Dizem que quem fala a verdade não merece castigo, pois então estou entre essas pessoas. Nunca entrei em um avião, conheço um porque fui levar uma de minhas irmãs no Salgado Filho quando da sua viagem de lua de mel e só avistei o dito cujo, quando o mesmo taxiava na pista do aeroporto, o vi pela janela do prédio.
Portanto, essa crônica esta baseada em fatos pesquisados no sitio www.desastresaereos.net/acidentes_brasil e recheada com opiniões pessoais construídas após fazer um apanhado dos diversos acidentes aéreos ocorridos no Brasil nos últimos anos. Técnicos em aviação afirmam que o transporte aéreo é o mais seguro; em relação aos outros meios.
O avião é utilizado por uma parcela da população que usufrui de uma condição socioeconômica favorável (digamos assim) que vinha enfrentando vários problemas a partir de 29 de setembro de 2006, data do terrível acidente do vôo 1907 da Gol, quando o Boeing 737 chocou-se com um Legacy da empresa norte-americana ExelArie (fabricado pela EMBRAER)ou vise-versa, quando 154 pessoas morreram e até hoje somente 23 famílias foram indesadas.
A partir de então imprensa libertina passou a atacar com mais voracidade o governo Lula atribuindo-lhe toda a culpa pela crise aérea instalada no Brasil e que em todos os governos anteriores foi ignorada por essa mesma imprensa. A falta de investimentos na infra-estrutura aérea é idêntica a qualquer outro serviço, com um agravante, as viagens aéreas são um privilegio de poucos em relação à esmagadora maioria do povo brasileiro que se espreme nos ônibus, trens e vãs em longos trajetos para irem ao trabalho, fatos estes que não são noticiados com a mesma ênfase pela “nossa democrática imprensa”. Onde nas estradas morrem muito mais pessoas se comparado aos acidentes com aviões e nem por isso é feito tanto alarde como estão fazendo com a tal da crise aérea.
Porque será que a imprensa burguesa não faz a mesma pressão na crise de ética e de corrupção que assola o país? Será porque os políticos envolvidos são da sua classe social e o Presidente Lula é oriundo da classe trabalhadora, um metalúrgico, portanto de uma classe inferior? E sendo assim Ele têm que ser castigado como são todos aqueles que não têm como pagar um bom advogado para livrá-lo das garras da lei.
Isso fica claro quando revemos o passado e identificamos, por exemplo, que o acidente com o fokker 100 da TAM, vôo 402, de 31 de outubro de 1996, com 105 vítimas fatais que caiu no meio da rua no bairro Jabaquara em São Paulo após 10 anos e 10 meses; há familiares (a maioria) de vitimas que ainda não receberam indenizações devido a TAM e a UNIBANCO Seguros recorrerem repetidas vezes graças à benevolência dos Juízes brasileiros. Para se ter uma vaga idéia o valor do seguro em caso de acidente era na época de 400 milhões de dólares; deve ser por esse ‘detalhe’ que é tão demorado a sentença final.
A isto tudo a imprensa empresarial não informa. Sem contar que esses dois desastres ocorreram nos governos de Serra e de Mário Covas (in memória) do PSDB respectivamente, não informa também que o Aeroporto de Congonhas ficou nesse caos porque os diversos governos do Estado de São Paulo/Capital nunca se opuseram as construções ao entorno cedendo as pressões dos capitalistas ocasionando a saturação desse importante entreposto nacional.
Enquanto no Brasil tivermos uma democracia somente para os burgueses, essa democracia nunca será plena, será uma falsa democracia que é permitida somente para aqueles que têm dinheiro no bolso. Será uma democracia em que a liberdade de imprensa é para aqueles que têm por de trás muitos dólares que lhes garante invadir a privacidade individual das pessoas sem dar o direito dessas reclamarem, pois estas estariam tolindo o “direito deles de liberdade de expressão”.
Até quando o povo ficará calado a tudo isso?ver.itamarsantos@bol.com.br
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quarta-feira, 25 de julho de 2007
Tenho medo de avião!!!
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