Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

terça-feira, 3 de julho de 2007

Democracia ou Hipocrisia?

A história dos meios de comunicação teve desnudado o seu verdadeiro papel quando , em 27 de maio de 2007, o Presidente eleito, referendado e reeleito pelo povo Venezuelano, Hugo Chaves deixou de renovar a concessão à emissora RCTV, colocando em seu lugar uma TV publica.
A partir desse ato a histeria tomou conta dos meios de comunicação capitalista no Brasil, entraram em pânico, pois essa simples e legal ação do governo venezuelano mostra que a automática e escondida renovação das concessões de agora em diante podem e devem ser questionadas.
A hipocrisia das velhas raposas oligárquicas brasileiras não tem limites, tentam transformar em censura, um ato legítimo de um governo legítimo e escondendo que elas mesmas se beneficiam desde os tempos verdes da ditadura de concessões de canais de rádio e TV.
A gritaria foi geral, o senado Chileno aprovou uma resolução onde solicita a OEA que interviesse nos assuntos internos da Venezuela para impedir o fim da concessão à rede de TV empresarial. No embalo, o senado brasileiro repetiu a dose e aprovou uma moção apresentada pelo tucano Eduardo Azeredo também criticando a ação de Chaves.
Moção encampada pelo ex-presidente biônico José Sarney, logo elle que foi eleito pelo voto de um colégio eleitoral abençoado pela ditadura militar, que teve nos cinco anos de seu mandato o senhor Antonio Carlos Magalhães como ministro das comunicações que distribuiu fartamente por todo o país muitos canais de radio e de TV para seus apadrinhados.
Para isso a imprensa brasileira se cala, não informa, por exemplo, que Sarney está envolvido no Maranhão, seu Estado natal, em graves denuncias de corrupção, que possui controle absoluto de todos os meios de comunicação naquele Estado sendo proprietário de uma rede de TV ligada à rede Globo, jornal e radio. E o outro canal ele deu para seu afilhado político e também senador Edson Lobão que reproduz o sinal do SBT, onde ambas enriquecem a custa de polpudos patrocínios governamentais e impedindo o povo de se expressar livremente.
A hipocrisia é tanta que os donos da empresas de comunicação no Brasil, representantes das grandes mídias mundiais, se utilizam da democracia, somente quando a eles lhes interessa. Elles utilizam o slogan da liberdade de expressão para defender a sua própria liberdade, a liberdade de suas empresas, dizem e escrevem sem ter a responsabilidade com o que dizem e se são criticados, ai sim, estão lhes tolhendo a tal “liberdade de expressão”.
Os meios de comunicação são mais um, entre os vários serviços que são públicos e por isso essas empresas são permissionárias do poder publico. Aqui no Brasil o governo Federal poderia solicitar ao governo da Venezuela uma cópia da sua lei da Responsabilidade Social dos Meios de Comunicação onde esses veículos informativos são obrigados a exibirem programação infantil mínima de 6 horas, de caráter educativo e ter uma programação nacional.
Por lá, a lei pune severamente os canais de TV e de rádio que incentivam o culto a violência, a baixaria televisiva sensacionalista e a telepornografia que por sinal são marcantes características das redes de TV’s aqui no Brasil. Quem sabe o Presidente Lula se espelhe no seu colega venezuelano e faça algo semelhante por aqui.
E viva a democracia sob o controle do povo!!!
Liberdade de expressão com a liberação das rádios e das TV’s comunitárias JÁ!!!!
veritasantos@brturbo.com.br

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Cotas.

