Ao assumir a Presidência da Republica brasileira, protegido pelo álibi da “Carta aos brasileiros” em 2002, o Presidente Lula manteve a mesma política econômica neoliberal adotada pelos seus antecessores. Mesmo após ter quitado antecipadamente a divida com o FMI, indo contra a luta histórica dos movimentos populares que negam essa divida, Lula permanece beneficiando os banqueiros nacionais e internacionais.
Nas primeiras semanas do mês de março de 2007 noticiou-se a “queda da bolsa de valores chinesa” que derrubou os “mercados” do mundo todo e fez transparecer a discussão da vulnerabilidade (fraqueza) externa brasileira.
A tão alardeada “estabilidade econômica” brasileira estará correndo riscos com um acontecimento ocorrido no outro lado do mundo? Se isso é verdade, de que vale essa política de arrocho, superávit para pagar o restante da divida externa e juros altos para sacear a ganância do tal “mercado” se uma crise internacional pode acabar com a estabilidade econômica do Brasil?
Não é necessário ser economista para saber ou desconfiarmos que algo esteja errado nesse negocio. Economistas renomados afirmam que o caminho a ser seguido pelo governo brasileiro para diminuir a tal da vulnerabilidade passa pelo fortalecimento do mercado interno (produzir e vender aqui no Brasil para os brasileiros (as)) e pela redução da liberdade das empresas estrangeiras e dos capitais especulativos, fato este executado contrariamente por Lula.
Nesta linha de fortalecimento da produção e do comercio interno o governo Lula deveria investir pesado no consumo das populações mais pobres aproveitando a grande quantidade de pessoas que poderão consumir os produtos aqui produzidos se estes estiverem com presos acessíveis. Controlar o fluxo de capitais especulativos, definirem critérios mais rígidos para as empresas estrangeiras na área de produção de bens e serviços e inibir a entrada dessas empresas em setores considerados estratégicos como, por exemplo, os setores energéticos e de mineração.
Isso não significa abdicar das exportações, muito antes pelo contrario, nosso comercio exterior deve agregar valor nos produtos exportados e para que isso aconteça deve-se investir em conhecimento tecnológico e em um parque industrial próprio que produza produtos manufaturados de qualidade ao comercio internacional.
E por fim Lula deverá se afastar dos setores dominantes, como o setor financeiro e o agronegócio os quais obtiveram até agora alta rentabilidade acabando com a permissividade da liberação de 30% de tudo aquilo que o exportador vende lá fora, ou seja, ele pode deixar depositado em alguma conta de algum paraíso fiscal e não pagar nada ao governo brasileiro.
É a luta é muito desigual, mas o povo deve resistir e puxar o Presidente Lula para o nosso lado, lado este que ele nunca deveria ter se afastado. Como diz um ditado popular: “A esperança é a ultima que morre”.
Viamão07 de abril de 2007.
veritasantos@brturbo.com.br
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
segunda-feira, 9 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário