Desenvolvimento Sustentável, segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da Organização das Nações Unidas, é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades.
A idéia deriva do conceito de ecodesenvolvimento, proposto nos anos 1970 por Maurice Strong e Ignacy Sachs, durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Estocolmo, 1972), a qual deu origem ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. (wikepédia)
Este é o conceito aceito por todos aqueles que privilegiam a sobrevivência da espécie humana no presente e no futuro, ou seja, o desenvolvimento tem seguir essa preocupação de subsistência onde o lucro descontrolado deve ser abolido.
Mas os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram um aumento significativo do desmatamento na Amazônia. Os dados mostram que entre agosto e dezembro de 2007, 3.233 Km² da floresta foram derrubados. Este anuncio levou o governo Federal a adotar um pacote de medidas emergenciais para conter a avanço desta destruição nos 36 municípios que são responsáveis por metade da devastação da Floresta Amazônica.
Apesar da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva apontar a expansão da fronteira agrícola, principalmente da pecuária e da soja como principal causa desse crime ecológico, provocou a reação imediata do Ministro da Agricultura, Reinhold Stepahanes (representante do agronegócio no governo de coalizão) respondendo que não houve aumento da área plantada/devastada na Amazônia, juntamente com ele outras vozes, também representantes do agronegócio, devastadoras se manifestaram contra a Ministra do Meio Ambiente. Entre essas vozes estão os Governadores do Mato Grosso, Blaio Maggi (PR), maior produtor de soja do país, e Ivo Cassol (Sem Partido), de Rondônia chamaram a Ministra de “despreparada” e os dados do INPE de “mentirosos”.
Essas falas revelam o quanto há de perverso no debate de como se deve desenvolver a Amazônia e o Brasil. O que parece ser o correto está em privilegiar um desenvolvimento que desobedeça às tais “determinações de mercado” que como sabemos se aproveitam do discurso ambientalista para destroçarem com as florestas e sua biodiversidade.
Apesar das propostas do Governo Federal serem tímidas e a Lei11. 284/2006 que estabelece a Concessão de Florestas Públicas dar a impressão de estar se colocando as “raposas para cuidar do galinheiro” algo precisa ser feito com urgência, pois a violência toma conta da região, fato este visto por todos os brasileiros pela TV em noticiário nacional. O Governo Lula tem que agir rápido, se necessário com envio de tropas do exercito para que os fiscais do IBAMA possam realizar as fiscalizações necessárias e acabar com a derrubada criminosa da Floresta Amazônica.
Os defensores desta monstruosidade desmente descaradamente os dados inquestionáveis que apontam o avanço do agronegócio como o grande responsável pelo impacto na Amazônia que entre 2003 e 2006 a área plantada de soja aumento de 4,8 milhões de hectares para 6,5 milhões de hectares o que corresponde a 40% do crescimento registrado em todo o país. Por “conhecidência” no Mato Grosso, Estado do Governador Maggi, a área de plantio de soja aumento em 1,2 milhões de hectares. Crescimento econômico a esse preço é muito caro para o país e suas gerações futuras onde restara somente devastação e injustiça social. A pergunta que temos que responder é esta: Que desenvolvimento queremos? Para que e para quem? E as respostas deveram ser segundo os interesses populares, ou seja, das populações que vivem na região, outro tipo de proposta manterá a Amazônia nas mãos dos madeireiros, pecuaristas, mineradoras, e de governantes inescrupulosos que adotam o discurso do desenvolvimento sustentável para manterem seus lucros e confundirem as populações menos informadas.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão,22/02/2008.
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
2 comentários:
Olá Itamar!
Indiquei o Blog do Itamar Santos no meme do livro:
http://viamaodiario.blogspot.com/2008/03/estou-voltando.html
Espero que participe.
Bom fim-de-semana.
Gloria Lima Lopez
Que legal você foi convidado para um meme.
Tri mesmo.
Roger
Postar um comentário