Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sábado, 23 de janeiro de 2010

Sem Limites.



A coluna do Paulo Sant’ana, desta quarta-20/01/10 em ZH, "Ultrapassou o limite" foi impressionante no que diz respeito ao preconceito com o governo federal onde o mesmo responsabiliza somente o Governo Federal pelo "caos da emergência do GHC".

É difícil se ter liberdade de expressão quando só lemos e assistimos uma única posição política através de uma grande empresa de informação como a ZH.

Liberdade de quem e pra quem?

Mas, retornado a coluna, o competente cronista deixa de informar a seus leitores de que o Governo Estadual deixa de investir os 12% constitucionais na saúde do RS, que este mesmo governo impede que os hospitais da extinta Ulbra sejam encampados pelo GHC e pelo HCPA.

Abstém-se de informar que o Governo de POA esta envolvida em mau uso de verbas da saúde no programa de saúde da família onde contratou sem licitação a “OSCIPI” (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Sollus, a qual tem sede no Estado de São Paulo, além de omitir que os ditos hospitais filantrópicos, que deveriam suplementar o SUS, fecham as suas emergências sem critério e sem aviso prévio.

E não toca em uma virgula da questão da caga horária médica que na maioria das ocasiões não é cumprida conforme o contrato de trabalho e muito menos na ética deste profissional quando muitos atendem mal seus pacientes por serem pobres e, portanto menos iguais.

Os limites foram ultrapassados mesmo em todos os setores e em especial na comunicação onde à liberdade de expressão se dá somente para aqueles que estão de acordo com a opinião do proprietário da empresa.

Isso é comprovado quando assisti o Jornal do Almoço deste mesmo dia onde o comentarista e advogado Lasier Martins edita o debate ocorrido entre a Presidente do GHC Jussara Cony e a vice-presidente do SIMERS na noite anterior na TV COM, subsidiaria do mesmo grupo RBS-monopolista da informação no RS-, onde o mesmo é apresentador, privilegia a fala da médica (representante do SIMERS) numa clara parcialidade a fim de desinformar os telespectadores.

Esta é uma atitude idealizada pela grande mídia e muito bem executado pelos seus serviçais bem remunerados.

Quando não dá mais como omitir da sociedade os escândalos cometidos pelos seus representantes nos governos do estado e no município de Porto Alegre que desde 2007 foi atacado por uma verdadeira quadrilha que já roubou em torno de 9 milhões de reais dos cofres da municipalidade este meio de comunicação, concessionário do poder público exige em seu editorial “Por fim importa ainda que a investigação seja procedida com o máximo de eficiência e objetividade sem a deformação dos interesses eleitorais”.

Esta exigência nas entre linhas de um grande órgão que deveria informar com imparcialidade a sociedade induz esta mesma sociedade a desacreditar nas forças policiais e judiciais como se nestas instituições só existissem agentes corruptos numa clara intenção de desacreditar o povo em relação as suas instituições democráticas pavimentando o caminho para a conformação com possíveis investidas ditatoriais.

É real. Estão sem Limites.

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

RS, primeiro lugar em tudo





DE:Jan 21st, 2010 by Marco Aurélio Weissheimer.

O Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade espalhou diversos outdoors pelas ruas de Porto Alegre estampando a frase: RS 1° lugar em tudo e logo em seguida traz alguns dados dos recordes negativos, como a que afirma que Porto Alegre é a capital brasileira com o maior número de Aids por habitante do país.

O objetivo do grupo foi chamar a atenção da população, das autoridades e, principalmente, dos participantes do Fórum Social Mundial, para a má gestão da saúde no Estado e na Prefeitura de Porto Alegre, que tem contribuído para deixar o Rio Grande do Sul e Porto Alegre - com o maior número de casos por cada 100 mil habitantes.

Mesmo após a coletiva no SIMERS – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul no último dia 11 de janeiro, onde foi deliberado o encaminhamento das denúncias ao Ministério Público Federal e Estadual, nada foi resolvido.

Gustavo Bernardes, coordenador Geral do SOMOS tem recebido diariamente denúncias de diversas pessoas que vivem com aAds que tem ido procurar seus resultados de exames de carga viral e CD 4 feitos no LACEN e que os mesmos não estão sendo realizados no prazo previsto.

“Tem pessoas vindo do interior do Estado buscar seus exames e eles não estão prontos e dizem que os exames feitos em dezembro terão que ser descartados e refeitos, causando enormes transtornos para população que vive com HIV/Aids”, afirma.

Sobram problemas na gestão Estadual e Municipal. No Estado a Política não tem nem coordenação e os recursos de prevenção para as ONGs estão parados desde 2008.

No município o gestor não investe em prevenção e falta diálogo com a sociedade civil, denuncia ainda a entidade. Para monitorar e reunir as informações sobre o tema foi criado um blog http://www.rsprimeirolugaremtudo.blogspot.com

Tuitar este post
Posted in: Saúde Pública, Somos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O SUS é modelo de saúde.



Ao ser aprovada no legislativo norteamericano a universalização do acesso aos serviços de saúde, o Presidente Obama, concorda com todos nós de que a mais de duas décadas militamos em defesa do Sistema Único de Saúde estamos no caminho certo.

Ao propor e lutar para que fosse este projeto se tornasse lei lá nos EUA, Obama se torna fiador do maior sistema publico de saúde no mundo, o SUS.

O importante desta história toda, não é o Presidente Obama, mas sim os 60 milhões de americanos e americanas que serão beneficiadas com esta atitude deixando de ficar a mercê dos planos privados de saúde.

Com o ingresso dos EUA na universalização de algum tipo de serviço publico fortalece a nível mundial esta pratica em todas as partes do mundo globalizado, ou seja, é um bom exemplo a serem seguidos pelos demais países.

É um exemplo a ser seguido por aqueles que afirmam ser os investimentos em saúde publica meros gastos sem retorno algum para o país.

O SUS foi concebido para atender a todos e a todas indiscriminadamente, mas a classe média que se acha mais que os pobres ficam a disposição dos planos privados de saúde até quando estiverem empregadas.

No desemprego, só lhes resta o velho e bom SUS.

Para se consolidar como o maior e o melhor sistema público no mundo os governantes brasileiros tem que colocar em pratica alguns mecanismos para estancar a privatização do publico e a estatização do custo como acontece quando os planos privados de saúde deixam de ressarcir o SUS quando este atende seus clientes sem ser devidamente remunerado pelo serviço prestado.

Assim como aconteceu quando o SUS salvou a vida do cineasta Fábio Barreto através de uma equipe de neurocirurgia de plantão na madrugada no Hospital Publico Miguel Couto, RJ.

Pela tabela de preços da rede privada de hospitais onde (não há plantões de Neurocirurgia)cobra-se R$ 100 mil pelas primeiras 12 horas de atendimento ao qual Barreto foi submetido.

O ressarcimento deste atendimento e de tantos outros em que o SUS é o único prestador de serviço como as hemodiálises, transplantes, AIDIS, as quimios e radioterapias serão devidamente cumpridas quando o Governo Federal fazer cumprir este preceito legal que esta inerte a mais de dez anos.

Para o SUS dar mais certo do que já é. O Governo Lula tem que assumir pra si esta tarefa e fazer com que as redes privadas de planos de saúde paguem o que deve ao SUS, alem de descontigenciar as verbas publicas a serem aplicadas na saúde dos brasileiros e das brasileiras.

Outro mecanismo que deve ser implementado definitivamente é o Cartão SUS, que a mais de 11 anos e R$ 400milhoes de gastos esta inacabado por culpa dos mesmos que se beneficiam dos desvios das verbas da saúde publica.

