Por Jeferson Miola *
“A personalização da política e a responsabilização individual nos processos políticos não são recursos úteis para a compreensão histórica dos acontecimentos. Acabam produzindo a demonização dos sujeitos políticos e operando a mistificação estalinista dos personagens.
É comum a tentação de personalizar em José Dirceu a responsabilidade exclusiva pelos erros cometidos pela antiga direção do PT, porque ele personifica em si a crise enfrentada pelo PT. José Dirceu se tornou uma espécie de caricatura da crise, a fisionomia mais identificável da corrosão ética e ideológica de alguns integrantes do PT. E o próprio José Dirceu alimenta tal fantasia personalizadora com indisfarçável satisfação: se gaba sempre que assinalada sua influência, seu prestígio, luxo e poder.
Mais do que um personagem auto-referente, José Dirceu é, no entanto, a expressão coletiva de uma corrente de pensamento no interior do PT que, sendo maioria nos últimos anos, impôs ao partido um padrão programático e ideológico distinto daquele que fundamentou sua criação nos anos 1980.
De maneira monolítica, produziram mudanças profundas no discurso, na prática e no programa do PT, especialmente após 1994, com a segunda derrota eleitoral de Lula. Fizeram com que o PT, com raras exceções - a seção do Rio Grande do Sul foi uma delas, convergisse ao centro do espectro ideológico e se mantivesse discretamente distante dos movimentos sociais e dos símbolos e valores identificados com uma esquerda autêntica.
Os fatos de 2005 demonstraram que os ganhos imediatistas almejados com a conversão do PT causaram e continuarão causando prejuízos no longo prazo. Ironicamente, essa política gerou a maior desgraça do PT, e não sua redenção. Sabemos hoje que a crise do PT, cujo comprometimento ético é conseqüência da deformação programática, é a crise do abandono dos pressupostos do PT, é a crise do distanciamento dos valores e ideais que lhe deram origem.
Ninguém conhecia a conduta de alguns dirigentes que agiam em nome próprio e sem o conhecimento das instâncias partidárias. Os implicados, todos eles sintomaticamente identificados com tal conversão do PT, não deveriam continuar usando a condição de maioria interna para bloquear o julgamento justo e a punição dos que fizeram o que fizeram. Agindo assim, até poderão proteger-se circunstancialmente, mas continuarão enfraquecendo e fragilizando o conjunto do PT, pois, enquanto os responsáveis não forem punidos, todos os petistas continuarão sendo considerados cúmplices ou culpados pelos erros de meia dúzia que agiu por conta própria.
Visto por essa ótica, é muito grave a entrevista de José Dirceu à revista Piauí, posando de consultor e atacando o PT gaúcho e a esquerda partidária com insinuações levianas. Em lugar de esclarecimentos e autocrítica, ele preferiu agredir com a arrogância que é típica de quem costuma confundir uma malta social com organização política.
Até é compreensível que tenha dito o que disse. Afinal de contas, freqüentando o universo glamouroso e opulento das consultorias e dos negócios, parece ter internalizado a regra do vale-tudo. Nesse caso, o compromisso com a verdade e a lealdade com a esquerda não passam de fetiches. Também postos à venda”.
*Ex-coordenador do 5º Fórum Social Mundial e filiado ao PT desde 1981
Miola, inteligentemente sintetiza a angustia de milhares de militantes do PT que estão à esquerda da cúpula e da maioria partidária. Estes militantes lutam para resgatar o PT das origens que anseia por uma sociedade justa, fraterna a onde não haja explorados, nem exploradores.
Eu estou incluído entre estes que lutam por um PT que transformará o Brasil em país onde a terra será distribuída para todos que dela necessitam, a saúde e a educação serão realmente publica e todos os trabalhadores terão trabalho digno para viver e conviver realmente em uma sociedade socialista.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão 21 de janeiro de 2008.
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário