Governo de coalizão é aquele em que o governo é composto por partidos que não fazem oposição ao partido do Chefe de Governo. Ou seja, para que um Governo tenha maioria consistente no legislativo, é preciso compor uma coalizão (aliança) com homogeneidade ideológica e uma agenda de convergência. O Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), por exemplo, tinha condições propícias à formação e operação de uma maioria governamental consistente, pois apresentava essas condições descritas.
FHC tinha esses ingredientes que nos oito anos de governo privatizou tudo no Brasil, mas o governo Lula, aparentemente, não tem nenhuma destas afinidades ideológicas, muito menos uma agenda política que lhe obrigue a formar uma coalizão com partidos e políticos afetos ao clientelismo, ao beneficio próprio como o PMDB, PP, PTB e outros de menor expressão com o mesmo apetite.
Lula na sua primeira eleição, em 2002, obteve 53 milhões de votos sob o álibi da “Carta aos Brasileiros” documento que flexibilizava as propostas radicais que deram origem ao PT e o elevaram a condição de maior liderança operaria do século XX.
Nas ultimas eleições a estratégia utilizada pela direção nacional fez com que Lula não se reelegesse no 1º turno, exigindo que essa prática do “Lulinha paz e amor” agregada com praticas antiéticas praticadas por integrantes das forças até então majoritárias no partido e do governo obrigou que o então candidato Lula recuperasse o discurso original do PT.
Com o discurso popular e de esquerda Lula, carismático, empolga novamente o povo elegendo-se pela 2ª vez Presidente da Republica. Mas, 2007 nem tinha gozado o carnaval e o Presidente já “trabalhava” para formar o seu “governo de coalizão” tendo como principal parceiro o PMDB e mais uma vez Lula, não houve os seus verdadeiros companheiros convidando para o seu ministério indivíduos ligados ao latifúndio, envolvidos com ilicitudes (roubo).
O governo de coalizão permanece recheado de “más companhias” como dissera o ex-governador Olívio Dutra e retira do PT o papel que por direito teria, de ser o principal partido desse governo. O PT tem no seu III Congresso Nacional, de agosto próximo, o momento de reverter este quadro aterrador de distanciamento do governo do partido e das propostas que fizeram com que esse partido seja o maior partido da esquerda da América Latina, quem sabe do mundo.
É preciso construir políticas de longo prazo. Para isto, o Congresso deve ser um momento de diálogo do PT consigo mesmo, com sua experiência e tradição, erros e acertos, com sua base social e eleitoral, com seus aliados, com a militância política e social de esquerda, no Brasil e no mundo.
Recuperar a capacidade de elaboração teórica, pois nos anos 1990 o mundo, o Brasil e a esquerda sofreram enormes transformações, que ainda não foram adequadamente interpretadas. Este é o caso do debate acerca do capitalismo, do socialismo, do internacionalismo e da “teoria sobre o Brasil”. A defesa do socialismo baseia-se, exatamente, na crítica ao capitalismo, aos seus efeitos destruidores sobre a natureza e sobre a humanidade. A destruição ambiental, a barbárie social, as guerras, a incompatibilidade cada vez maior entre o capitalismo e as liberdades democráticas são alguns dos motivos que tornam urgente a luta e a construção do socialismo.
O socialismo é a alternativa tanto aos grandes problemas da humanidade, quanto aos grandes dilemas do Brasil. Num mundo organizado pela busca do lucro e dominado por meia dúzia de nações e algumas centenas de empresas, é imprescindível reafirmar a necessidade da socialização do poder político e da propriedade dos grandes meios de produção, cabendo distinguir “socialização” de “estatização”. Viamão 19 de março de 2007.
veritamarsantos@brturbo.com.br
Quem sou eu
Postagem em destaque
Eleição do CES RS

Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16
O Nosso Estado.

Rio Grande do Sul
segunda-feira, 19 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS
14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.
1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
.jpg)
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.
Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.
A Igreja Matriz de Viamão.

Referência de um Povo.
As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky
Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!
Oque esta em jogo nos diferentes projetos de reforma politrica? Lei em Caros Amigos
Opinião é Carta Capital
Cuidado!!! O Ricardão vem aí!!
Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.
Respostas Concretas
Opinião
CHÊ

O Maior Revolucioário que já viveu!!!
Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!
Itamar Santos tem opinião sobre dinheiro público.
Itamar Santos tem opinião.
fidel
Um Lider
Itamar Santos opina em ZH
Itamar Santos no Mural da ZH
Saramago disse:
Eu na Internet
Charges que falam por si!!!!

Sarney
Ataque aos Trabalhadores I

Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.
Ataque aos Trabalhadores

Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.
Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Assassinato de São Gabriel

Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.
A Guerra.

BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.
Paim prestigia ato em Viamão.

Paim observa discurso de Itamar Santos.
E o Congresso?

Sarney
Os Congressistas.

Da coleção Sarney 2009
Visitantes. A partir de 05/10-2009
Paim em Viamão.

Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário