![]() |
Frio de zero grau faz casal se aquecer com cães. *Fotos de Itamar Santos |
![]() |
*Casal dorme na rua em Viamão com temperatura de zero grau |
Estas imagens (as 7:00 de 5/8/2011 e com zero grau) até podem ser consideradas comuns nas grandes cidades e já estão ficando visíveis em Viamão.
Como tudo que sai do controle individual classifico como sendo de responsabilidade Estatal, neste caso a responsabilidade é da Prefeitura de Viamão que tem uma Secretaria de Cidadania e Assistência Social capacitada para prevenir esta situação deprimente e desumana na qual se encontra este casal que dividem com sua matilha o chão duro da calçada de um prédio comercial na parada 41, a beira da RS 40 que leva o nome de Tapir Rocha importante político destas terras.
Será que a Secretaria e a sua Secretária sabem quantos moradores de rua existem em Viamão?
Sabe-se, qual o programa que esta em curso para retirar estes seres humano desta decadência, tratá-los e reinceri-los na sociedade, devolvendo-lhe a cidadania e a dignidade?
Acredito que são poucos os que estão nestas condições, portanto cabe ao nosso Prefeito Alex agir rápido e garantir dignidade para estas pessoas.
![]() |
*Area coberta de uma Casa de Carnes na pda 41 de Viamão serve de abrigo para um casal de moradores de rua. |
O senhor pode. Companheiro Prefeito!!!!
Sei que esta é uma realidade em todas as cidades brasileiras, mas entendo que é dever do Estado (Município) proteger as pessoas que atingem estes níveis de decadência. Há quem diga que “essas pessoas optaram por "viver" assim”.
Todo aquele que regride a esse ponto teve em sua existência algo muito grave para que permitisse atingir tão baixo nível social.
Estas pessoas passaram por situações clinicas ou emocionais que os levaram a isso. Ninguém opta por viver na miséria e na mendicância!
Tanto uma como a outra causa gerou a conseqüência que esta materializada no abandono, na doença e no vicio.
Portanto deve ser tratado e para isso defendo uma tese de que nestes casos o tratamento deve ser Estatal e compulsório.
Ou seja, o Estado através de equipes especializadas para este fim deve convencer estas pessoas para tratá-las e após oportunizar-lhes uma vida cidadã.
![]() |
*As 7:10 do dia 5/8/2011, zero grau, casal dorme na rua em Viamão. |
Não basta apenas recolher-lhes nas noites de frio intenso e abrigá-los, alimentar-lhes e ao amanhecer ou mesmo após o comer uma sopa devolvê-los a rua.
Estas pessoas necessitam de tudo; é um recomeço como um “nascer de novo” e ao identificar cada caso deve-se tratar, curar e preparar a pessoa para viver em sociedade outra vez com trabalho, casa e educação ou em casos que falta a sanidade mental caberá ao Estado manter com dignidade a pessoa em abrigos Estatais ou os seus familiares para que estes possam zelar pela vida deste.
Enquanto isso não for feito, infelizmente, por muitos invernos e verões veremos seres humanos vegetando a própria sorte ou azar.
Publicado em 8/08/2011 zh.com leitor reporter.