Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sábado, 10 de outubro de 2009

Itamar Santos opina sobre ZH.


SOBRE ZH Cartas

Página 2

De 09-10-2009.

A orgia moral a que se refere a socióloga Sandra Silva em artigo publicado em ZH de 30 de setembro não está concentrada somente na política e nos políticos, nem a promiscuidade dos tempos de Dionísio se encontra concentrada nos palácios de Brasília, nas prefeituras, nos governos, nas assembleias legislativas ou nos corredores das Câmaras de Vereadores.

A cura dessas bacanais da corrupção não está na diminuição do número dos políticos, e sim na execração dos que alimentam essa orgia com o seu voto, deixando-se manipular por promessas de ganho fácil. E, se nossa democracia já estivesse definitivamente consolidada, teríamos uma mídia comprometida em atuar a fim de conscientizar politicamente a sociedade, sendo assim um ótimo remédio para esta contagiosa doença chamada alienação.



Itamar Santos
Desempregado – Viamão

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO


Foto da Audiência com Prefeito de Viamão.






De acordo com o Decreto Presidencial publicado no dia 16 de abril de 2009, a I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e será realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2009.

Ela será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social. Na Portaria 185, de 20 de abril de 2009, foram instituídos os órgãos do poder público e as instituições da sociedade civil que compõem a Comissão Organizadora, responsável por regular todos os aspectos da Conferência.

Ela é composta por oito representantes do Executivo Federal, dezesseis representantes da sociedade civil, divididos entre entidades do movimento social (7) , organizações do setor privado-comercial (8) e mídia pública (1). Os trabalhos serão encaminhados por meio de três comissões internas: 1) Comissão de Logística; 2) Comissão de Metodologia e Sistematização; e 3) Comissão de Divulgação.

No dia 26 de maio de 2009 foi publicada a Portaria 315, que relaciona os nomes dos representantes de todas as entidades e órgãos do poder público que fazem parte da Comissão Organizadora.

A I Conferencia Estadual de Comunicação será no dia 03 e 04 novembro de 2009 na Assembleia Legislativa do RS.

A I conferencia Municipal de Viamão de Comunicação será realizada no dia 15 de Outubro de 2009, o local eo horário será publicado no Decreto municipal pelo prefeito Alex qual será divulgado nos jornais.

Estiveram presentes na audiencia no gabinete do prefeito Alex Sander Alves Boscaini, O secretário de Gestão e Relações Institucionais Jussemar da Silva, Presidente SEC VIAMÃO SR. Paulo Ferreira, O Sr. Luiz Henrique Alves Pereira -membro da direção da CUT/RS e representando o Coordenação Estadual da Comunicação e a Sra. Marcia Camarano Diretora do Sindicato dos Jornalistas do RS e membro da Coordenação estadual da comunicação.

Os Sindicalistas levaram ao prefeito o pedido da realização da conferencia municipal e a sua importancia .

A I CONFERENCIA NACIONAL DA COMUNICAÇÃO será um espaço em que os cidadãos e cidadãs brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas demandas e propostas para políticas públicas de comunicação.

Será um momento para toda a sociedade definir as diretrizes e ações que o poder público (prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, ministros, presidente, juízes, promotores, etc) deve ter como prioridade no setor de Comunicação é a oportunidade em que toda a sociedade se reúne para definir as diretrizes e ações que o poder público deve ter como prioridade no setor de Comunicação. É um momento muito especial de participação popular na definição das políticas públicas.

O debate deve envolver, entre outros, os seguintes assuntos: Concentração da mídia no país; produção independente e regional na TV e no rádio; rádios e TVs comunitárias; sistema público de comunicação; controle social das concessões; universalização da banda larga; fomento à produção do cinema nacional; direito autoral; rádios e TVs digitais, etc.

As Marcas da exploração.





A propaganda é alma do negócio e uma mentira repetida várias vezes acaba se tornado realidade.

Estes são ditados populares que aprendi de tanto ouvir os meus avôs falarem nas suas longas conversar nos fins de tarde após os cansativos afazeres do dia.

Com a evolução das comunicações e consequentemente da propaganda estes ditados populares passaram ser verdades.

Nas grandes empresas foram criados verdadeiros exércitos para construírem uma imagem inquestionável de suas marcas.

Estes exércitos estão localizados nos departamentos de publicidade e de marketing ou na falta destes há outras empresas especializadas que só fazem isto, ou seja, transformam o feio em bonito, o mau em bonzinho e até o lobo em cordeiro.

Mas as práticas de pressão, preconceito e limitação de direitos enfrentados pelos trabalhadores do Grupo Positivo no interior de sua fabrica não vem estampada nas apostilas que circulam nas redes de ensino particulares e públicas do país.

O Grupo Positivo atua nos ramos de cursos pré-vestibulares, informática e educação.

O Positivo é um grupo transnacional que tem relações com empresas em Israel, Inglaterra e EUA.

No Brasil para cada quatro computadores vendidos, um foi produzido na sua fabrica na cidade industrial de Curitiba onde são explorados 4,3 mil trabalhadores (as), os quais em 2007 deram a transnacional um lucro de R$ 254 milhões, 63% maior em comparação ao ano de 2006. (www.brasildefato.com.br, Ed. Nº 334, pág.8)

Este lucro vertiginoso vem da sonegação dos direitos de seus trabalhadores que não tem equivalência salarial para a mesma função, não tem plano de saúde, não tem cesta básica, não tem transporte para levá-los ao trabalho e sem contar que não há política de saúde do trabalhador e muito menos prevenção de acidentes do trabalho.

Além disso, há também assédio moral e pressão para atingir metas de produção que mudam a todo instante.

Outra grande transnacional que emociona por suas belíssimas peças publicitária é a Coca-Cola.

A Coca-Cola Brasil e a Transportadora Gafor Ltda., sua terceirizada, foram condenadas pela 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí-SP a pagar ao motorista de um de seus lindos caminhões todas as horas extras e as diferenças salariais pela não integração dos adicionais de produtividade e mais os 20% do valor da condenação a titulo de honorários advocatícios.

O motorista era contratado pela terceirizada e trabalhava, em média, 18 horas por dia sem descanso apesar da propaganda que circulava nos meio de comunicação, até o mês de maio, onde uma criança se diz orgulhosa pelo fato de seu pai dirigir um caminhão da Coca-Cola, “levando alegria para as pessoas”.

Esta é mais uma peça enganosa das grandes empresas que fazem de tudo para empurrar os seus produtos desprezando os direitos de seus trabalhadores e consumidores. Desta vez a Justiça tardou (a causa é de 1990), mas não falhou, condenou a Coca-Cola (Gafor e Spal são nomes jurídicos da Coca no Brasil) por dano social a pagar o equivalente a 30% do lucro obtido durante a “ semana otimismo que transforma ”, de 17 a 23 de maio de 2009, que será revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. (www.brasildefato.com.br, ed. nº 339, pág. 8)

A Coca por onde passa deixa um rastro de desrespeito e exploração.

Em Chipas, México; agressão ao meio ambiente e na Colômbia usa trabalho infantil em suas fabricas.

A isso a jornalista Elaine Tavares chama de “Pedagogia da beleza” em crônica de mesmo nome publicada na edição nº 341 do Jornal Brasil de Fato, esta prática, onde define que a partir da tradução do Grego da palavra Pedagogia= paidós=criança e agogé=condução percebemos que: “é essa condução de beleza que faz com que milhares de pessoas de deixem seduzir promessas do capital”.

Entre tantas propagandas a jornalista cita como exemplo uma peça da Monsanto, maior produtora de sementes transgênicas do mundo que pode ser assistida no www.youtube.com/watch?v=7y4EnsSW814.

“O vídeo abre com a música “Mundo maravilhoso”, de Louis Armstrong. E as imagens vão mostrando a vida nos seus instantes mais belos. E uma voz absolutamente sedutora diz:“Imagine um mundo que preserve a natureza, o ar, os rios. Onde se possa produzir mais, com menos agrotóxico, sem desmatar as florestas e os transgênicos podem ajudar a gente nisso... Você já pensou num mundo melhor? Você pensa como a Monsanto!”

O comercial dura um minuto, e é uma das coisas mais lindas do mundo. A gente fica emocionada. Impossível alguém ser contra o que o comercial diz. Isso é a pedagogia da beleza! O sistema oferece um discurso tão belo, imagens tão fabulosas, que as pessoas vão acreditando que é assim mesmo.

Como ser contra quem quer um mundo melhor?”Conclui a jornalista.

Temos que ser criativos e mostrar o que o povo pode fazer de bom sem enganar ninguém como fazem as grandes empresas capitalistas. Os movimentos sociais estão cheios de bons exemplos para serem mostrados, onde a comunidade organizada vive de verdade a beleza daqueles que acreditam que o mundo pode ser diferente e bom para se viver.

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brasil!!




O futuro é agora.

Em meio à maior crise estrutural já vivida pelo sistema capitalista mundial o Brasil se destaca como sendo uma das maiores forças políticas da América do Sul e Mundial.

Este destaque não é à toa.

O Presidente Lula surge no cenário mundial como uma grande liderança por ter enfrentado ereto à crise que quebrou as maiores economias do planeta sem maiores problemas, sem ter que se desfazer das empresas estatais ainda existentes.

Isto só foi possível por adotar uma política externa independente, democrática e autônoma tendo como principio a defesa da participação dos países pobres nas decisões político/econômica a nível mundial e o respeito à autonomia dos povos.

Também não foi em vão a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Esta escolha está pensada estrategicamente pelo grande capital nacional, capacho do capital internacional tendo em vista ser o Brasil é um grande país em quantidade de terras, de riquezas minerais, além de ter as maiores reservas de água doce e de petróleo do planeta.

Nossos antepassados já afirmavam que o Brasil era o “celeiro do mundo”, portanto esta previsão é uma realidade cada vez mais transparente e com muito petróleo para movimentar toda essa maquina produtiva chamada de terra.

Nosso futuro não está somente na grande produtividade agrícola (produção de alimentos), mas em todo o tipo de produtos que a natureza nos permite serem explorada.

A realização da copa do mundo e os jogos olímpicos devem ser encarados como estimuladores para elevação da auto-estima popular duramente atacada pela instituição da corrupção em todos os níveis da sociedade brasileira.

A nós, gentes do povo , cabe-nos exigir que as obras realizadas com dinheiro público sejam fiscalizadas através de comitês populares e que o seu destino após a realização destes jogos reverta em beneficio da população de baixa renda.

Não podemos compactuar com o ocorrido nos jogos Panamericano, também realizados recentemente na cidade do Rio de Janeiro onde atos de corrupção dominaram a realização das obras públicas com a destinação destas verbas sendo direcionadas as empresas ligas ao então Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Esta riqueza toda não é fruto de algum milagre divino e sim do trabalhado e da capacidade tecnológica dos trabalhadores brasileiros, portanto este tesouro pertence ao povo brasileiro e por nós deve ser protegido e gerido.

Cabe a nós exercer o nosso direito de defender o território brasileiro da grilagem praticada por aqueles que saqueiam as riquezas alheias desde que o mundo é mundo.

O Brasil é um país que possui no seu território inúmeras riquezas e por isso atiça a ganância dos piratas capitalistas ávidos cada vez mais por riquezas, assim sendo temos que estar vigilantes a futuros saques.

Quanto às obras públicas de interesse popular cabem a nós exigirmos que estas saiam das pranchetas e um dos exemplos bem próximos ao nosso dia-a-dia é a tão propagandeada extensão da linha do metro ou trem de superfície até o Campus da UFRGS, no bairro Agronomia.

Por ser esta a obra mais importante e de grande impacto ao atendimento da população que utiliza meios de transporte público para irem ao trabalho se torna fundamental a sua efetiva conclusão, bem como a devida fiscalização da utilização dos recursos públicos através da criação de mecanismo de fácil acesso a população as informações inerentes a excussão da obra.

Finalmente, quero salientar que sendo o Rio Grande do Sul um Estado com alta capacidade tecnológica podemos otimizar os recursos encurtando as distâncias e dispensando desapropriações de terras, o trem poderá chegar à fronteira de POA com Viamão.

Para isto ser uma realidade basta estender a atual linha do trem da Estação Mercado Público até a Usina do Gasômetro, daí até o Estádio Beira Rio margeando o Lago Guaíba, tendo uma intersecção na Av. Ipiranga estendo-se até o Campus da UFRGS, seguindo o seu curso passando pelas terras públicas da União compreendida pelas Universidades de Agronomia e de Veterinária.

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.