A campanha da Fraternidade, lançada recentemente, trás como tema “Fraternidade e Defesa da Vida”. Esta campanha está mobilizando todos os seguimentos da sociedade brasileira para uma reflexão sobre os valores e sobre o significado da vida.
Logo após o lançamento oficial, pela CNBB, no qual fica clara a opinião da cúpula religiosa reafirmando sua contrariedade ao aborto, a eutanásia e ao uso de camisinha surgiram varias manifestação que questionam essa visão conservadora da direção da Igreja Católica. Entre esses questionamentos foi publicado o “Manifesto de Católicas pelo Direito de Decidir” onde são apontados varias contradições que segundo as defensoras do manifesto antecedem a discusão ou a proibição do aborto, da eutanásia, da prevenção da AIDS com o simples uso da camisinha, das pesquisas com células-tronco, do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, do segundo matrimônio, da ascensão das mulheres na hierarquia da Igreja Católica, do planejamento familiar e da distribuição criteriosa de contracepção de emergência nos casos de estrupo.
O Direito a Vida é mais amplo que uma mera opinião de ser ou não ser contra o aborto, a eutanásia ou a pena de morte. Como bem lembraram as signatárias do “Manifesto de Católicas pelo Direto de Decidir” quando transcreveram uma passagem do Evangelho de Jo 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundancia”.
O que será que Cristo quis alertar a humanidade com essa afirmação? O que Cristo diria hoje a respeito de temas tão importantes e contraditórios como esses ora em debate?
Acredito que Cristo estaria do lado daqueles que Ele sempre esteve dos pobres e dos humildes, a meu ver seria um homem de esquerda que não se renderia aos luxos do capital e saberia discernir entre um aborto legal e um ilegal, ou seja, uma mulher que foi estrupada deve fazer um aborto, ou se ela corre risco de vida, ou se o feto não tem cérebro, porque nestes casos não haverá amor e em conseqüência não haverá “vida em abundancia”. O que dever ser proibido é o aborto clandestino.
O que se deve ter disponível na rede pública de saúde é um amplo programa de planejamento familiar onde os homens sejam incluídos nesta responsabilidade dividindo assim o dever de oferecer vida em abundancia para seus filhos e filhas. A questão não é só liberar por liberar, porque o aborto não deve ser utilizado como um método anticonceptivo para homens e mulheres irresponsáveis que só pensam no prazer.
Como é prazeroso fazer sexo, mas desde que seja com responsabilidade e devidamente protegido. Tudo aquilo que seja em defesa da vida deve ser utilizado, por isso a eutanásia é uma atitude que vai contrario a defesa da vida, pois entendo que tudo o que a ciência tiver para colocar a disposição da humanidade em equidade através dos serviços públicos deve ser utilizado como instrumento de adiar a morte.
Com esse raciocínio já me declaro contrario a eutanásia pelo simples fato de uma pessoa estar entre a vida e morte, a meu ver, não tem condições de decidir sobre sua própria vida, recaindo esse dever de lhe proporcionar todos os instrumentos (medicamentos, médios e Hospital, etc...) ao poder publico.
Não podemos e não devemos aceitar a aprovação de projetos como o apresentado pela ONG Instituto Brasileiro de Direitos da Família (IBDFam) que apresentou uma proposta de Instituir a Legalização do Parto Anônimo que pretende complementar um projeto de lei do Deputado Eduardo Valverde (PT-RO), conforme matéria do jornal Correio do Povo de 02-03-2008. Se por acaso essa aberração for aprovada nós (humanidade) retrocederemos aos idos dos séculos XIX e XX onde se praticava a chamada “roda dos enjeitados” ou “roda dos expostos” como a que funcionou na Santa Casa de Porto Alegre de 1837 a 1940.
Nem um Cristão de Fé admitiria esse sistema como sendo de “vida em abundancia”, pois essas pessoas não teriam a plena cidadania, não teriam origem. A discusão não é meramente religiosa ou meramente cientifica porque seria muito fácil ficar de bem com o Papa é só aceitar cegamente as imposições eclesiais ou para ficar de bem com o Lula deveríamos aceitar que a decisão final esteja com os cientistas que poderiam manipular a seu bel prazer às células tronco, as mutações genéticas sem que a sociedade possa fiscalizar e exigir dos poderes constituídos o devido acompanhamento e a aplicação dessas descoberta em beneficio de toda a humanidade.
Decisões desse tipo não devem ser tomada sem um profundo e amplo debate nacional onde toda as duvida sejam sanadas onde todos os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional sejam amplamente divulgados pela imprensa escrita e falada possibilitando assim que nós, os pobres, tenham condições de saber e entender o que os legisladores querem fazer em nosso nome. Em um sociedade democrática devemos nos orientar por certas regras e essas regras são as leis; por isso devemos estar sempre atentos naquilo e naqueles que fazem as leis, nos que executam essas leis e naqueles que julgam essas mesmas leis.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão 10 de março de 2008.
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
segunda-feira, 10 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário