Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sábado, 7 de abril de 2007

A descoberta da roda.

A alegria do Presidente Lula com o projeto dos biocombustíveis parece ser de quem inventou a roda. Só que o Presidente não se flagrou que essa estória é bem antiga, o Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo álcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de 1975 devido à crise do petróleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979.
O Programa substituiu por álcool etílico a gasolina, o que gerou 10 milhões de automóveis a gasolina a menos rodando no Brasil, diminuindo a dependência do país ao petróleo importado. A decisão de produzir etanol a partir da cana-de-açúcar por via fermentativa foi por causa da baixa nos preços do açúcar na época.
Foram testadas outras alternativas de fonte de matéria-prima, como por exemplo, a mandioca. A produção de álcool no Brasil no período de 1975-76 foi de 600 milhões de litros; no período de 1979-80 foi de 3,4 bilhões e de 1986-87 chegou ao auge, com 12,3 bilhões de litros e já tivemos até equipe de formula I com o nome de “Coopersucar” para impulsionar o programa brasileiro.
E diante da fome e da escassez de água potável, o que significa plantar energia? Essa seria uma boa pergunta ao nosso Presidente e aqueles que mandam no mundo.
A utilização de parcela crescente das terras agriculturáveis do mundo para o plantio de matéria prima de biocombustíveis levanta questão sobre os problemas da fome e da falta d’água que atingem cerca de um bilhão de pessoas, de acordo com a ONU que está sendo ampla e hipocritamente veiculada pela imprensa capitalista mundial com se isso estivesse acontecendo somente agora. Essa hipocrisia se esquece de que tantos tombaram defendendo a Amazônia, como por exemplo, CHICO MENDES.
O etanol, combustível muito na moda depois da recente divulgação das perspectivas sombrias do aquecimento global, há tempos tem jogado um papel importante no cenário agrícola mundial, uma vez que se trata de energia produzida, basicamente, a partir da cana de açúcar, do milho e de madeira. Segundo o pesquisador Luis Cortez, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o mercado mundial produz atualmente algo como 40 bilhões de litros de etanol; para se substituir 10% da gasolina no mundo, será preciso aumentar este volume para cerca de 150 bilhões de litros.
E para que isso aconteça quanta mata terá que ser derrubada? Outra pergunta pro Lula responder. Alem disso se deixará de plantar arroz, feijão, frutas e também haverá mais contaminação do solo e das águas devido ao aumento de agrotóxicos, e mais concentração de terras nas mãos de grandes empresas multinacionais que têem interesse em controlar a produção de energia em escala mundial.
Hoje visualizamos mamona nos terrenos baldios e não damos importância alguma, mas em breve esse inço valerá uma fortuna.
Se fosse só o preço da mamona que vai encarecer não seria problema, um exemplo disso é o milho mexicano. Por ser fornecedor dos EUA que fabrica o etanol desse produto o preço do grão do milho que é a base da alimentação do povo teve reajuste de mais de 100% em algumas regiões do país bem como houve aumento da ração animal e das sementes também.
Esse é um dos milhares de problemas que se enfrentará com mais essa política centrada no agronegócio agravada pela forte iminência de ter-se transferida a propriedade da terra para as mãos de grandes empresas multinacionais as quais já controlam as finanças, a indústria e logo, logo estarão controlando a terra e o subsolo brasileiro.
Ao invés de promover um desenvolvimento sustentável baseado na agricultura familiar voltado para a produção de alimentos, Lula deixa-se iludir pelo canto da sereia de Bush e pode estar entrando na maior cilada de sua carreira política e o que é pior, vai levar junto consigo todo o povo brasileiro que permanecerá dependente do capital. O que está posto é se os governos têm o direito de transformar a agricultura produtora de alimentos que saciam a fome de milhões de pessoas em produtora de combustível para sustentar o doentio e insustentável padrão de consumo dos países ricos.
Em nome dessas insanidades consumistas dos mais ricos abriremos mão de comer e beber?
veritasantos@brturbo.com.br.
Viamão 06 de abril de 2007.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Socialismo do Século XXI.

As eleições de vários governos de esquerda na América Latina na ultima década tem demonstrado que o povo latino americano está atento as maledicências promovidas pelo capitalismo através neoliberalismo.
A grande liderança ideológica de esquerda que desponta neste cenário é sem duvida nenhuma o Presidente Hugo Chaves, da Venezuela, apesar de todas as criticas que possa pairar sobre ele. Essa polemica e todas as outras provocadas pelas atitudes populares de seu governo faz com que seja retomado o debate sobre o socialismo, o Socialismo do século XXI, chamado assim por Chaves.
As experiências socialistas até hoje realizadas foram desconfiguradas por grupos oportunistas que se instalaram nos governos ou nos partidos operários transformando-os em meros instrumentos de beneficiamento individual e pequenos grupos que ao chegarem ao poder traíram gritantemente todos os seus princípios de classe que lhes oportunizaram galgar os postos que adquiriram.
Atualmente temos varias praticas de mudança social que crescem no interior dos movimentos populares nos mais diversos lugares e setores da sociedade, são criações autenticas dos indígenas, dos sem-terra, dos desempregados e de todos os pobres que estão à margem nas periferias urbanas e que lutam contra a acumulação de capital.
Essas lutas se transformam em práticas educativas, de saúde e de produções construídas a partir de novas relações sociais e não capitalistas.
São operários de fabricas falidas que produzem sem chefes e reinventam formas de divisão do trabalho que não geram hierarquias; são camponeses que formam assentamentos que supõem uma verdadeira revolução na vida rural; são indígenas que recuperam suas crenças e seus curandeiros; são os desempregados que criam mercadorias e as trocam com outros desempregados. Essas podem ser iniciativas populares que não têem comprovação empírica, mas poderá ser a germinação de um novo modo de se viver.
Ainda não sabemos como será o socialismo de século XXI porque como já disse Marx, o socialismo vai tomando forma conforme as diferentes experiências populares no momento em que vão acontecendo (é dialético). A humanidade tem vários caminhos a seguir sendo três deles conhecidos em parte, o caminho do neoliberalismo é esse que estamos vivendo onde “quem tem mais chora menos” ou da lei do “dente por dente”, onde dizem que vivemos em uma “democracia”, só que ela termina quando acaba o seu dinheiro.
O outro caminho é o caminho do Socialismo que esta em permanente debate e seus defensores não consegue chegar a lugar algum. Cada teórico tem um “modelo perfeito” do “seu socialismo”, mas uma coisa tem-se que concordar. Não dá mais pra viver sob a égide de tirania do capitalismo que mata em nome de um crescimento para poucos.
Ou a humanidade se percebe disso e parte para a construção de uma sociedade socialista que lhe garanta participação nas decisões, onde os pobres (os de baixo) tenham vez e voz e que suas iniciativas sejam colocadas em pratica, onde não há modelos prontos. A onde todos aprendam a se governar, acabando de vez com o Estado ou criando um Estado que não reproduza novas formas de opressão construindo de fato e de direito uma sociedade socialista que seja comum para todos e todas.
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão 02 de abril de 2007.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.