A primeira forma de escravidão no Brasil foi dos gentios da terra ou negros da terra, os índios especialmente.
A Escravização de índios foi proibida pelo Marquês de Pombal. Eram considerados pouco aptos ao trabalho.
No Brasil, a escravidão africana teve início com a produção canavieira na primeira metade do século XVI como tentativa de solução à "falta de braços para a lavoura", como se dizia então. Os portos principais de desembarque escravos eram: no Rio de Janeiro, na Bahia (negros da Guiné), no Recife e em São Luís do Maranhão. (wikipedia)
A história oficial nos mostra que a escravidão no Brasil data desde o seu descobrimento, há 511 anos. Este é o período que a sociedade brasileira tem de dividas com as etnias escravizadas, em especial com os índios e africanos.
Neste enigmático, 11 de novembro de 2011, não aconteceram nada de aterrorizante e o mundo permanece com os seus mesmos defeitos e acertos. Mas aqui em Viamão uma divida histórica continua a ser paga.
Às 17 horas da tarde deste 11-11-11 o Governo Federal, em cumprimento a determinação judicial, através da FUNASA, assina o projeto de 500 mil reais para a construção de um poço artesiano e a distribuição de água aos moradores, remanescentes dos quilombolas, do CANTÃO DAS LOMBAS, localizado na Região das Lombas - Parada 107 - RS 40, em Viamão.
Parece pouco, mas não é, tento em vista que somente após o ano de 2003 se começou a ser reconhecido pelo governo brasileiro o direito a cidadania dos povos remanescentes dos quilombos (locais livres da escravidão, onde os negros viviam). Este importante detalhe foi mencionado pela Defensora Pública Federal, Dra. Fernanda, responsável pela ação que culminou com a presente assinatura.
O reconhecimento público feito pela Defensora Pública de que somente após a eleição do Presidente Lula e do PT ter chegado ao Governo Federal tem um importante significado politico para o ato hora executado.
Este é o reconhecimento e o compromisso partidário e pessoal de Lula e do seu governo com as minorias deste país e o consequente, mas impagável, acerto de contas com a população afro-brasileira.
São 205 pessoas que passarão a ter direito a Àgua potável em suas casas, tomar banho de chuveiro e isto em pleno século XXI, onde nos comunicamos com o mundo inteiro, num piscar de olhos.
Além de ter um direito inalienável, o direito a agua e com este a vida, inaugura-se em Viamão uma nova forma de manutenção, distribuição e controle do maior bem da humanidade, a àgua.
![]() |
Representantes dos moradores do Quimbo do Cantão das Lombas assina, a entrega pela FUNASA, o projeto de instalação da rede de água. |
A partir deste ato passa para a Prefeitura Municipal (PT) o dever de abrir o processo de licitação para a execução do Projeto assinado e o inicio do debate com a comunidade beneficiada de qual será a forma de custeio da estrutura a ser criada.
A partir da simples abertura de uma torneira temos uma grande revolução sendo realizada em nossa cidade porque através deste ato se desencadeia outra infinidade de relações que trarão cidadania as pessoas e assim a construção de uma verdadeira sociedade onde todos tenham igualdade sem desigualdades.
MSN: itamarssantos13@hotmail.com