quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Coisa de Gaúcho!!!



          O povo gaúcho culturalmente tem posições muito definas sobre suas preferencias e na politica também é assim.

          Historicamente os resultados das eleições municipais em nossa cidade são desfavoráveis aos eleitos, pois a maioria dos viamonenses vota majoritariamente naqueles que serão, teoricamente, oposição ao futuro governo.

          Após 16 anos de administrações hegemônicas do PT a população veta o seu retorno ao paço municipal e passa o comando da gestão ao seu maior adversário nacional, o PSDB.

          Analisar uma derrota sempre é mais difícil porque posso cair no simplismo e contabilizar todas as causas da derrota ao ex-prefeito Alex Boscaini que reinou soberano nos últimos 8 anos, administrando com mão de ferro onde a democracia era peça decorativa dos livros políticos que permaneceram no fundo das gavetas de bibliotecas lacradas.

          Esta postura ditatorial foi fundamental para que o então Prefeito fosse o alvo dos seus adversários e de parcelas importantes do eleitorado local que por sua posição social são formadores de opinião.

          Estes formadores de opinião encontram-se principalmente na classe media aqui representada pelos pequenos comerciantes capilarizados por toda a cidade, desde a área urbana ate a região rural, sendo esta dominada pelo latifúndio produtor de arroz; o braço forte do PSDB e da direita local.

          Em uma eleição polarizada onde qualquer um poderia sair vitorioso, os 3.669 votos que deram a Bonatto a vitória foram o suficiente para configurarem este descontentamento localizado. 

Descontentamentos com a construção do Pórtico ou com a mudança no transito no centro da cidade foram marcantes no consciente popular.

          Outro setor que gerou vários descontentamentos foram os servidores públicos que preferiram correr o risco de terem seus salários atrasados no futuro, pois Bonatto era o secretário do governo que atrasou o salario do funcionalismo municipal por mais de cinco meses, só pra se ver livre de um prefeito narcisista que abdicou do dialogo com os trabalhadores públicos e que abusou nas terceirizações, pratica que tem tendência de avançar no futuro governo.

          Esta eleição também foi marcada pelo domínio do poder financeiro onde os eleitos ostentaram o seu status social e manipularam a seu favor o eleitorado, neste caso de maioria miserável. 

Isto pode ser notado pelas campanhas milionárias e pela consequente concentração de votos nestes candidatos.

          Para a câmara de vereadores os que foram eleitos são aqueles que detêm o maior aporte financeiro ou esta vinculada ao serviço publico que os possibilitou “facilitar” o acesso do eleitor a este serviço ou o alcance de benefícios sociais pelo governo federal, estadual ou municipal ao seu eleitorado.

 Infelizmente esta pratica é corrente na politica brasileira e o povo aceita esta “compra”.
         
Pratica esta que será desfeita quando tivermos mais consciência popular, uma justiça mais participativa e a criação do financiamento público de campanha onde todos os candidatos tenham os mesmos recursos para a propaganda eleitoral.

          Ate lá!!! Temos que ter muita conversa para criar uma consciência politica emancipatória nas classes menos favorecidas a fim de criar-se maior independência politica entre a população e os políticos.


Publicado no Jornal Folha de Viamão na 2ª quinzena de Outubro de 2012.