Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Gripe Suína. Uma doença produzida.



O historiador e autor do livro sobre a gripe aviária, Mike Davis diz que os principais responsáveis pela Gripe Suína ou Gripe A H1N1, influenza ou o nome que quiserem chamá-la são as grandes indústrias do setor pecuário que “amontoam em gigantescos infernos fecais, dezenas de milhares de animais com sistemas de imunizações mais que debilitados”.

A utilização indiscriminada destes sistemas de imunizações e o uso de antibióticos provocaram mutações, recombinações virais que geraram novos vírus cada vez mais fortes e com rápida adaptação ao meio em que se localiza.

Esta característica é que permite a proliferação pandêmica desta peste onde se instala como é aqui no RS, onde nem o clima frio abala a vida útil deste vírus na atmosfera. A propagação da gripe suína é geometricamente maior que suas antecessoras como a gripe de Hong Kong, em 1968 e da H5N1 também em Hong Kong, em 1997.

A gripe suína é causada sim pelo porco apesar de tentarem mascarar esta realidade para não prejudicar economicamente a venda destes no mercado internacional.

Em um relatório de 2008 destacava o grave risco deste vírus circular juntamente com os rebanhos/varas de suínos favorecendo a transmissão entre os humanos e atualmente dos humanos aos porcos.

Apesar deste alerta ser de mais de uma década os cientistas não conseguiram garantir a transferência de sofisticada tecnologia viral experimental aos países mais vulneráveis a esta contaminação por falta de interesse das autoridades Mexicanas, Norte Americanas e Canadenses.

Autoridades que preferiram adotar a política das grandes indústrias farmacêuticas como a Roche, fabricante do Tamiflu, a qual exerce uma verdadeira guerra contra os países em desenvolvimento que estão empenhados em exigir a produção pública de antivirais genéricos deste medicamento.

Há muito tempo os cientistas estão convencidos de que a aceleração evolutiva do vírus desta gripe se dá através do sistema de agricultura intensiva desenvolvida na China, mas este monopólio chinês foi rompido pelas indústrias pecuárias que transformou o setor em uma poderosa indústria que prolifera muito mais doenças do que animais sadios.

Só para se ter uma idéia do que estamos vivenciando e de que isto não é uma feliz estória de um sitio familiar ilustrativa dos livros escolares. Em 1965, por exemplo, havia nos EUA, 53 milhões de porcos espalhados em um milhão de pequenos criadouros (proprietários) rurais.

Na atualidade são 65 milhões de suínos concentrados em apenas 65 mil instalações, as quais são verdadeiros invernos de estrume sob um calor escaldante, ponto privilegiado para a proliferação de agentes causadores de múltiplas doenças que se intercambiam a velocidade da luz.

Dos inofensivos chiqueiros das pequenas propriedades rurais aos enormes invernos fecais e daí as transnacionais das indústrias farmacêuticas quem sai com todo o prejuízo somos nós a população e em especial a grande maioria dos povos pobres do mundo.

Desde que ficou descontrolada a proliferação da Gripe Suína as indústrias farmacêuticas contabilizam lucros astronômicos puxados pela Suíça, Roche, fabricante do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir), seguida pela GlaxoSmithKline, fabricante do Relenza, medicamento, também utilizado no combate a Gripe Suína.

Em fim, os grandes filões desta grande rede de exploração alimentar e da saúde mundial se formam desde a criação em escala industrial de animais suínos, avícolas, bovinos e tantas outras espécies que possam gerar lucros astronômicos até as empresas transformadoras desta matéria prima em alimentos em escala mundial.

Entre estas empresas estão relacionadas às maiores indústrias de gêneros alimentícios como a Smithfield Foods, sócia das Granjas Carroll localizada no México de onde pode ter surgido o novo vírus; Cargill; Swift; Tyson; Triumph e Pilgrim’s Pride produtoras destes animais em suas gigantescas pocilgas prontas a criar novas formas de infectar populações inteiras.

A principal batalha a ser enfrentada pelos países como o Brasil é a de quebrar a patente do medicamento Tamiflu que tem em sua composição o antiviral Oseltamivir, patenteado pela Gilead Sciences, a quarta maior empresa de biotecnologia do mundo que concedeu a Roche o direito exclusivo de venda deste medicamento. O mesmo acontece com o Relenza que é de propriedade da Biota e licenciado de maneira exclusiva para a GlaxoSmithKline, a segunda maior empresa farmacêutica da terra.

Estas empresas estão ganhando milhões de dólares com esta exclusividade e por isso detém enorme poder econômico/político junto a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Portanto o Brasil tem que fazer como fez com a quebra das patentes dos medicamentos que compõe o coquetel de tratamento da AIDS/HIV, ou seja, instrumentalizar seus laboratórios públicos a fim que quebrar mais esta fórmula e salvar o seu povo.

Se o Brasil ficar esperando pelas autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) liberar a fabricação genérica do Tamiflu isto não ira ocorrer devido esta receber extrema pressão do Lobby das farmacêuticas para que isso não aconteça.

