Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Que “Nova Classe”?



É tão raro ler-se nos meios de comunicação tradicionais conteúdos que se dispõe a abordar uma discussão politico-ideologica.

Quando temos esta oportunidade proporcionada pelo artigo do causídico, Dr. Astor Wartchow, publicado em ZH de 19/11/2009, escrito com saber e coerência de classe isto significa uma boa oportunidade para se constituir novos elementos para motivar tal debate.

Processo de tão acanhado espaço nestes meios convencionais de comunicação ou quando surgem temas como este vem acompanhado unicamente de uma visão monolítica que não permite o contra ponto.

Ao invocar Bakunin e Djilas, o Dr. Astor tenta articular ataques e desmerecer os avanços democráticos, administrativos e políticos conquistados pela grande massa popular brasileira e Latinoamericana que pela via democratica, dentro das regras preestabelecidas pelas classes mais abastadas, com as eleições de governos locais que transitam por um heterogêneo campo ideológico que vai desde a centro-direita, centro-esquerda e passando por mandatários progressistas.

Com a exceção de Cuba, nenhum governo Latinoamericano, eleito democraticamente e reconhecidos mundialmente, abandonou o sistema capitalista e suas regras que giram em torno da “livre concorrência de mercado” desregulamentada e por isso impulsionadora da corrupção galopante que atinge intimamente o povo brasileiro. Típica do atual sistema político-econômico.

A partir disso, tentar utilizar como exemplo o anarquismo, enquanto ideologia para descaracterizar ideologicamente o socialismo, comunismo ou os movimentos populares e suas lideranças que ao chegar a alguma parcela de poder constituído, como já disse, pela classe burguesa detentora dos meios de produção, educação e comunicação é muito diminuto e nada sábio, ou seja, é mero oportunismo de classe.

O Anarquismo de Bakunin nada tem haver com os atos patrocinados por indivíduos que se locupletam do poder concedido em beneficio próprio, muito menos os socialistas, comunistas e aqueles que militam nos movimentos populares.

O ideal seria que pudéssemos viver em uma sociedade auto gestionada como esta cultuada pelos defensores do Anarquismo ideológico, mas devido aos ensinamentos seculares do capitalismo onde o lucro esta acima de tudo e de todos não sendo questionado sobre os métodos utilizados para atingir este objetivo é algo muito provável.

O lucro capitalista é conquistado a qualquer custo mesmo que para isso tenha de ser corruptor ou corrompido.

Tentar mascarar os atos corruptivos de algumas pessoas ligando-as ao seu pensamento filosófico-ideológico é atrelar o conjunto de leitores a uma legião de indivíduos de pouca inteligência e de alienada interação com a vida em comunidade.

Esta tentativa de incutir “culpas” ao pensar político das pessoas para justificar os males de uma sociedade que foi construída em cima de máximas, produzidas pela própria mídia na volúpia de lucrar cada vez, como a “Lei de Gerson” divulgada massivamente na década de 1970 no auge do golpe civil militar, princípio da industrialização multinacional no Brasil é uma das tantas praticas tendenciosa e manipuladoras da classe dominante que “socializa” somente os prejuízos com o restante da população.

A corrupção não é e nunca foi um “mal” socialista ou comunista, tendo o seu campo promissor nas ditas “grande sociedades” com seus “grandes empresários” que por conseqüência figuram entre os maiores sonegadores de impostos, de direitos e de tudo que nossa percepção possa imaginar.

Esta peste que contagia a humanidade é milenar e mesmo Cristo pagou com a vida por ter expulsado aqueles que se utilizavam dos templos sagrados para comercializar e lucrar a partir da fé.

O ato de corromper faz girar a máquina corrupta dos Estados burgueses através de suas propinas a fim de monopolizar a legalidade estatal exemplificada nas concorrências públicas, nas terceirizações e todos os mecanismos que foram criados para democratizar esta estrutura, mas que foi e esta sendo privatizada a fim de beneficiar a uma pequena casta detentora do verdadeiro poder social (econômico-financeiro).

Até gostaria de ver uma sociedade genuinamente Anarquista, onde as pessoas gerissem, por exemplo, o seu próprio lixo.

Dirão uns que isto não passa de utopia, mas é necessário acreditar que para atingir este estagio teríamos que recriar uma “nova humanidade” muitos mais solidaria e fraterna desprovida de sentimentos menores como o egoísmo e a gula em suas mais variadas maneiras.

Enquanto não temos uma sociedade superior onde todos vivam em paz, temos que lutar para democratizar cada vez mais a nossa democracia e educativamente realizarmos a depuração dos maus governantes, de seus aliados e dos empresários predadores produtos de uma deformidade burguesa que se beneficia com estas práticas.

Nossa atenção deve esta concentrada em não permitir que sistemas autoritários retornem em nome da defesa da sociedade que se vê tomada pelo crime organizado, estes sim fruto da deformação do atual sistema capitalista.

