Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 7 de julho de 2011

E as más companhias?

Bom dia!!!! Mesmo.


Ontem (6-7-11) fomos surpreendidos positivamente pela ação da Policia Civil gaúcha que livremente cumpre seu dever de prender os ladrões da Republica, independente de quem esteja no Governo.

Busca Policial na PMV-Foto do Jornal Viamão.
O Governador é Tarso Genro do PT, não esqueçamos disso!

As más companhias estão caindo uma a uma, a começar pelo Palloci e pelo pastor canastrão do Ministério dos Transportes e agora aqui em Viamão e em mais sete cidades.

Será que tem algo podre a nossa volta? É obvio que tem, só não conseguimos provar porque os crimes beiram a perfeição e para acabar com esta pratica somente acreditando na policia e na justiça.

Torço como em um grenal para que isso possa acontecer e que possa começar por Viamão.

Será porque as suspeitas recaem sobre a secretaria de comunicação?


Será porque o secretário é a mesma pessoa que num passado recente estava sob suspeição?


Será que a policia vai achar algo nos PC's da PMV?


Porque eu já vi isso ali na câmara, quando eu era vereador. Levaram e não fizeram nada.

Quero justiça, doa a quem doer.

Espero que os nossos governantes deixem de andarem mal acompanhados.

Não merecemos perder a democracia por causa de cretinos que só pensam em si mesmos enquanto os pobres morrem de fome e frio.

Os avanços conquistados até aqui pelo povo brasileiro são muito caro para ser perdido dessa maneira.

Nos cabem é exigir justiça e que essas pessoas forem culpadas que sejam julgadas e condenadas. Temos que protestar em praça pública, sair às ruas exigindo rapidez e justiça nestes escândalos.



MSN: itamarssantos13@hotmail.com

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como era para funcionar o SUS.


Como todo sistema, o SUS deveria ter bem definido todos os seus fluxos, mas infelizmente a realidade é outra, onde a espera e vai e vem dos usuários é desumana.

Estamos no ano da 14ª Conferência Nacional de Saúde e todos os municípios estão realizando suas conferências municipais, sendo assim o tema da saúde está epidérmico em todos nós.

Aproveitando esta atenção popular quero apontar formas elementares de como avalio deveria ser os fluxos deste monumental sistema de saúde pública, o SUS.

A grande e obvia questão que se apresenta é: como acessar o SUS?

Adormeci bem e acordei com febre, vias áreas congestionadas e dores por todo o corpo, ou seja, estou gripando ou tenho dengue?

A lógica me diz que tenho que me dirigir a uma Unidade de Saúde mais próxima da minha casa, uma UBS - Unidade Básica de Saúde para investigar qual é o mal que estou sofrendo.

Então vamos ver o que esta UBS tem que ter para me atender com dignidade.

Uma unidade básica de saúde para tratar bem qualquer usuário deve ter durante o turno do dia(nesta unidade não tem atendimento noturno) uma equipe composta por um medico pediatra, um ginecologista, um medico clico geral ou geral comunitário, um odontológo, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, dois agentes administrativos e um técnico em farmácia e serviços de limpeza e higiene.

Para abrigar esta equipe e seus usuários o ideal é ter de 5 a 6 consultórios médicos com área de no mínimo 12 metros quadrados, um consultório odontológico, sala de recepção e arquivo, salas de medicação para adultos e infantil, sala de procedimentos e vacinas devidamente separadas por assepsia, sala de esterilização de materiais e farmácia para dispensa de medicamentos, equipada com os devidos equipamentos.

Quanto à forma de atendimento entendo que deva ser pelo sistema de acolhimento de toda a demanda, onde os casos mais grave são prioritários, mas este é um debate para se fazer em separado bem calmamente.

Aqueles casos mais sérios deverão ser encaminhados as UPAS, Unidades de Pronto Atendimento de Saúde que conforme o Ministério de Saúde tem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.Neste ponto deve-se ter o chama-se de referência e contra-referência, ou seja, é o fluxo do usuário por dentro do sistema sem ter que entrar em fila.

O usuário que ingressou na UPA deve ser contra referenciado a sua UBS mais próxima para dar seguimento ao tratamento e vice-versa.

As UPAS funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAS inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação (ver dimensionamento das UPAS na Portaria MS 2.657/2004 e norma da ANVISA – RDC ANVUISA n° 50/2002.).

Nas localidades que contam com as UPA’s, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

De acordo com a Portaria 2.922, publicada no dia 2 de dezembro de 2008 no Diário Oficial da União (DOU), as UPA’s são classificadas em três diferentes portes, de acordo com o número de habitantes de cada região (veja quadro). Em regiões com menos de 50 mil habitantes, em vez da UPA, o governo oferece salas de estabilização com a presença de um médico para o atendimento das urgências mais observadas em cada localidade.


UPA Porte I / 50.000 a 100.000 habitantes. 50 a 150 pacientes. 2 médicos, sendo um pediatra e um clínico geral. 5 – 8 leitos.


UPA Porte II / 100.001 a 200.000 habitantes 151 a 300 pacientes. 4 médicos, distribuídos entre pediatras e clínicos gerais. 9 – 12 leitos.


UPA Porte III / 200.001 a 300.000 habitantes. 301 a 450 pacientes. 6 médicos, distribuídos entre pediatras e clínicos gerais. 13 – 20 leitos.


Salas de Estabilização Menor que 50 mil habitantes. Demanda. 1 médico generalista habilitado em urgências. Nenhum ou menos que 5 leitos.

Quanto a tabela acima, apresentada pelo Ministério da Saúde. Entendo que toda a UPA, independente do porte, deva ter em sua equipe médicos generalistas cirurgiões, cirurgiões dentistas, enfermeiros e todas as profissões inerentes a este tipo de atendimento.


As orientações técnicas para o planejamento arquitetônico das UPA’s e salas de estabilização (SE) encontram-se no site:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/orientacoes_upa140409.pdf

Outro ator deste sistema inicial é o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequada a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=36654&janela=1

O Ministério da Saúde no site www.saude.gov.br/somasus  disponibiliza projetos para a construção de equipamentos de saúde pelos municípios com o devido apoio financeiro.

A tarefa de construir o SUS é árdua e deve ser encarada por todos nós como de fundamental importância para a sobrevivência da população brasileira, em especial, aqueles mais pobres.



MSN: itamarssantos13@hotmail.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

6ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.



Mesa de abertura da 6ª Conferência Municiapl de Saúde de Poa de
30-6 a 02-07-2011.


Eu estava lá!
A conferência é organizada a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.Entre os 1.237 inscritos para avaliar a situação dos atendimentos oferecidos na Capital e propor medidas para a qualificação, 448 são usuários do sistema municipal de saúde, 605 são trabalhadores do setor, 159 são gestores e 25 são prestadores de serviço. http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cmsaude/default.php?p_noticia=142914

Votação das Propostas na 6ª CMS de Poa.
Apesar da metodologia escolhida ter obstruído o aprofundamento dos debates iniciados nas 8 Pré Conferência que privilegiaram a participação popular, em especial a parcela dos usuários, não se repetiu durante a realização do momento máximo de encontro de todas as regiões da cidade.

O evento, em si, estava muito bom com um painel temático que proporcionou aos que estava na plenária da Conferência alertar-se para os riscos que o SUS está correndo na atual conjuntura brasileira.

Participação popular garante avanços na 6ª CMS de Poa.
Riscos inerentes a todo sistema público que se propõe a ser universal, como é o SUS. Estes riscos vêm da intensa disputa que vem de dentro e de fora dos governos onde o objetivo central é abocanhar todos os recursos disponíveis para o uso/pagamento dos “serviços” prestados pela iniciativa privados via a suplementariedade ou a terceirização dos serviços, deixando que realmente necessita desprovido de atendimento público de qualidade o qual é dever do Estado Brasileiro.

Atentos a esta conjuntura desfavorável, as classes menos favorecidas aprovaram um conjunto de propostas que visam garantir o SUS do jeito que está na Constituição Federal do Brasil, um SUS para todos e dever do Estado.

A sabedoria popular contida na plenária da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre fez aprovar propostas dão um grito de indignação frente aos constantes ataques que o SUS vem sofrendo e exigem de seus governantes a imediata execução de leis que garantam os serviços com a REGULAQMENTAÇÃO DA EMENDA 29 a qual determina que a União aplique 10% do PIB brasileiro em saúde pública, a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal que limita o gasto público com servidores concursados e estáveis e a criação da Lei de Responsabilidade Sanitária a qual obriga aos governantes a cumprirem com os orçamentos da area da saúde.
Eu e o meu parceiro Milton Santos do Conselho Gestor do GHC.
Fotos de Itamar Santos.




6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.