Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

sábado, 28 de maio de 2016

Programa Debates&opiniões 28-05-16 O Sonho não é Utopia

Programa Debates&Opiniões-28-05-16 Os Aposentados

Programa Debates&Opiniões-28-05-16 O Estupro #EstuproNuncaMais

Programa Debates&Opiniões-28-05-16 #EstuproNuncaMais

Programa Debates&Opiniões-28-05-16-O Ataque aos direitos

Programa Debates&Opiniões-28-05-16-O Fundamentalismo

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Programa Viamão em Revista 25-05-16

O Fim da Nova República


Mas o que é republica?


A República(do latim res publica, "coisa pública") é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas (multitude); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso do direito (consensus iuris).

Nasce das três forças reunidas: libertas do povo (Direito Romano onde todo poder emana do povo) , auctoritas do senado (Legitimação do Poder conscedido pelo povo) e potestas dos magistrados (Poder reconhecido pelo povo em relação aos Juízes). Esse é o conceito usual encontrado na literatura especializada e retirado da https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica .

Toda essa conceituação é perfeita somente nas enciclopédias , porque no Brasil sua proclamação surge como um grande acordo entre os ricos da colonia (Membros da Maçonaria) e as forças armadas da época que “proclamam a Republica” em 15 de novembro de 1889 que se estendeu até a chamada Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas assume, por Golpe, o seu primeiro Governo Brasil.

Governo este que defende aos interesses oligárquicos da época que se estende até 1934 (governo provisório).

Em 1934, foi eleito pela Assembleia Constituinte como presidente constitucional do Brasil, com mandato até 1937. Porém, através de um outro golpe com apoio de setores militares, permaneceu no poder até 1945, período conhecido como Estado Novo.

No dia 29 de outubro de 1945, tropas de militares que compunham seu próprio ministério invadiram o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e forçaram a renúncia do presidente Getúlio Vargas. 

Consolidava-se a Queda do Estado Novo e chegava ao fim um governo que durava desde 1930.

Rapidamente, neste mesmo ano há eleições presidenciais e PSD e PTB formaram uma coligação imbatível. O PSD cooptava as elites, enquanto o PTB agregava a grande massa popular. Ambos lançaram o candidato Eurico Gaspar Dutra, general do exército que sai como o grande vitorioso.

Ou seja, o golpe se constitui pela primeira vez com um formato constitucional (Governo Conciliatório ou de Coalizão) para manter o poder politico com aqueles que sempre detinham o poder econômico e que perdurou de 1945 até 1964.

Esse período é conhecido como Regime Liberal Populista

Já em 1946 o Presidente, Milico, Dutra declara a ilegalidade do PCB, partido com grande numero de votos nas eleições daquele ano.

Em 1950 Getúlio Vargas articula a sua volta ao Governo e é eleito Presidente do Brasil pelo PTB, embora sendo um governo conciliador com o capital estrangeiro, Getúlio é acusado de Comunista por causa de sua visão nacionalista e pela criação de direitos trabalhistas que até então não existiam.

Tamanha pressão foi praticada na época que Vargas não resiste e se suicida em agosto de 1954.

Nas eleições de 1955, Juscelino Kubitschek concorre pelo PSD, João Goulart(“Jango”) pelo PTB e Joarez Távora, pela UDN. 

Mais uma vez PSD e PTB se uniram, indicando JK à candidatura à presidência e Jango como seu vice. JK é eleito presidente do Brasil através da politica conciliatória onde a Eliete e os Trabalhadores formam um governo de coalizão.

O Governo JK mantem as conquistas sociais adquiridas até então, o desenvolvimentismo é exuberante, mas não contenta a Elite Nacional e Jk morre “inesperadamente” em um acidente de carro.

Jango assume após o enfrentamento conhecido como a MOVIMENTO PELA Legalidade onde o Governador Leonel Brizola (Em 1961) SE AQUARTELA no RS para garantir a posse de Jango como Presidente do Brasil e em 1964 há mais um Golpe Cívico-Militar que dura até 1985.

Nestas décadas a Ditadura tortura e mata milhares de brasileiros e brasileiras e até hoje esses torturadores estão impunes.

A partir de 1985 inicia-se o período chamado de Nova Republica que durou até o dia 17 de abril de 2016 quando um novo golpe se consolida no Brasil após a aprovação pela Câmara Federal para a abertura de um processo de Impeachment da Presidenta Dilma.

Após 13 anos de Governos Conciliatórios e de Coalizão, onde o PT forma uma ampla frente de partidos que transitam da esquerda à direita conservadora que ao fim se declara como golpista e fascista, essa mesma frente conspira e derruba a Presidenta Dilma da Presidência da Republica sem que sobre ela tenha, se quer, uma prova do Crime de Responsabilidade que lhe acusam.

Neste período o PT e seus governantes constroem o que nunca antes fora imaginado em programas de garantias de direitos aos menos favorecidos do povo brasileiro o que cria uma ira social na pequena burguesia assalariada e muito mais na grande elite nacional que não admite ver os filhos de seus empregados estarem na mesma Universidade que seus lindos filhos brancos e puros. 

Mesmo sem nunca ter deixado de lucrarem como os governos de Lula e Dilma essa elite constrói o Golpe em curso apoiada pela grande Midia, pelo Legislativo e com o Judiciário, ambos poderes corrompidos e empenhados em impedir os avanços sociais até aqui alcançados.

Ao assumir no dia 12 de Maio de 2016 o Presidente Ilegitimo Michel Temer apressa-se em destruir todas as conquistas sociais adquiridas pelo povo brasileiro nesse curto espaço de tempo.

Frente a este golpe em curso os Movimentos Organizados vão à Luta e as ruas são tomadas por estudantes que nesse primeiro momento se mobilizam na defesa da Educação, por Intelectuais e Constitucionalistas que exigem respeito a Democracia assim como as suas garantias, Movimentos Sociais Organizados do Campo e Cidade se colocam contra o Golpe e se organizam com vistas a construírem um novo período que não passará por uma nova Conciliação de Classes porque esta posto que esse ciclo se esgota no momento que os preceitos democráticos e constitucionais não são mais respeitados.

Um Novo Tempo se inicia onde a Luta de Classes está posta como o balizador dos enfrentamentos que virão onde Greve geral e as ocupações serão uma forma de criar uma consciência de classe naqueles que vivem na classe popular e assalariada.

O ciclo de conciliação de classes acaba juntamente com o fim da chamada Nova Republica (1985 ate 2016) e a partir de agora iniciamos a criação de Um Brasil que tenha Consciência de Classe onde os Trabalhadores, Negros, Mulheres,Gays e todas as minorias sabiam quem são para não se renderem a uma pretensa evolução social cíclica que só serve para traírem a si mesmos por não terem a consciência de classe ou de origem e se acharem pertencentes a uma classe social que não é sua.

O Ciclo que se inicia temos que nos repensar como cidadão e sociedade onde as nossas origens sejam respeitadas por nós mesmo e a partir disso o povo possa exigir uma nova formação constitucional onde o poder emane do povo realmente.



6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.