Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Semeador.

Semeador é assim que deve ser definida a vida e morte do meu amigo e companheiro de sonhos e de lutas Adão Pretto. Nascido em Coronel Bicaco em 18 de Dezembro de 1945, ainda pequeno mudou-se com a família de agricultores para a cidade de Miraguaí, aos cinco anos já trabalhava na roça.

A vida dura de colono, a inexistência de direitos e todas as dificuldades de sobreviver foram às primeiras lições que o companheiro Adão Pretto teve e que serviram como adubo na semeadura em que se tornou toda a sua vida.

Os ensinamentos da vida fizeram com que Adão se tornasse um homem temente aos mandamentos de Deus e o fizeram seguir os passos de seu filho Jesus Cristo.

Como Ministro da Eucaristia e membro da Pastoral Rural da Igreja Católica e depois quando Sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí teve inicio a luta pelos seus sonhos de ver uma viva boa para todos os homens e mulheres de todas as raças ou cores.

Adão Pretto não teve uma despedida, mas sim uma Homenagem a altura da sua luta pela posse da terra.

Respeitado no meio político e junto aos movimentos sociais, o deputado foi homenageado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até mesmo por adversários políticos.

A governadora Yeda Crusius decretou luto oficial de três dias no Estado do Rio Grande do Sul pela sua morte.

O afeto dos companheiros, dos amigos, dos familiares e de políticos marcou os últimos momentos de vida, o velório e o enterro do homem que empenhou a vida em defesa dos oprimidos.

Aos 63 anos, Adão Pretto morreu de panqueatrite às 7h45min de quinta-feira (5) de fevereiro de 2009 e foi velado no salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa. Por volta das 9 h desta sexta-feira (6), o corpo, num carro de bombeiros, e o cortejo fúnebre seguiram até o Cemitério Jardim da Paz, onde ele foi enterrado às 12h05.

Adão Pretto deixou nove filhos, nove netos e um bisneto.

A Homenagem e a Vida do Deputado Adão Pretto deve ser lembrada como sendo de um grande ser humano que nunca se deixou comprar por dinheiro algum, de quem teve sempre o compromisso como o povo pobre do campo e da cidade, de quem cumpriu em vida o socialismo que sempre pregou e defendeu com bravura.

Numa destas tantas campanhas eleitorais em que o meu amigo me ajudou pedindo votos para mim aqui em Viamão ele disse: “Todos vocês deste assentamento tem o dever de votar nos candidatos do PT, porque foi graças ao PT que vocês têm esta terra e agora comemoram muitas colheitas.”

Eu digo mais, não foi só por causa do PT, foi por causa do Adão Pretto que sempre estará dentro do PT que centenas de milhares de famílias têm terra hoje no Brasil.


Os filhos, representados, por Edgar Pretto e pelo Luizinho, meus irmãos de sonhos, relataram situações do convívio íntimo com o pai.

Edgar lembrou que, a data da cerimônia de posse dos assentados na Fazenda Southal, dia 18 de dezembro, coincidiu com o aniversário de Adão Pretto.

“Ele nos disse que aquele tinha sido o maior presente recebido durante toda a sua vida”.

Edgar pediu ao presidente Lula para manter programas de combate à fome e ações que orgulhem o povo brasileiro.

A palavra foi aberta para homenagens de amigos e companheiros de Pretto durante a Homenagem.

Fundador do MST junto com o deputado, Darci Máschio se lembrou do trabalho de ambos na construção dos núcleos iniciais do movimento.

Já o ex-deputado Antônio Marangon, que concorreu em dobradinha com Pretto - o primeiro para estadual e o segundo para federal - afirmou que ele "realmente viveu o sonho de construir uma nova sociedade".


Dom Tomaz Balduino disse que ao invés da governadora decretar luto oficial deveria suspender a repressão aos movimentos populares e reivindicou ao Presidente Lula que realize a Reforma Agrária de fato e de direito no Brasil.

Uma multidão foi ao Cemitério Jardim da Paz para acompanhar o último adeus em agradecimento ao deputado, camponeses da Pastoral da Juventude, da Pastoral da Terra, do Movimento dos Atingidos por Barragens, da Via Campesina carregaram milho, feijão, bandeiras e foices, simbolizando os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade e criticando o latifúndio.

Mística esta indecifrável por aqueles que não vivem o sonho dos lutadores sociais, mas durante todo o tempo da cerimônia, três horas, fez com estas pessoas compreendesse que há sim possibilidades de se ter um outro mundo, melhor para toda a humanidade.

O corpo foi encomendado por religiosos, liderados pelo Frei Orestes, que trabalha com o deputado Dionilso Marcon (PT).

Amigos e companheiros se despediram de Adão Pretto ao som da música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.

As últimas palavras foram proferidas por João Stedile, da direção nacional do MST, pouco antes de companheiros e amigos pulverizarem terra do assentamento Sepé Tiaraju no caixão de Adão Pretto e de realizarem a mais recente semeadura na terra perpétua deste nobre lutador que com certeza regara mais essa plantação.


Uma multidão de anônimos lutadores da terra e da cidade se misturou a ministros, deputados federais e estaduais de diversos partidos, aos senadores Paulo Paim e Aloísio Mercadante, representantes dos movimentos sociais, amigos, companheiros, integrantes do MST, prefeitos, músicos e religiosos, para acompanhar a cerimônia.

Eleitos com Adão Pretto para a primeira bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia, o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o deputado Raul Pont e o assessor da presidência da República, Selvino Heck, também estiveram no local para darem um até breve ao nosso amigo e companheiros.


Adão você sabe e nós sabemos que há muita luta pela frente, então sempre contaremos com o teu exemplo de fé, coragem e vontade de vencer.

MSN: itamassantos13@hotmail.com

Publicado no www.melhordetodos.com.br em 08 de fevereiro de 2009.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.