Na sexta-feira, dia 29 de junho, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aprovou o projeto que trata das cotas raciais e sociais na UFRGS. O Consun é formado pelos Diretores de Unidades da universidade, por representantes dos DCE e dos Centros Acadêmicos, Professores, Servidores, Entidades Culturais-Sec. Estadual da Cultura, Entidades da Comunidade: dos trabalhadores-CUT; dos empresários-FIERGS e pela Fun. De Amparo a Pesquisa do RS.
Essa foi a primeira vitória de uma longa luta que será a democratização do ensino no Brasil. Vitória que veio respaldada pela ampla participação da comunidade nesse debate, haja vista que recentemente a VII Conferência da Criança e Adolescente aprovou uma moção apoiando a adoção do sistema de cotas na UFRGS. No documento afirmam que as cotas significam:
# a ação reparatória devida à enorme comunidade afro-descendente que sofreu por séculos opressão, discriminação, violência e segregação física, simbólica e social;
# o rompimento com a barreira do vestibular que ainda impede o acesso às vagas públicas dos jovens afro-descendentes e pobres;
# uma ação concreta para a efetivação do direito à educação a todos os jovens brasileiros;
#a busca da diversidade na universidade tanto na presença dos alunos como no debate pedagógico, na produção do conhecimento e na representação social da diversidade do povo brasileiro no Ensino Superior;
# um estímulo fundamental aos nossos jovens das escolas públicas do Ensino Médio para persistirem, pois o acesso ao Ensino Superior estará aberto. Hoje os índices de reprovação e evasão no Ensino Médio são assustadores, contribuindo e reforçando para a falta de perspectiva para nossos jovens.
Diferentes segmentos da sociedade gaúcha manifestaram apoio à adoção das cotas para ingresso na Universidade Pública. O Professor do Departamento de Sociologia IFCH/UFRGS José Carlos dos Anjos (Doutor em Antropologia) em carta aberta trás dados importantes que comprovam o quanto é necessário a adoção de cotas raciais e sociais para se ingressar na URFGS onde atualmente 97% dos alunos são brancos, 2% negros e 1% é descendente de orientais.
Se analisarmos que 22 milhões de brasileiros (as) sobrevivem abaixo da linha da pobreza, entre esses 70% são negros e que entre os 53 milhões de brasileiros (as) que sobrevivem na pobreza, 63% deles são negros perceberemos o quanto somos um país racista. Estes dados por si só já justificariam a adoção das cotas, mas sempre tem aqueles que são racistas e não querem admitir e afirmam que a melhor forma de ingresso é a competência, é ter e ser inteligente.
Só que para que isso seje uma realidade e haja democracia no ingresso no ensino superrior deverá ter uma verdadeira revolução que já teve a sua primeira batalha vencida com a aprovação das cotas pelo conselho universitário (o futuro método de representatividade participativa realmente democrática já estabelecida na democracia mundial).
A aprovação das cotas é uma cunha na democratização do ensino superior, peça de dominação importantíssima no capitalismo, pois quanto menos acesso a educação, mais fácil fica para se dominar um povo. A partir de 2008 essa realidade vai começar a mudar, pois 30% das vagas de cada curso de graduação serão destinadas a alunos que fizeram ao menos metade do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública, desse total de vagas, metade será ocupada por estudantes de escola públicas autodeclarados afrodescendentes e indígenas.
Os alunos negros ficarão com 15% das vagas e 15% serão dos alunos vindos das escolas públicas e mais 10 vagas vão ser criadas para os indígenas. Este sistema terá validade por cinco anos a partir de 2008, sendo avaliado anualmente e em 2013 poderá ser revisto.
O estabelecimento de cotas no ensino superior público abre uma brecha para que as próprias universidades através de seus governantes invistam seriamente em democratizar verdadeiramente a educação no Brasil. Investimento este que deverá vir através da popularização da universidade, na permanência do aluno pobre na universidade através da instituição de bolsas de custeio de estudo, da criação de mais vagas e horários nos cursos, da coibição do racismo intra-universitário e sua conseqüente perseguição.
Os espaços de poder iniciam-se a partir da democratização do ensino superior gerando em efeito dominó a necessidade de se investir cada vez mais no sistema de ensino público desde a pré-escola qualificado professores para que esses ensinem cada vez melhores seus alunos, para que esses fiquem cada vez mais inteligentes e sejam aprovados nos vestibulares, se formem e adquiram bons empregos e assim chegaremos a um estágio que não será mais necessário fazer vestibular para ingressar na universidade porque teremos muitas universidades públicas no Brasil.
Essa hipótese poderá acontecer e assusta os detentores do poder, por isso faz com que elles sejam contra a instituição de qualquer forma de democratização dos instrumentos que possibilitem aos pobres ter acesso ao conhecimento. Imagine você se o Presidente Lula baixasse um Decreto Presidencial determinando que escola e universidade pública devam ser utilizadas única e exclusivamente por alunos oriundos de escola pública e que estes devem ser filhos de pobres.
Imediatamente após a publicação os arautos da democracia como o ex-presidente biônico José Sarney, entre outros, o acusariam de ditador e antidemocrático, mas como o Presidente não é impetuoso a esse ponto temos que ficar atentos aos ataques que sofrerá a instituição desse sistema. Para que um dia nossos filhos e netos possam ingressar na universidade pública imediatamente após ser aprovado no 3° ano do ensino médio.
veritasanmtos@brturbo.com.br

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.