Todo ano a historia se repete. Entra governo, sai governo, o sudeste e o nordeste brasileiro são castigados por verdadeiros dilúvios produzidos pela incompetência dos governantes que saíram porque passaram quatro anos sem resolver o problema e dos governantes que entram que também não resolveram o mesmo problema causado pelas enxurradas de verão.
Em especial, São Paulo é o Estado que mais danos proporcionam a seus moradores que sempre se encontram as voltas com as enchentes, ou por causa da ganância da privataria que sempre quer lucrar mais reduzindo custos na execução de obras faraônicas como essa ultima envolvendo o metro.
Tragédias como o desabamento das obras do metrô em São Paulo, ocorrido no dia 12 de janeiro, são responsabilidade das empresas que executam as obras em pouco tempo e com baixos custos, a fim de aumentar seus lucros.
O MAB (Mov. Atingidos por Barragens) tem experiência em acidentes ocorridos em obras executadas por empreiteiras como Odebrecht e Camargo Correa. Segundo o movimento desde outubro de 2005, o movimento denunciava o vazamento na barragem de Campos Novos, localizada na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em junho do ano passado, o vazamento aumentou, esvaziando o lago da barragem e colocando em risco a população da região. A obra era de responsabilidade das empresas Votorantim, Bradesco, Camargo Correa e Companhia Brasileira de Alumínio.
Pense bem. Qual é o objetivo das empresas? É ganhar muito dinheiro. Então, elas se articulam com o Estado, como foi neste caso de São Paulo, onde a própria empresa é que fiscaliza a obra, se favorecendo para ganhar dinheiro e desconsideração os aspectos da segurança, do bem-estar da população.
É isso que tem acontecido. E é contra esse modelo que a população deve lutar o mais urgente possível, porque se não esses acidentes vão ocorrer cada vez mais, vão matar cada vez mais gente, vão destruir cada vez mais o meio-ambiente e aí não adianta fazer campanha na TV para salvar o planeta da catástrofe geral.
São inúmeros os casos de abuso do poder econômico onde esses desastres acontecem e a população que levou a vida toda para adquirir a sua moradia vê-se a espera de indenizações que por anos a fio ficam emperradas em intermináveis processos jurídicos como o caso envolvendo o ex-deputado Sérgio Naia que nunca pagou um tostão aos proprietários do Palace II e o que é pior, Naia está livre para gozar o dinheiro que roubou.
E o que é interessante é que todos os últimos acidentes ocorrem em obras controladas pelo mesmo grupo de empreiteiras, assim foi em de Minas Gerais, onde houve o vazamento de uma mineradora atolando todos e contaminando a água dos rios até o Estado do Rio de Janeiro, já houve no Nordeste, no ano de 2006 ou 2005, o estouro de uma barragem que inundou também cidades.
A Odebrecht, a Alcoa, a Votorantim, esses são os grupos envolvidos nestes desastres e mais uma vez, o chamado consórcio Via Amarela, responsável pelas obras no metrô paulistano, é formado pelas empreiteiras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. O contrato assinado com o governo paulista, na época de Geraldo Alckmin (PSDB), permitia que as empresas fiscalizassem o próprio trabalho. Casualmente, as cinco empresas que formam o consórcio Via Amarela doaram mais de R$ 16 milhões a candidatos nas últimas eleições, de acordo com informações prestadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual governador, José Serra (PSDB), recebeu R$ 1,7 milhão somente da Camargo Correa, da Odebrecht e da OAS.
A população deve lutar contra esse modelo de desenvolvimento, em que o Estado, via PPP, se retira de setores estratégicos para o País, entregando toda a responsabilidade para as empresas, que só visam ao lucro.
veritasantos@brturbo.com.br
Viamão 22 de janeiro de 2007.
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
sábado, 10 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário