal para dividir esse rico mercado consumidor.
As duas organizações sabedoras do poder de sua influencia disputam uma multidão que se move e se comove plugada neste universo que assume uma dimensão religiosa para atrair os seus seguidores.
Com formas diferentes de capturar seus fiéis para o mesmo objetivo que é ganhar muito dinheiro e como isso ter muito poder em todos os níveis da nação para manipular não só as mentes dos miseráveis, mas também interferir nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e num futuro não muito distante serem estes poderes.
As duas formas de dominação são extremamente destruidoras, uma delas (a Rede Globo) nasceu apadrinhada pela Ditadura Civil – Militar que lhe beneficiou decisivamente através da extensa rede de micro-ondas que a Embratel estende por todo o Brasil, estabelecendo o projeto de expansão das telecomunicações no país.
No fim do século passado surgiram os “Bispos Neopentecostais” e entre eles esta Edir Macedo e sua Rede Record cujo público alvo é composto pelas classes C e D.
A abordagem realizada pelos “pastores” treinados se dá em pessoas desprovidas de perspectivas que são cooptadas pela fé, pelo “culto a riqueza” e pelo “show da fé”.
O Programa de Edir Macedo é aparentemente, muito mais lucrativo, do que o da Rede Globo e atualmente é exportado para o mundo inteiro, deixando o modelo do tele-evangelismo dos EUA no chinelo.
Agora nossos (gabam-se os incautos seguidores) produtos de exportação deixaram de serem apenas as telenovelas da Rede Globo e passaram a ser o Kit Universal completo para exportação que inclui templos neoclássicos acompanhados de seus respectivos pastores com poderes para expulsar demônios, exorcizar espíritos, fazer curas milagrosas além de oferecer riqueza fácil a seus seguidores.
Aproveitando-se dos espaços vazios deixados pelo poder público e da consequente carência social crônica do povo pobre a Universal/Record captura o fiel/telespectador pelo apelo imediato do culto ao dinheiro tornando-se um verdadeiro arrastão que subtrai coisas, lugares, pessoas, culturas, valores, hábitos sem que as pessoas se percebam que são usadas.
Embora a Universal realize uma copia barata do tele jornalismo e das novelas da Rede Globo seu proprietário utiliza o seu público como co-produtor.
A TV Record foi comprada com o dinheiro dos fiéis e são eles que atuam em muitos programas através de testemunhos e assim utilizam a ignorância humana como propulsora da roda da fortuna, tendo como matéria-prima os próprios fiéis, capital humano que mantém a estrutura funcionando sem nada perceber ou exigir em troca.
Caso não dê em nada a ação do Ministério Público contra Edir Macedo como acontece com todos os poderosos deste país, já temos vários perdedores, ou seja, o povo humilde que se ilude com falsos milagres e seus falsos profetas.
MSN: itamarssantos13@hotmail.com
Blog: www.itamarsantos.blogspot.com