Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

De Getúlio a Jaquirana.

Brasão de Jaquirana-RS


          Acredita-se que o nome do município tenha origem do termo yaquirana, do tupi-guarani, que significa "cigarra".

          O povoado foi fundado em 1900, mediante a compra de meia colônia de sesmaria da família Machado, e outra parte da família Fernandes. Em 1916 foi declarado distrito de São Francisco de Paula, do qual se emancipou em 1989.

          Esta é a definição e a origem histórica da cidade serrana de Jaquirana -RS que entrou para historia recente do Rio Grande do Sul e do Brasil, não pelo seu lindo relevo de locais lindos e com águas cristalinas.

          As manchetes estampadas nas rádios locais e nos sites de noticias desta, quarta-feira, 31 de outubro deste ano de 2012, bradavam:
          “Filho de prefeito reeleito é preso em operação policial em Jaquirana, RS”.
          “Vereador e coordenador de campanha também foram presos.”
          “Operação contra crimes eleitorais foi realizada nesta quarta (31).”
          “O filho do prefeito reeleito pela Coligação UNIJAQ (formada pelos partidos PP, PMDB, PPS e DEM), um vereador reeleito pela terceira vez e um coordenador de campanha foram presos”.
          “Segundo o delegado que comanda a operação, Flademir Paulino de Andrade, foram realizadas escutas de ligações feitas por Ivan Lauro Rauber (filho do prefeito), José Evandro Pereira dos Reis (coordenador de campanha e cabo eleitoral) e Orestes Ângelo Andelieri (vereador reeleito). No total foram 15.665 ligações interceptadas, transcritas em 353 páginas. "O que se viu foi à prática reiterada de crimes eleitorais, principalmente a prática do crime de corrupção eleitoral ativa e passiva, e a prática do crime de transporte de eleitores", informa”. (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/10/filho-de-prefeito-reeleito-e-preso-em-operacao-policial-em-jaquirana-rs.html?noAudience=true)

          Até ai nada de mais e os mais realistas vão me dizer que isto acontece todos os dias, pois a corrupção galopeia por todo este belo Brasil se não fosse a reação de um grupo de moradores, simples moradores, da cidade de Jaquirana que estava revoltados com a prisão dos criminosos.

          Sim, um grupo de moradores protestou contra a prisão dos corruptos.
          Quero entender que não são simples moradores

É uma parcela dos corrompidos que se beneficiavam a anos das benesses que o desvio do dinheiro público lhes proporcionava.

          Neste caso é cabal a força que a corrupção exerce sobre as pessoas que de tanto ser praticada, que se torna banal, fazendo parte do dia-a-a-dia daquele povo.
          E tudo isto tem uma explicação histórica que vem juntamente com a evolução social da humanidade, onde a ganância e o egoísmo tentam serem explicados, desde, e nos livros bíblicos.

          Mais recentemente quando Getúlio Vargas chegou ao poder, por meio do golpe em 1930, numa época em que apenas 2% da população brasileira votávamos, pois mulheres e analfabetos ainda não tinham direito ao voto. No processo eleitoral predominava o chamado “voto de cabresto”, manipulado pelo poder político e econômico das elites.
        

“Na era de Getúlio Vargas – 130 Anos (1882-2012)”, as coisas aconteciam assim, no golpe ou no cabresto.

          Getúlio foi morto tentando, na sua contradição, mudar este estado de coisas, mudou algumas e outras estão tatuadas no caráter de algumas pessoas que são minorias, mas que parecem maiorias porque as pessoas do bem se calam.

          A corrupção não pode e não deve ser tolerada em espécie ou em qualquer quantidade ou nível e será combatida para todo o sempre porque isto é inerente a raça humana.

          A corrupção também esta intimamente ligada ao sistema social em que vivemos ou sobrevivemos, ou seja, ao sistema capitalista.

          O lucro acima de tudo leva ao senso comum de que tem que se fazer o que for “necessário” para lucrar cada vez mais.

          Isto nos leva a uma definição empírica de um grande brasileiro, Alberto Pasqualini: "Na constituição do capital há sempre uma parcela de usura do trabalho, e que é representada por aquela parte que está cristalizada no aparelhamento produtor”.
          
Esta passagem de Alberto Pasqualini define, sob sua ótica, que o sistema capitalista se beneficia do trabalho alheio para enriquecer o dono, o produtor dos meios e assim, por analogia, o trabalhismo implantado nos governos de Vargas e de Dilma, podem ser uma transição ao socialismo marxista.

          Por isso o socialismo é um sistema ideal, onde a corrupção será sempre combatida e as pessoas não se amedrontaram frente ao poder criminoso dos corruptos.

          Bom, mas isto já tema para uma próxima vez.


Será publicado no jornal Folha de Viamão na 2ª quinzena de novembro de 2012.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eleições.

A verdadeira democracia sera aquele em que o povo votara
direto naquilo que receberá como direito. Democracia Participativa.


          Mais uma eleição municipal nossa democracia concluiu. 

Todo o processo eleitoral se faz necessário em um país que cultiva a vida democrática e tem como principio básico desta vida em sociedade, a democracia.

          O Brasil é um país que tem como norte, a democracia, há 30 anos, pouco tempo para termos aprimorado nosso processo individual de escolha e ainda mais em um país que tem uma mídia que ideologicamente opta por desqualificar a politica e os políticos como sendo prejudiciais a todo este processo. 

Isso é estratégico, pois assim os eleitos são aqueles que têm mais grana e assim defendem os interesses dos seus iguais, os ricos.

          Democracia não se faz sem politica e sem políticos porque não havendo estes atores não há democracia. Partindo deste pressuposto sempre teremos os partidos e os seus políticos, assim sendo haverá os votantes e os votados.

          Quando digo que ainda estamos aprimorando a nossa democracia e o nosso jeito de escolher apresento com exemplo esta eleição que acabamos de realizar analisando aqueles que foram eleitos.

          A vitória do Prefeito Bonatto, do PSDB é identificada na grande rejeição pessoal do ex-prefeito Alex Boscaini perante uma parcela da população viamonense localizada, a meu ver, no funcionalismo público e nos comerciantes da cidade, os quais preferiram correr o risco de ressuscitar o ruim, porque o atual é muito mau. 

Creio que não houve um voto puramente ideológico.

          O ex-prefeito é mau como administrador no sentido de não ter a democracia como seu norte por isso não soube ouvir os servidores públicos nas questões funcionais e os comerciantes nas questões do transito da cidade, por exemplo.

          Mesmo assim o candidato do PT, Robson, perdeu as eleições por menos de 04 mil votos, isto significa que o PT tem um eleitorado fiel e coerente com o programa partidário e não logrou vitória porque seus parceiros históricos preferiram fazerem carreira solo, outro fato que deu a vitória a direita, travestida de Social Democracia do PSDB.

          Mais um exemplo que a vitória do PSDB não esta colada ao seu programa partidário é o fato de sua chapa proporcional eleger somente dois vereadores, um do próprio PSDB e outro do desconhecido PV.

          Esta matemática tenta explicar o pensamento popular que colocou na urna uma vontade de mudar, mas sem a clareza por qual mudança seria e assim a democracia nos oportuniza um Poder Legislativo majoritariamente atrelado a maquina publica ou com grande investimento financeiro privado.   

Mais uma vez repito que ainda, nesta eleição, o voto não foi ideológico, mas se insistirmos na pura matemática democrática terá um eleitorado alinhado com a ideologia de esquerda que comprova que o PT e a esquerda viamonense perderam estas eleições para si mesmo, para a soberba ignorante de uma parcela narcísica de seus dirigentes locais.

          Ao analisarmos a composição final da Câmara Municipal de Vereadores veremos que os eleitos foram aqueles que têm muitos recursos financeiros ou estão atrelados a algum serviço publico que lhes permite “resolver problemas individuais” rapidamente.

          O PT é o partido que mais elegeu vereadores, com a exceção do RIDI, os demais foram reeleitos, portanto atrelados a órgãos públicos e com muita grana para colocarem nas suas campanhas. 

Além disso, alguns vinculados aos programas sociais dos governos do estado e do federal.
          Isto não é democrático!!!

          Mas mesmo assim muitos “companheiros” ficaram de fora, apesar de o alto poder financeiro que ostentaram e ostentam.
Menos mau!!!

          Aqui cabe um parêntese, por isso as eleições legislativas devem permanecer proporcionais conforme a votação partidária, caso contrario só seriam eleitos os endinheirados.

          E isso não difere nos demais partidos, pois entre os eleitos temos Diretores de grandes escolas estaduais, comerciantes e aquele que foi bancado pela maior empresa local conquistando assim o titulo de o “vereador do patrão”.

          Já estão acontecendo articulações para a eleição da Presidência da Câmara e a formação do futuro governo e não se espantem se algum Secretario atual ficar no próximo governo e que o prefeito Bonatto tenha maioria folgada na câmara, pulando dos 06 (seis) votos eleitos (03 PMDB, 02 PV-PSDB, e 01 PP) para 10 ou 13 votos “acordados”, cabendo ai, ao PSB o fiel desta balança, mais uma vez.

          Isto é a democracia que temos, portanto tem que mudar muito para alcançarmos uma Democracia sem intervenções e sem manipulações.

Publicado no Jornal Folha de Viamão na 1ª quinzena de Novembro e no Facebook.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.