MSN: itamarssantos13@hotmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ALERTA: O PACOTE DE YEDA É ENGANOSO*







Mais uma vez a governadora Yeda Crusius tenta atacar os professores e os funcionários de escola.



Yeda tem ameaçado os educadores desde que assumiu o governo, com uma política educacional ditada pelos interesses dos empresários, que não melhora a qualidade da educação pública no Rio Grande do Sul.



Diante disso, o CPERS/Sindicato se dirige ao povo gaúcho para solicitar o apoio na defesa dos direitos de uma categoria, cujos vencimentos estão entre os mais baixos do funcionalismo público estadual.



As medidas anunciadas no pacote do governo são enganosas. Veja:

1. Os projetos não concedem qualquer reajuste salarial e têm como única finalidade desmontar as carreiras da categoria.

2. O governo se recusa a aplicar o Piso Salarial Nacional, como vencimento básico do Plano de Carreira.

3. O governo quer implantar a meritocracia, gerando queda na qualidade no ensino e, conseqüentemente, a exclusão social.

4. Os educadores estão com os salários congelados há três anos. Além disso, a proposta exclui os funcionários de escola, os professores com curso superior e congela o salário dos aposentados, rompendo com a paridade salarial entre ativos e inativos.

5. Por fim, um governo que destrói os serviços públicos e é acusado de chefiar uma “quadrilha criminosa”, não tem crédito quando diz que “valoriza o serviço público”.

O CPERS/Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa da escola pública e de qualidade.

Alerta: só a pressão sobre o governo e os deputados poderá evitar uma greve da categoria neste final de ano.


DIA 20 DE NOVEMBRO, 13H30, PARTICIPE DA ASSEMBLEIA GERAL DO CPERS NO GIGANTINHO



Porto Alegre, 17 de novembro de 2009

Observação: este texto está publicado no correio do povo de hoje página 8.

*Fonte:CEPERS

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

The Economist:


O Brasil decola

Nov 12th 2009
From The Economist (revista britânica Economist)

Agora o risco para a grande história de sucesso da América Latina é o hubris

Quando, em 2003, os economistas da Goldman Sachs juntaram o Brasil à Rússia, Índia e China como as economias que viriam a dominar o mundo, houve muitos comentários sobre o B da sigla BRICs.

Brasil?

Um país com uma taxa de crescimento tão pequena quanto as suas roupas de banho, sujeito a qualquer crise financeira, um lugar de instabilidade política crônica, cuja infinita capacidade de desperdiçar seu potencial era tão legendária quanto seu talento para o futebol e os carnavais não parecia pertencer ao grupo dos titãs emergentes.

Agora aquele ceticismo parece mal colocado.

A China pode liderar a recuperação da economia mundial, mas o Brasil também está embalado.

Não evitou a crise, mas estava entre os últimos que entraram e os primeiros que sairam. Sua economia está crescendo de novo a uma taxa anualizada de 5%.

Deve ganhar velocidade nos próximos anos quando os grandes campos de petróleo em águas profundas começarem a produzir, num momento em que os países da Ásia ainda estarão famintos por comida e minerais das terras vastas e abundantes do Brasil.

As previsões variam, mas em algum momento da próxima década, depois de 2014 -- muito antes do previsto pela Goldman Sachs -- o Brasil deverá se tornar a quinta maior economia do mundo, superando o Reino Unido e a França.

Até 2025 São Paulo será a quinta cidade mais rica do mundo, de acordo com a empresa de consultoria PwC.

E, em outros pontos, o Brasil também supera os outros BRICs.

Ao contrário da China, é uma democracia.

Ao contrário da Índia, não tem insurgentes, nem conflitos étnicos e religiosos, nem vizinhos hostis.

Ao contrário da Rússia, exporta mais do que petróleo e armas e trata os investidores estrangeiros com respeito.

Sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, um ex-sindicalista nascido na pobreza, o governo se mexeu para reduzir as graves desigualdades que há muito tempo desfiguram o país.

De fato, quando se trata de políticas sociais inteligentes e de incentivar o consumo doméstico, o mundo em desenvolvimento tem mais a aprender no Brasil do que na China.

Em resumo, o Brasil parece ter entrado no palco mundial. Sua chegada foi marcada simbolicamente no mês passado com a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Rio de Janeiro; dois anos antes, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de futebol.

Nota do Blogueiro:

Ao ler este artigo vem vários pensamentos e entre eles quero salientar dois.
Primeiro: O mundo capitalista esta cada vez mais com suas garras de prontidão para atacar as nossas riquezas e para isso temos que estar atentos sem nos dislumbrar com estes elogios;

Segundo: Como é bom saber que os capitalistas se rendem a cada dia a um Governo dirigido por um Trabalhador, classista, pobre e com sabedoria e dignidade.

Itamar Santos em 16/11/2009.

Viva a luta dos trabalhadores!!!

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.