Frente a esta pandemia o máximo que a OMS fez foi solicitar a Novartis e a Sanofi Aventis para desenvolverem uma vacina, duas das cinco transnacionais monopolizadoras do mercado mundial de vacinas, ao invés de impulsionar a pesquisa pública sobre as vacinas, bem como a produção de genéricos.

Providencia que o Governo Lula tem que tomar imediatamente.

Esta será a atitude mais esperada de um Governo que não deseja ser o responsável por milhares de mortes advindas desta grave epidemia. Enquanto isto não acontece cabe a nós, população, nos precaver seguindo as orientações sanitárias para que não sejamos contaminados.

Se o preservativo contra a gripe suína é usar mascaras e/ou não comer produtos derivados do porco, então deveremos fazê-lo.

MSN: itamarssanto13@hotmail.com

Publicado no www.melhordetodos.com.br em 22/07/2009.

terça-feira, 21 de julho de 2009

19º Encontro Estadual Extraordinário do PT-RS. Adão Pretto




Após mais de uma década o PT-RS realizou no ultimo final de semana (18 e 19/07/09) o maior encontro Estadual do Partido já realizado ao longo de sua história.

Este encontro entra para a história de lutas do Partido dos Trabalhadores por marcar o consenso de todas as forças políticas da necessidade de haver o reencontro do partido com suas bases partidárias que foi marcada pelas 27 reuniões regionais realizadas por todo o Estado.

Onde os filiados e as filiadas ao PT tiveram a oportunidade de discutir em seus municípios e propor as diretrizes do próximo plano de governo do partido que será colocada a população riograndense nas eleições de 2010, assim como apontar qual deve ser a política de alianças que devera ser adotada pela direção partidária, garantindo assim a recomposição da Frente Popular com seus parceiros históricos, PCdoB, PSB e o PDT.

“Um pé na luta e o outro no parlamento”, lema que faz parte da vida do companheiro Adão Pretto, homenageado neste encontro, foi adotado pelos militantes petistas como símbolo do reencontro do partido com as suas origens.

O exemplo militante do companheiro Adão Pretto que durante três décadas ocupou o posto de Deputado Estadual e Federal, nunca o fez abandonar a sua classe e os seus iguais. Ou seja, Adão provou que é possível não se corromper na política e não abdicar de sua origem somente por estar Deputado ou qualquer outro cargo público eletivo ou não.

Com este modelo como exemplo os mais 1.100 delegados credenciados para votar no 19º Encontro debateram e votaram as resoluções que vão balizar a posição partidária a ser adotada pelo PT durante o período que se avizinha.

Neste encontro ficou claro para todo o partido que o PT tem o dever de antes de qualquer acordo eleitoral, elaborar em conjunto com os movimentos sociais e sindicais um grande projeto de salvação para o RS que tem no atual Governo instalado uma rede mafiosa de corrupção.

Os militantes petistas deixaram claro para todos (as) que estavam presentes que o PT tem lado e este lado está contemplado as lutas sociais do MST por reforma agrária, do Ceprs Sindicato representante simbólico da luta de todos (as) funcionários (as) públicos estaduais massacrados pelo governo Yeda/Feijó-PSDB+DEM+PMDB.

Junto aqueles movimentos que lutam por moradia, por liberdade sexual, por um desenvolvimento sustentável do RS respeitador do meio ambiente com a única forma de reconstruir o Rio Grande do Sul em conjunto com a MAIORIA DE SEU POVO através do aprofundamento da participação popular onde os recursos públicos sejam direcionados a esta maioria, a classe trabalhadora assalariada deste estado.

O conjunto de resoluções aprovadas no Encontro reafirma os compromissos históricos do PT com o povo pobre e oprimido por este sistema que vive da miséria alheia.

Reafirma o seu compromisso com a implementação do SUS, com a reconstrução da Escola pública com direito elementar de toda a criança, com o respeito e a valorização do funcionário público estadual como parceiro fundamental deste processo de reconstrução do Estado do RS.

A indicação do companheiro Tarso Genro como pré-candidato do PT ao Governo nas próximas eleições se deu graças ao equilíbrio das forças internas ao partido que souberam garantir que a origem socialista fosse respeitada e de que um Partido da grandeza do PT não sobrevive somente da institucionalidade.

Um Partido como o nosso respira o cheiro da terra arada pelo pequeno agricultor acampado ou proprietário de seu quinhão de terra;

Um Partido como o nosso tem a suas mãos calejadas como aqueles que constroem os arranha céus deste imenso país;

Um Partido como o nosso tem na graxa das metalúrgicas o seu lubrificante para uma vida melhor e justa para todos os seus;

Um Partido como o nosso tem no pó de gís produzidos pelos educadores a certeza de uma sociedade liberta da ignorância e da escravidão do capital sobre o trabalho.

Por uma sociedade fraterna, justa, igualitária e socialista!!!!!

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.