


A propaganda é alma do negócio e uma mentira repetida várias vezes acaba se tornado realidade.
Estes são ditados populares que aprendi de tanto ouvir os meus avôs falarem nas suas longas conversar nos fins de tarde após os cansativos afazeres do dia.
Com a evolução das comunicações e consequentemente da propaganda estes ditados populares passaram ser verdades.
Nas grandes empresas foram criados verdadeiros exércitos para construírem uma imagem inquestionável de suas marcas.
Estes exércitos estão localizados nos departamentos de publicidade e de marketing ou na falta destes há outras empresas especializadas que só fazem isto, ou seja, transformam o feio em bonito, o mau em bonzinho e até o lobo em cordeiro.
Mas as práticas de pressão, preconceito e limitação de direitos enfrentados pelos trabalhadores do
Grupo Positivo no interior de sua fabrica não vem estampada nas apostilas que circulam nas redes de ensino particulares e públicas do país.
O Grupo Positivo atua nos ramos de cursos pré-vestibulares, informática e educação.
O Positivo é um grupo transnacional que tem relações com empresas em Israel, Inglaterra e EUA.
No Brasil para cada quatro computadores vendidos, um foi produzido na sua fabrica na cidade industrial de Curitiba onde são
explorados 4,3 mil trabalhadores (as), os quais em 2007 deram a transnacional um lucro de R$ 254 milhões, 63% maior em comparação ao ano de 2006. (
www.brasildefato.com.br, Ed. Nº 334, pág.8)
Este lucro vertiginoso vem da sonegação dos direitos de seus trabalhadores que não tem equivalência salarial para a mesma função, não tem plano de saúde, não tem cesta básica, não tem transporte para levá-los ao trabalho e sem contar que não há política de saúde do trabalhador e muito menos prevenção de acidentes do trabalho.
Além disso, há também assédio moral e pressão para atingir metas de produção que mudam a todo instante.
Outra grande transnacional que emociona por suas belíssimas peças publicitária é a
Coca-Cola.
A Coca-Cola Brasil e a Transportadora Gafor Ltda., sua terceirizada, foram condenadas pela 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí-SP
a pagar ao motorista de um de seus lindos caminhões todas as horas extras e as diferenças salariais pela não integração dos adicionais de produtividade e mais os 20% do valor da condenação a titulo de honorários advocatícios.O motorista era contratado pela terceirizada e trabalhava, em média, 18 horas por dia sem descanso apesar da propaganda que circulava nos meio de comunicação, até o mês de maio, onde uma criança se diz orgulhosa pelo fato de seu pai dirigir um caminhão da Coca-Cola,
“levando alegria para as pessoas”. Esta é mais uma peça enganosa das grandes empresas que fazem de tudo para empurrar os seus produtos desprezando os direitos de seus trabalhadores e consumidores. Desta vez a Justiça tardou (
a causa é de 1990), mas não falhou, condenou a
Coca-Cola (Gafor e Spal são nomes jurídicos da Coca no Brasil)
por dano social a pagar o equivalente a 30% do lucro obtido durante a “ semana otimismo que transforma ”, de 17 a 23 de maio de 2009, que será revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. (
www.brasildefato.com.br, ed. nº 339, pág. 8)
A Coca por onde passa deixa um rastro de desrespeito e exploração.
Em Chipas, México; agressão ao meio ambiente e na Colômbia usa trabalho infantil em suas fabricas.
A isso a jornalista Elaine Tavares chama de
“Pedagogia da beleza” em crônica de mesmo nome publicada na edição nº 341 do Jornal Brasil de Fato, esta prática, onde define que a partir da tradução do Grego da palavra Pedagogia=
paidós=criança e
agogé=condução percebemos que:
“é essa condução de beleza que faz com que milhares de pessoas de deixem seduzir promessas do capital”. Entre tantas propagandas a jornalista cita como exemplo uma peça da Monsanto, maior produtora de sementes transgênicas do mundo que pode ser assistida no
www.youtube.com/watch?v=7y4EnsSW814.
“O vídeo abre com a música “Mundo maravilhoso”, de Louis Armstrong. E as imagens vão mostrando a vida nos seus instantes mais belos. E uma voz absolutamente sedutora diz
:“Imagine um mundo que preserve a natureza, o ar, os rios. Onde se possa produzir mais, com menos agrotóxico, sem desmatar as florestas e os transgênicos podem ajudar a gente nisso... Você já pensou num mundo melhor? Você pensa como a Monsanto!”O comercial dura um minuto, e é uma das coisas mais lindas do mundo. A gente fica emocionada. Impossível alguém ser contra o que o comercial diz. Isso é a pedagogia da beleza! O sistema oferece um discurso tão belo, imagens tão fabulosas, que as pessoas vão acreditando que é assim mesmo.
Como ser contra quem quer um mundo melhor?”Conclui a jornalista.
Temos que ser criativos e mostrar o que o povo pode fazer de bom sem enganar ninguém como fazem as grandes empresas capitalistas. Os movimentos sociais estão cheios de bons exemplos para serem mostrados, onde a comunidade organizada vive de verdade a beleza daqueles que acreditam que o mundo pode ser diferente e bom para se viver.
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