Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O governo federal quer a privatização dos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição e do hospital de Clinicas de Porto Alegre.


O governo federal quer a privatização dos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição e do hospital de Clinicas de Porto Alegre.

        Mais uma investida do Governo Bolsonarista contra o bem público. Desta vez estão na mira genocida de Bolsonaro e de seu bando o GHC e o HCPA.

A Constituição Federal no seu artigo 196 dispõe a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Os hospitais do GHC são os únicos hospitais que disponibilização   atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que garante à comunidade o acesso a uma saúde pública qualificada e humanizada, onde o foco principal está nas reais necessidades da população a partir da atenção básica. O Grupo Hospitalar Conceição conta com 12 postos do Serviço de Saúde Comunitária e 39 equipes de saúde da família, que atuam em vilas e em bairros determinados da Zona Norte e Nordeste de Porto Alegre.

Os Trabalhadores e Trabalhadoras do GHC atendem aproximadamente 105 mil pessoas que são cadastradas para um permanente acompanhamento de seu estado de saúde, por meio de programas de prevenção e de tratamento médico e odontológico com atendimentos multidisciplinares, incluindo, além dos médicos de família e comunidade, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e agentes de saúde. Os cuidados com a população seguem a normas específicas deste modelo de saúde pública onde o médico de família e a equipe de saúde prestam atendimento em casa ou, quando necessário, promove a internação domiciliar. O serviço resolve, em média, 90 a 95% do problemas de saúde das populações adscritas.

A grandeza do GHC é para a população do RS um patrimônio público que deve ser mantido e ampliado para que possa ser referência médico hospitalar para todo o estado.

Toda essa magnitude está em risco desde que o atual presidente assumiu tento em vista que o GHC sempre esteve na lista de Privatizações que estão no ´plano de entrega ao capital financeiro e da indústria dos planos privados de saúde.

No final de abril a imprensa nacional noticia amplamente que o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, Governo federal quer vender ativos como medida para a retomada econômica após a pandemia.”

Outro patrimônio da Saúde Pública do RS e brasileira, o HCPA ou o Hospital de Clinicas, como é conhecido pelo povo também está na mira privatista do governo Bolsonaro que pretende repassar para a indústria hospitalar privada esse patrimônio da Educação e da Saúde Pública.

Foto Sul 21
A longa história do HCPA não cabe somente em um nota tendo em vista que foi pensado desde 1931 quando uma comissão credenciada pela Faculdade de Medicina solicitou ao interventor do estado, general Flores da Cunha, a concessão de um fundo de 10 a 12 mil contos de réis para a construção do hospital-escola. Ao longo de sua história percorreu-se várias décadas até ser realizado o primeiro atendimento ambulatorial em 1º de fevereiro de 1972, na especialidade de Endocrinologia. 

Em 23 de maio do mesmo ano, foi internado o primeiro paciente, na especialidade de Nefrologia. A cirurgia inaugural foi realizada pela equipe da Urologia em 1973 e o transplante inicial, de rins, aconteceu no ano seguinte.

A partir daí, o HCPA tem trilhado uma trajetória de sucesso na assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde, que o qualifica como um dos melhores hospitais brasileiros e um reconhecido polo de formação de recursos humanos, produção de conhecimento e inovação.

Estes dois gigantes do Ensino e da Saúde Pública não podem ser entregues a iniciativa privado para atender as vontades ideológicas de um governo de plantão.

O GHC emprega 9427 trabalhadores e trabalhadoras multiprofissionais e o HCPA emprega 6.096 trabalhadores e trabalhadoras, e 546 docentes, além dos residentes multidisciplinares, pesquisadores, doutorandos, mestrados, produção de teses e artigos científicos.

Em defesa desta propriedade do povo brasileiro fruto dos impostos arreceados desse povo nos últimos 122 anos, desde quando os professores da Faculdade de Medicina, que havia sido inaugurada em 1898, já sonhavam com a construção de um hospital-escola onde o ensino pudesse ocorrer lado a lado com a assistência à população não pode ser privatizado.

Considerando essa História de serviços prestados ao povo brasileiro no passado, no presente e que deverá prestar para as futuras gerações repudio a pertença intenção de privatização dos hospitais do GHC e do HCPA e conclama a sociedade gaúcha a formar o comitê em Defesa do SUS e de sua rede de serviços desde a Atenção Básica de Saúde até a alta complexidade, inclusive a rede hospitalar.

Itamar Santos
Vice Presidente do CES RS-Maio de 2020

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.