Com a universalização do Cartão SUS aos moldes da CNI - carteira nacional de identidade, alem de obrigar o devido ressarcimento dos gastos privados no publico teremos a devida referencia e contra referencia implementada no sistema, acabando assim com muitos gastos de idas e vindas dos usuários aos serviços de saúde.

MSN:itamarssantos13@hotmail.com

O ambiente é nossa responsabilidade.


Terminou oficialmente neste sábado, 19 de dezembro, a 15a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que teve como principal resultado o “Acordo de Copenhague”, elaborado por alguns países na noite de sexta-feira e formalmente aceito pela ONU.

Acordo este feito ao apagar das luzes que não será respeitado pelos paises desenvolvidos (ricos= Eua, China, Alemanha, Inglaterra, etc.), mesmo sendo acolhido pela ONU.

Neste encontro ficou mais uma vez claro de que há no planeta terra duas visões de mundo muito bem identificado pelo Frei Leonardo Boff lá em Copenhague.

Os ricos deixam isso muito evidente sempre.

Fizeram isso na 15ª Conferência do Meio Ambiente, na Dinamarca, onde compareceram para dizer não às propostas apresentadas para salvar o Planeta.

Já por aqui entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2009 mais de 1000 pessoas, representantes de todo o Brasil discutiram e aprovaram importantes diretrizes e ações estratégicas com vistas a tornar saudável a Saúde Ambiental do Brasil.

Das varias propostas aprovadas na 1ª Conferencia Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) destaco uma das mais importantes diretrizes com suas ações estratégicas:

“Mudança no modelo de desenvolvimento econômico de modo a promover a qualidade de vida e a preservação do ambiente, e a saúde desta e das futuras gerações com a proteção da agrobiodiversidade e da biodiversidade urbana e rural, visando a sustentabilidade socioambiental responsável”.

Acompanhada de duas ações estratégicas:

* “Executar políticas públicas de incentivo a permacultura como método de desenvolvimento urbano e rural, incentivando a utilização de energias limpas, o aproveitamento da água das chuvas, programas de uso múltiplo das águas e combate ao desperdício, o reuso e a reciclagem de materiais, através da utilização de ferramentas de incentivo fiscal e fomento de projetos, tais como destinação prioritária do ICMS ecológico para estes fins e IPTU proporcional ao impacto ambiental e promover políticas de educação e obrigatoriedade da implementação da logística reversa pelas empresas de modo a estimular produção e consumo consciente, minimizando desperdícios, resíduos e esgotamento dos bens ambientais com consequentes problemas ao meio ambiente e à saúde, e a adequação da Lei 8666, das licitações públicas, obrigando a compra de produtos oriundos de processos produtivos sustentáveis, nas três esferas governamentais”.

* “Rever o modelo de produção atual dos projetos de infraestrutura, do setor industrial, agrícola e extrativistas minerais, vegetais e animal, garantindo de forma sustentável a geração de renda e qualidade de vida, aumentando o rigor no processo de licenciamento, implantação, avaliação e monitoramento de indústrias e exploração de bens naturais, e com especial atenção aos empreendimentos de grande impacto ambiental e social, fortalecendo modelos de produção que promovam a qualidade de vida, a fim de superar as desigualdades étnicas e socioeconômicas, com o reconhecimento de áreas prestadoras de serviços ambientais”.


Com a aprovação de propostas transformadoras a 1ª CNSA se consolida na vanguarda da saúde ambiental do planeta dando demonstrações de que os brasileiros têm capacidade de realizarem as mudanças necessárias a fim de salvarmos o planeta terra.

Seguindo esta demonstração de consciência ecológica de seu povo o Presidente Lula tem o compromisso de colocar em pratica as propostas que apresentou em Copenhague em solo brasileiro, bem como transformar em leis e projetos de estado as diretrizes e as ações estratégicas aprovadas nos estados e na plenária final da 1ª CNSA.

Que todos tenhamos muita força para ingressarmos em 2010 com muito mais força para lutarmos por um mundo melhor para se viver.

MSN: itamarssantos13@hotmaol.com

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.