Ou “merchandising político.”
Durante a ditadura militar a cultura popular e seus produtores militantes se utilizavam de metáforas para burlar a crivo ditatorial da época e assim poderem expressar suas opiniões e denunciar as atrocidades cometidas pelos generais do sistema.
Assim eram nas musicas de Chico Buarque, Milton Nascimento e de tantos outros que por meio de suas musicas passavam mensagens de esperança ao povo torturado e oprimido por longos anos.
Passaram mais de 40 anos deste triste período e este artifício, antes usado por aqueles que lutavam por democracia, agora é utilizado pela grande mídia empresarial que seleciona aspectos da vida social e trata deles de forma apaixonada, visceral, pelas ações e conflitos de um grupo de personagens.
É dessa forma que o Brasil real emerge, com mais clareza, menos traumático ao invés do caos entorpecente do noticiário.
As telenovelas em geral buscam realismo em suas tramas, ainda hoje, como há quase 40 anos, o principal produto da televisão brasileira pelo volume de audiência, faturamento comercial e importância na estrutura da programação.
Amparadas pela imensa audiência as redes de TVs se utilizam deste expediente para atuar sobre a população a fim de alienar um numero maior de tele noveleiros possível, através da busca sonhadora de que um dia poderá ser ou viver como os galãs e as atrizes famosas da TV.
As novelas se tornaram um instrumento importante de introdução ideológica em horário nobre como se pôde perceber no capitulo que foi exibido no dia 4 de outubro deste ano na novela ‘A Favorita’, da Rede Globo. O diálogo entre as personagens de Claudia Raia e José Mayer foi uma bela metáfora ou ‘merchandising social’, como queiram, a favor das empresas como a Aracruz Celulose e a Stora Enso.
Na cena o personagem de Mayer resiste em vender seu lote de terra para a exploração de eucalipto para uma empresa de celulose de propriedade do personagem do ator Mauro Mendonça o que a personagem de Claudia Raia diz: “Que que tem? Todo mundo precisa de papel” e “pelo que sei, são tudo 100% reflorestado” numa clara omissão por parte do escritor da novela e da Rede Globo de TV em não informar que na vida real empresas como estas são acusadas de corrupção e condenadas por desmatamentos ilegais.
Além dessa clara opção ideológica pelas indústrias papeleiras a indústria de entretenimento introduz por dentro da trama fictícia comerciais de todo o tipo de produtos.
Os quais mecanicamente, as pessoas passam a consumir desnecessariamente somente porque é consumido pelos personagens da novela das seis, sete, nove, e das dez que estrategicamente são os ditos horários nobres que compreende o período em que as famílias retornam as suas casas vindas da escola e do trabalho.
Ao transformarem os enredos em verdadeiras peças publicitárias, agora os escritores introduzem, obedecendo a seus patrões, os quais não satisfeitos em terem seus produtos consumidos por bilhões de telespectadores passam a introduzir aspectos da ideologia dominante, produzindo o chamado “merchandising político”.
Isso fica claro nesta novela e nas anteriores como Duas Caras que teve um perfil de regressão geral no debate democrático e de fortalecimento do "pensamento único", ou do pensamento conservador que a máquina coordenada da mídia quer fazer passar por verdade universal.
A proibição, mesmo que negada,da diversidade no jornalismo é fato notório, desde que os grandes veículos deixaram de ter em seus quadros gente das mais variadas tendências ideológicas, preferindo dar espaço a uma infinidade de vozes que, com raríssimas exceções, apenas ecoam o pensamento liberal e fazem proselitismo de seu ideário, em absoluta sintonia com a perspectiva patronal.
Agora se percebe que os colunistas de política e economia, os editorialistas, os articulistas amigos e demais zeladores do pensamento único ganharam a companhia dos autores de telenovelas. Ou, ao menos de um peso-pesado entre eles, o consagrado Aguinaldo Silva, regente da orquestra de redatores da rede globo.
Mas, a Rede Globo não está mais sozinha neste rendoso mercado.
No mesmo horário a Rede Record estabelece uma forte concorrência com a continuação da novela “Caminhos do Coração - Os Mutantes” que esta carregada de efeitos especiais e de seres quiméricos.
Efeitos estes muito utilizados nas produções norte americanas como X-Men, Heroes, Guerra nas Estrelas entre outras do tipo.
A Rede do “Bispo” trás através desta pesa de ficção temas que devem ser observados na sutileza em que são abordados pelo grupo de escritores.
Nesta faze a novela aborda uma pretensa dominação da terra por seres extraterrestres chamados de “Repitilianos” que para os ufólogos seria possível de acontecer.
Na trama estes seres estão em busca de água e para isso escolhe o Brasil como país base desta invasão por ser um país que está entre os mais ricos deste bem em todo o mundo.
Apesar de ser uma novela deslocada da vida real o seu enredo aborda temas importantes como a questão da escassez da água, a questão da transgenia e da mutação de seres vivos que explorada por pessoas inescrupulosas podem causar sérios males na vida real.
A novela aborda a luta entre os policiais do bem e aqueles que seguem a linha de que “bandido bom é bandido morto”, representados na trama por “vampiro bom é vampiro morto”.
Nossas opções estão monopolizadas nas mãos de algumas famílias que controlam as telecomunicações no país, portanto temos que estar atento aquilo que nos fazem assistir.
Itamar Santos.
Publicado em 03/12/2008 no www.melhordetodos.com.br
itamarssantos13@hotmail.com
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário